DIDÁTICA Relação Didática.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
Advertisements

Construção do Jogo. O papel da professora situou-se nos planos de: 1.Orientadora 1.Orientadora na intervenção activa do aluno 2.Interventora 2.Interventora.
Introdução INTRODUÇÃO
Manual de Uso Mídias Digitais. Manual Digital  Capa  Avatar  Posts  Aplicativos Formatos.
Práticas Inclusivas Relato de experiência. Contextualização: quando, onde, como? Oficinas para equipe diretiva, professores e funcionários: Leis brasileiras.
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Trabalhar as questões da segurança na Internet em Área-Projecto Agrupamento de Escolas da Charneca de Caparica.
Minha Escola Por Eliana Pigari Baptista. Tecnologias: as da minha escola As tecnologias utilizadas na minha escola são: Livro didático; Retro projetor;
CONTEÚDOS Espaços Sagrados Símbolos Religiosos Tradições Religiosas
Ged 32- Educação Híbrida na E.E. Paulo Eduardo de Souza Firmo Ext. Capão bonito II PROGETEC: Cleber Sandri Educação Hibrida.
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura CMDI – Comunicação Mediada.
Educação Híbrida na Escola.
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Clique aqui e saiba mais
Base Nacional Comum Curricular
Plano de Ensino Plano de aula
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
APRESENTAÇÃO O QUE SIGNIFICA DIDÁTICA? UAB - FÍSICA DIDÁTICA.
Elio Carlos Ricardo FE - USP
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
Pesquisa e Pratica Pedagógica II – Educação Infantil (Pré Escola)
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Prefeitura do Município de Barretos
Critérios de Avaliação (Escola Sede)
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
O USO DA WEBCONFERÊNCIA COMO ESTRATÉGIA
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Aprender a viver juntos
Exemplo aplicação modelo ILDF em cursos online no
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
Aprender a viver juntos Temos de ter respeito uns pelos outros Temos de saber esperar pela nossa vez Temos de saber conviver uns com os outros.
PARA TER O SINAL DIGITAL.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRITICO –SOCIAL DOS CONTEÚDOS Acadêmicos: Heldne, Marlú Rodrigues e Natália Bulhões Disciplina: Didática I Professor (a): Avelar.
Aprender a viver juntos
Plano de Ensino Plano de aula
Currículos e Programas
Aula Satélite 3 Introdução ao Direito.
Filosofia da Educação I Teoria do Conhecimento
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Aula Satélite 04 O Terceiro Setor
Como conviver sem o uso excessivo do celular
Prof. Marcelo Salles da Silva
Linguagem e Fenomenologia
O CONTRATO (DO LIVRO) DIDÁTICO
O triângulo didático: o saber e suas relações
Oficina de Instrumentos e Técnicas em Serviço Social
Filosofia da Educação Filosofia da Educação.
PEDAGOGIA E DIDÁTICA NA MODALIDADE DE VOLEIBOL Trabalho realizado por : Rafael Rodrigues 1ºE Xavier Duarte 1ºE.
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
O triângulo didático: o saber e suas relações
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BATALHA Arquitetura de Computadores Módulo 3 – Técnicas de Deteção de Avarias 2º ano do CP TGPSI – 11º D Ano letivo
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS Grupo: Celia; Edna Araújo; Eleni Lima; Izabel Shamylla.
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
O Implícito e o Explícito A finalidade do ato de linguagem (tanto para o sujeito enunciador quanto para o sujeito interpretante) não deve ser buscada.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DIDÁTICA
Transcrição da apresentação:

DIDÁTICA Relação Didática

O conhecimento Como fazíamos sem anestesia, banho, fósforos, vaso sanitário, correio, facas e tantas outras coisas? Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Componentes da Relação Didática Um ou mais alunos http://fotos.sapo.pt/pHYjbM3v4vQvNHolgzhS/ Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Componentes da Relação Didática Um ou mais Professores Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Componentes da Relação Didática A definição das intenções do encontro (intencionalidade) http://3.bp.blogspot.com/_v-bWzy7HoJ4/S8OuJNTZhfI/AAAAAAAAAOc/FkHTK7Ivxh0/s1600/ideia.jpg Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Componentes da Relação Didática Um conteúdo, ou “objeto” da relação didática Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Componentes da Relação Didática As interações entre os alunos e o conteúdo http://blufiles.storage.live.com/y1pZjdRN54PhT51Htcs9Srp4xBzTy_yzMRFNNlzpbq66Wb7udqumVA3-EK_eM861TBEa8yWZgNzFzxNn4Wjf5JaFw Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Componentes da Relação Didática As interações entre o professor e o conteúdo Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Componentes da Relação Didática As interações entre o professor e os alunos independentemente do conteúdo e outras interações http://moodlelivre.com.br/wp-content/uploads/2009/09/moodlelivre.jpg Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Componentes da Relação Didática O material didático Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Componentes da Relação Didática Um tempo Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Componentes da Relação Didática Um espaço Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Componentes da Relação Didática Um contrato didático http://3.bp.blogspot.com/_NRRE2P8SUY8/SxAjru-2ZPI/AAAAAAAAAFE/CCbr0kgx4o0/s1600/pode+e+n%C3%A3o+pode.jpg Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Componentes da Relação Didática O acaso Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Contrato Didático Estabelece as regras do jogo e explicita aquilo que cada um tem direito de esperar dos outros. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Componentes da Relação Didática Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Conteúdo Saberes Conhecimento Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

A Relação Didática Professor Espaço Conteúdo Tempo Alunos Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Conhecimento: Como ocorre? Qual conhecimento é produzido/construído na escola? Qual a relação entre o erro e o conhecimento? Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital