TIC no Processo de Aprendizagem da Leitura e da Escrita

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Transcrição da apresentação:

TIC no Processo de Aprendizagem da Leitura e da Escrita Licenciatura em Educação Básica – 3ºano TIC e Educação Básica Departamento de Educação Grupo: Ticteando Ano Letivo: 2011/2012 TIC no Processo de Aprendizagem da Leitura e da Escrita

Planificações de aulas, sites e artigos de revista; Introdução Planificações de aulas, sites e artigos de revista; Matriz Proposta (http://fcit.usf.edu/matrix/matrix.php) Os sites que vamos apresentar são essencialmente planificações de aulas em que está presente o desenvolvimento, aquisição e consolidação dos domínios da leitura e da escrita. Deste modo, vamos especificar o conteúdo de cada site e posteriormente analisando tendo em conta a matriz que integra a tecnologia na educação proposta pela professora. Bárbara

É um site de Hugo Monteiro (http://ictinclassroom. wordpress Apresenta Planificações que resultaram de uma formação, na qual escolhemos duas que estão mais relacionadas com o nosso tema. É um site de Hugo Monteiro, um professor do Ensino Básico, Educação Visual e Tecnológica. Apresenta algumas planificações que resultaram de formações que apoiou que se chamava “Ensino e Aprendizagem com Tic na Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico”. Bárbara

Esta planificação enquadra-se dentro da matriz "Active Entry”. (https://docs.google.com/file/d/0BxSRJiQ9YfoSODQyZmEwNTQtODE5OC00MWQ5LWI4Y2EtOTViZTZiY2VhZGE0/edit?pli=1) - esta planificação dentro da matriz enquadra-se na "Active Entry" uma vez que os estudantes apenas recebem a informação através do professor visualizando apresentações e lendo histórias e não usam propriamente as tecnologias. Bárbara Esta planificação enquadra-se dentro da matriz "Active Entry”.

esta planificação dentro da matriz enquadra-se na "Collaborative Adaptation" pois é o aluno que usa independentemente a tecnologia contudo as tarefas são propostas e planeadas pelo professor, ou seja, a tomada de decisão não é negociada com os alunos e os métodos são mais convencionais como escrever um texto. O facto desses textos posteriormente serem publicados num blogue aumenta a responsabilidade dos alunos e é aqui que está a inovação. Cátia (https://docs.google.com/file/d/0B9KDMK3lybIXZDkwNDlkZjItMzNmMi00MWE5LWIyNTQtMzliNGFlZWEzMzQz/edit?pli=1) Esta planificação enquadra-se dentro da matriz "Collaborative Adaptation" .

É uma planificação de uma aula de português em que a professora projeta uma história, faz uma pesquisa com os alunos na internet e por fim uma apresentação em PowerPoint. Esta planificação de Paulo Dias enquadra-se na matriz em "Active Entry“. esta planificação dentro da matriz enquadra-se na "Active Entry" uma vez que os estudantes apenas recebem a informação através do professor visualizando a apresentação em PowerPoint relacionada com uma história que é lida e não usam propriamente as tecnologias. Este site apresenta uma planificação de uma aula de português em que a professora projecta uma história, faz uma pesquisa com os alunos na internet e por fim uma apresentação em PowerPoint. Cátia

Dentro da matriz também poder-se-á enquadrar na “Entry Constructive” Este arquivo permite-nos explorar um determinado assunto de forma a adquirirem ou a complementarem novos conhecimentos (http://www.exedrajournal.com/docs/02/06-ClaraFerrao.pdf). Dentro da matriz também poder-se-á enquadrar na “Entry Constructive” Dentro da matriz também poder-se-á enquadrar na “Entry Constructive” onde os alunos podem utilizar as ferramentas tecnológicas para ligar novas informações ao seu conhecimento prévio, em vez de receber informação passivamente. Quanto a este recurso informático podemos encontrar uma revista científica publicada pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra em que aborda as implicações e potencialidades das TIC no desenvolvimento da literacia. Joana

Este documento leva-nos de encontro à autonomia das crianças. Este arquivo esta relacionado com a matriz “Infusion Authentic”. este documento leva-nos de encontro à autonomia das crianças pois realça o facto destas manusearem e dominarem as tecnologias da maneira que quiserem, de forma a alcançarem os resultados esperados , com isto, podemos afirmar que este arquivo esta relacionado com a matriz “Infusion Authentic”. Para finalizar temos este recurso informático, que na revista cientifica divulgada pela Escola Superior de Educação Do Instituto Politécnico de Coimbra, também podemos encontrar este artigo “Os putos também fazem filmes?” produtores dos vídeos, englobando assim no vídeo a leitura e escrita. Joana

Este site permite ser explorado de várias formas. Na matriz também poder-se-á enquadrar em várias entradas tais como: na “Active Entry” e “Active Adaptation”. (http://catalivros.org/) http://catalivros.org/ - O formato deste site permite ser explorado de várias formas abordando diversas vertentes consoante a decisão do professor e até mesmo em casa sozinhos, acompanhados ou com o auxílio de um adulto. Dentro da matriz também poder-se-á enquadrar em várias entradas tais como: na “Active Entry” onde o professor apresenta a história e o aluno limita-se a ouvir; na “Active Adaptation” o professor decide quais as ferramentas de tecnologia que devem utilizar e como utiliza-las e age como um facilitador da aprendizagem permitindo aos alunos que trabalhem de forma independente com essas ferramentas. Márcia

1.º http://www.historiadodia.pt/pt/index.aspx 2.º http://cvc.insituto-camoes.pt/aprender-portugues.html 3.º - http://ativchictics.blogspot.pt/2010/11/plano-de-aula-tic-leitura-lazer.html 1.º http://www.historiadodia.pt/pt/index.aspx O formato destes sites permitem ser explorados de várias formas abordando diversas vertentes consoante a decisão do professor e até mesmo em casa sozinhos, acompanhados ou com o auxílio de um adulto. Dentro da matriz também poder-se-á enquadrar em várias entradas tais como: na “Active Entry” onde o professor apresenta os conteúdos e o aluno limita-se a ouvir; na “Active Adaptation” o professor decide quais as ferramentas de tecnologia que devem utilizar e como utiliza-las e age como um facilitador da aprendizagem permitindo aos alunos que trabalhem de forma independente com essas ferramentas. 1.º SITE - este apresenta uma história para cada dia, onde é permitido ao utilizador ouvir e ler ao mesmo tempo.  2.º SITE - alguns jogos que visam o desenvolvimento do ler, ouvir, falar e brincar mas sempre relacionado com o aprender português. 3.º SITE - podemos afirmar que o terceiro site visa a prática de produção de textos com utilização do computador e prática de leitura on-line. Márcia Além do site anterior existe mais três sites que se encontram na matriz, na entrada da “Active Entry” e “Active Adaptation”.

Trabalho Elaborado por: Bárbara Pinto Cátia Sousa Joana Pereira Márcia Santos Grupo: Ticteando