Gestão da Qualidade 2º Período

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE É PROGRAMA 5 S? 5 SENSOS ( 5 S)
Advertisements

5S´s - CONCEITOS PARA REVOLUCIONAR O GERENCIAMENTO
Edson Santos 03 de Outubro de 2012
Os cinco sensos (5S) Aureliano Magalhães Franklin Lima Isaias Santos Poliana Ferreira Rodolfo Queirós Instituto Federal da Bahia Departamento.
Gestão da Qualidade.
5S’s Princípios e regras.
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
5 S.
1 Prof º Marcello Utiyama. 2 ABORDAGENS Terceirização Single Sourcing x Multi Sourcing Estratégia de Suprimentos NOVO RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES.
5S 5S é o nome de uma filosofia de qualidade Originária no Japão alguns anos após a Segunda Guerra Mundial, com a necessidade de combater a sujeira das.
Fortaleza, 07 de Junho de GESTÃO DE TREINAMENTOS Mentor: Mentor 1 Desenvolvedores: Desenvolvedor 1, Desenvolvedor 2 Diretoria: Segurança do Trabalho.
Programa 5S. 5S O 5S ou House keeping é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver.
5 S NOMES: FABIO SANTOS SENO – WILLIAN GUEDES – CLAYTON LINCOLN – X JOÃO CLAUDIO MORAES – EDGAR ROLIM
TREINAMENTO EM 5S's1 BEM VINDO TREINAMENTO EM 5S’s 5S’s.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias.
PROGRAMA 5S Treinamento 5S.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Estrutura formal e Informal nas Instituições e Asseio e Aprumo dos Funcionários Aula 4 Docente: Camacho.
Programa 5S Tem como objetivo mudar a maneira de pensar das pessoas na direção de um melhor comportamento para toda vida, trazendo como garantia a melhoria.
D’OLHO NA QUALIDADE RURAL. Conteúdo Compreendendo a Qualidade A Empresa e as Pessoas Origem e Conceitos da Qualidade A Prática do D-OLHO Perpetuando.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Os 5 sensos da qualidade Prof. Edson Costa Aildefonso.
“Abrace a Segurança, abrace a vida!”
Seiri Senso de Utilização Seiton Senso de Ordenação Seisou Senso de Limpeza Seiketsu Senso de Saúde/Asseio Shitsuke Senso de Autodisciplina.
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
M9 - Gestão de procedimentos de manutenção
Luciano E. Moreira.
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Desenvolvimento de Estratégia Logística
Occupational health and safety - “Saúde e segurança Ocupacional”
Planejamento.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Karolina Correia Gusmão Letícia Boareto Braz
SEMINÁRIO - SOBRE 5-S’s – Base da Qualidade Total
Definição da Estratégia Organizacional
Sistema de informação Questão 1
Tendências em modelos de gestão: sociedade e pessoas
BEM VINDO 5S’s TREINAMENTO EM 5S’s TREINAMENTO EM 5S's.
Limpeza e Organização Setorial O que é um ambiente limpo e organizado para você?
Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
O formulário é um importante meio de comunicação, transmissão e registro de informações, principalmente as baseadas em dados quantitativos. Formulários.
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
Tema 1 Controle gerencial, contabilidade gerencial e controladoria
1º Senso de Determinação e União. 2º Senso de Treinamento. 3º Senso de Utilização. 4º Senso de Ordenação. 5º Senso de Limpeza. 6º Senso de Saúde. 7º Senso.
12 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI
Qualidade e Controle de Qualidade
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
Kaizen.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Consultoria Referência RH
ISO 9001:2000
ORIGEM Pós Segunda Guerra Mundial. ORIGEM Pós Segunda Guerra Mundial.
Seiri Senso de Utilização Seiton Senso de Ordenação Seisou Senso de Limpeza Seiketsu Senso de Saúde/Asseio Shitsuke Senso de Autodisciplina.
EMPRESA JUNIOR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA DA UFC
ARRANJO FÍSICO ESTUDO DE LAYOUT. INTRODUÇÃO  Abordagem dos aspectos básicos do arranjo físico das organizações;  Arranjo físico adequado proporciona:
Gestão da Logística de Distribuição
Profas MsC. Luiza Marly Freitas de Carvalho
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL Prof. Irapuã Pacheco Martins Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia.
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
Comércio Exterior. Introdução e Finalidade Esta cartilha foi elaborada pelo curso de Comércio Exterior para fornecer uma orientação às pessoas envolvidas.
Os 5S de si Celeste Sá
5S – Um programa de Qualidade e Produtividade Nov 2013.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
SEIRI = Utilização SEITON = Ordenação SEISO = Limpeza SEIKETSU = Saúde
CONCEITOS E SUA APLICAÇÃO NA OBRA BIARRITZ MAISON PATAMARES
Figura: Seiri – Senso de Utilização
O que é 5(S)? u É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... u É a base de qualquer programa de qualidade. 5(S) ? 1.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE. Qualidade A qualidade está relacionada á cultura, a um produto ou serviço, e a percepção do individuo, suas expectativas e necessidades,
Tratamento de Não Conformidade Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Requisito.
Curso Técnico em Segurança do Trabalho : modalidade EAD Título: Uma ideia que deu certo "IRENILDA MARIM NOGUEIRA RIBEIRO" > Irenilda Marim Nogueira Ribeiro.
5S QUALIDADE DE VIDA!!!.
Transcrição da apresentação:

Gestão da Qualidade 2º Período

Evolução da Qualidade

Gestão Estratégica da Qualidade É uma abordagem gerencial que usa a melhoria contínua como estratégia para fortalecimento da competitividade e rentabilidade da empresa A gestão estratégica da qualidade adota uma abordagem evolutiva da melhoria contínua e incorpora diversas técnicas, combinadas de acordo com as necessidades, cultura e maturidade da organização.

Programa 5S

Programa 5S O Programa 5S é uma filosofia de trabalho que busca promover a disciplina na empresa através da responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo. É uma ferramenta baseada em ideias simples e que podem trazer grandes benefícios para as empresas.

Programa 5S: Origem O 5S surgiu nas empresas do Japão, durante a reconstrução do país após a II Guerra Mundial. Depois da guerra, os japoneses receberam orientação de especialistas americanos para o controle da qualidade. O que os americanos faziam bem foi aperfeiçoado no Japão, formando-se o que ficou conhecido como Qualidade no Estilo Japonês, ou Total Quality Control (TQC - Controle da Qualidade Total). É o controle dos processos para assegurar o resultado final, entregando os produtos conforme expectativa do cliente.

Programa 5S: Origem O papel do 5S é cuidar da base, facilitando o aprendizado e prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Isso inclui cuidar do ambiente, equipamentos, materiais, métodos, medidas e especialmente, pessoas. No princípio, o 5S era mais focado em liberar área, evitar desperdícios, resolvendo efeitos de guerra e de gestão inadequada. Com os novos desafios, inclusive a evolução da tecnologia da comunicação, o 5S evoluiu.

Programa 5S: conceito O conceito de 5S possui como base as cinco palavras japonesas cujas iniciais formam o nome do programa. As palavras são Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que migradas para o Português foram traduzidas como “sensos”, visando não descaracterizar a nomenclatura do programa. São eles: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina.

Programa 5S

Programa 5S SEIRI – Senso de Utilização Significa utilizar materiais, ferramentas, equipamentos, dados, com equilíbrio e bom senso. É realizado o descarte ou realocação de tudo aquilo considerado dispensável para realização das atividades. Os resultados da aplicação do Senso de Utilização são imediatamente evidenciados: Ganho de espaço Facilidade de limpeza e manutenção; Melhor controle dos estoques; Redução de custos; Preparação do ambiente para aplicação dos demais conceitos de 5S.

Programa 5S SEITON – Senso de Organização O senso de organização pode ser interpretado como a importância de se ter todas as coisas disponíveis de maneira que possam ser acessadas e utilizadas imediatamente. Para isto devem-se fixar padrões e utilizar algumas ferramentas bem simples como painéis, etiquetas, estantes. Tudo deve estar bem próximo do local de uso e cada objeto deve ter seu local específico. Podemos identificar como resultados do senso de organização: Economia de tempo; Facilidade na localização das ferramentas; Redução de pontos inseguros.

Programa 5S SEISO – Senso de Limpeza A tradução para a palavra Seiketsu é limpeza. Este senso define a importância de eliminar a sujeira, resíduos ou mesmo objetos estranhos ou desnecessários ao ambiente. Trata-se de manter o asseio do piso, armários, gavetas, estantes, etc. O senso de limpeza pode ir além do aspecto físico, abrangendo também o relacionamento pessoal onde se preserva um ambiente de trabalho onde impere a transparência, honestidade, franqueza e o respeito. A aplicação do senso de limpeza traz como resultado: Ambiente saudável e agradável; Redução da possibilidade de acidentes; Melhor conservação de ferramentas e equipamentos; Melhoria no relacionamento interpessoal.

Programa 5S SEIKETSU – Senso de Padronização e Saúde O senso de padronização é traduzido na fixação de padrões de cores, formas, iluminação, localização, placas, etc. Como abrange também o conceito de saúde, é importante que sejam verificados o estado dos banheiros, refeitórios, salas de trabalho, afim de que sejam identificados problemas que afetam a saúde dos colaboradores como os problemas ergonômicos, de iluminação, ventilação, etc. Este senso tem como principal finalidade manter os 3 primeiros S’ (utilização, ordenação e limpeza) de forma que eles não se percam. Podem-se evidenciar como principais resultados da aplicação deste conceito: Facilidade de localização e identificação dos objetos e ferramentas; Equilíbrio físico e mental; Melhoria de áreas comuns (banheiros, refeitórios, etc); Melhoria nas condições de segurança.

Programa 5S SHITSUKE – Senso de Disciplina ou Autodisciplina A última etapa do programa 5S é definida pelo cumprimento e comprometimento pessoal para com as etapas anteriores. Este senso é composto pelos padrões éticos e morais de cada indivíduo. Esta etapa será de fato executada quando os indivíduos passam a fazer o que precisa ser feito mesmo quando não há vigilância da chefia, ou quando estendem estes conceitos para a vida pessoal demonstrando seu total envolvimento. Diante de um ambiente autodisciplinado a cerca dos princípios 5S é possível que se tenha: Melhor qualidade, produtividade e segurança no trabalho; Trabalho diário agradável; Melhoria nas relações humanas; Valorização do ser humano; Cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos.

Programa 5S

Programa 5S: conclusões A convivência com os cinco sensos apresentados leva os indivíduos a compreenderem melhor o seu papel dentro de uma organização e os torna parte da pirâmide dos resultados alcançados, fazendo nascer a consciência de que é preciso ser disciplinado mesmo quando não há cobranças. Por isso, os Programas de Qualidade têm auxiliado as empresas no processo de melhoria contínua dos produtos ou serviços, principalmente através da mudança cultural, a fim de se obter a vantagem competitiva necessária que será colhida a curto, médio e longo prazo.