PROJETO: INCLUSÃO, DESAFIO DO NOVO MILÊNIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO: INCLUSÃO, DESAFIO DO NOVO MILÊNIO
Advertisements

Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Ação de homens e mulheres no campo
PUBLICITÁRIA PRODUÇÃO //////////////////// DEFESA DE TCC.
BRICOLAGEM DO ARTIGO: EDUCAÇÃO MULTICULTURAL E FORMAÇÃO DOCENTE BRICOLAGEM DO ARTIGO: EDUCAÇÃO MULTICULTURAL E FORMAÇÃO DOCENTE MULTICULTURALISMO FORMAÇÃO.
Trabalho de Geografia ● Aluna: Priscila N:10 ● Tema: Diversidades étnicas do Brasil.(Miscigenação)
A Imigração Nomes: Bruna Grasel e Bruna Moenke.. República Velha  Foi o período que foi de 1889 a 1930  Este período da História do Brasil é marcado.
Comunicação & Expressão INTRODUÇÃO Vanessa Lima
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
RAÇA E ETNIA: Quem é o povo brasileiro? Prof. Marcelo Costa.
Promovendo a escrita em inglês por meio de mídia eletrônica: o uso de Wikis em Datas Comemorativas 4o. Encontro USP – Escola/ JULHO – 2012 Coordenadora:
A Arte nos PCNs. No percurso criador específico da arte, os alunos estabelecem relações entre seu conhecimento prévio na área artística e as questões.
Lgbtfobia: um caminho para a argumentação
AQUECIMENTO GLOBAL A atividade sobre o aquecimento global, foi desenvolvida para ser trabalhada com os alunos dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. A.
AGIR DA CF 2017 O Texto-Base da CF 2017 apresenta várias formas de se comprometer com a defesa do Bioma Caatinga e seu povos. Apresentamos aqui algumas.
MATO GROSSO DO SUL 40 ANOS.
COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO
Oficina 2 Conteúdo: Alterações ambientais e impactos (extinção de plantas e animais, desastres ambientais) Recursos e metodologias: vídeos, dinâmicas.
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
Teste de gravidez.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
A estruturação da personalidade
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
DIVERSIDADE ÉTNICA Nomes: Eloisa F. Hockele e Francieli Zapalai Turma: 811 Profª Carol Matéria: Ensino Religioso.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: MUDANÇAS NECESSÁRIAS
Objetivo: Esquema, exercícios e prática de redação.
Cultura Organizacional
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.
IV Mostra Institucional de Resumos Científicos 31 de outubro a 01 de NOVEMBRO de 2017 A EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA TENDO O TEXTO LIVRE.
Ler e Escrever: Desafio de todos
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
PEDAGOGIA – PROF. ANA ELISABETE LOPES
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO GRUPO: INOVARE
CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Nome do Treinamento Seção 1: Certificação Lição 1: Introdução
1ª aula.
Patrimônio Material e Imaterial:
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
1ª Geração: Nacionalidade
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Conteúdo Gráficos Tabelas.
Diversidade Cultural Cultura
TIC no Processo de Aprendizagem da Leitura e da Escrita
ANO 2 UNIDADE 1.
HISTÓRIA DA CIDADE.
COMO SERÁ DESENVOLVIDO? Atividades presenciais:
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
O domínio português do comércio marítimo do Oriente
EEB PROFª GENI COMEL UTLIZANDO A TECNOLOGIA PARA CONHECER AS DIFERENTES ETNIAS.
TÍTULO DO TRABALHO EM MAIÚSCULA ARIAL 54
Título da Apresentação de Formação
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
PRODUÇÃO DE TEXTO – Prof.ª Eryka Rosa
A Paz do Senhor!. A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2019 com o tema:
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
LICENCIATURA EM FÍSICA e QUÍMICA Disciplina: Estágio Supervisionado II
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
Confiando na direção de Deus
Livros Escolares: uma introdução à sua análise
Iconografia e o ensino de história
O Uso de documentos escritos em sala de aula
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

PROJETO: INCLUSÃO, DESAFIO DO NOVO MILÊNIO

OBJETIVOS: Valorizar as contribuições de diferentes etnias na construção da identidade do povo brasileiro. Relacionar a nossa história com a nossa realidade atual. Estimular o hábito e o gosto pela leitura. Conhecer a própria identidade, origem, hábitos e costumes. Conhecer as políticas públicas de inclusão e proteção aos negros e índios. Gerar não apenas conhecimentos, mas também sentimentos e valores em relação ao padrão étnico e cultural presentes na formação do povo brasileiro.

AULAS PREVISTAS: RECURSOS DIDÁTICOS: Gravuras de revistas, Vídeo, música e outros. AULAS PREVISTAS: Dez aulas

PRIMEIRA AULA: Levar os alunos para o pátio e colocá-los em círculo e apresentar gravuras com imagens de diversas pessoas. Pedir aos alunos que escolham uma gravura e faça comentários livremente. Montagem de um painel.”

SEGUNDA AULA: Trabalhar a música Inclassificáveis com comentários e questionário escrito. Arnaldo Antunes que preto, que branco, que índio o quê? que branco, que índio, que preto o quê? que índio, que preto, que branco o quê? que preto branco índio o quê? branco índio preto o quê? índio preto branco o quê? aqui somos mestiços mulatos cafuzos pardos mamelucos sararás crilourosguaranisseis e judárabes orientupisorientupis ameriquítalos luso nipo caboclos orientupisorientupis iberibárbaros indo ciganagôs somos o que somos inclassificáveis não tem um, tem dois, não tem dois, tem três, não tem lei, tem leis, não tem vez, tem vezes, não tem deus, tem deuses, não há sol a sós aqui somos mestiços mulatos cafuzos pardos tapuias tupinamboclos americarataísyorubárbaros. somos o que somos inclassificáveis que preto, que branco, que índio o quê? que branco, que índio, que preto o quê? que índio, que preto, que branco o quê? não tem um, tem dois, não tem dois, tem três, não tem lei, tem leis, não tem vez, tem vezes, não tem deus, tem deuses, não tem cor, tem cores, egipciganostupinamboclos yorubárbaroscarataís caribocarijósorientapuias mamemulatostropicaburés chibarrosadosmesticigenados oxigenados debaixo do sol

TERCEIRA AULA: Assistir ao vídeo: Diversidade étnico cultural e em dupla fazer uma produção de texto.

QUARTA AULA: Produção de texto coletiva (no quadro)

QUINTA AULA: Proposta de trabalho em grupo: Organização dos grupos e apresentação de livros para-didáticos: ►Como as cabras foram domesticadas ►Os índios do Brasil ►Desastre na mata ►Os meninos que se tornaram estrelas ►De grão em grão ►As noivas das estrelas ►Rio acima mar abaixo ►A descoberta das frutas ►O menino marrom ►Porque o sol anda devagar ►A preferida do rei ►Os meninos morenos

AS DEMAIS AULAS: Apresentação do teatro