Prof. Alberto Martins Júnior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
Advertisements

Análise das cinco forças de Porter
Sistemas de Informações Gerenciais
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
Sistema de Informação Gerencial
Cadeia logística integrada supply chain
Unidade 04 Modelo de associação com fornecedores parcerias
DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
Turma 19 Grupo H Subgrupo Y
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
PETI Planejamento Estratégico de TI
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
MARKETING.
Estrutura da cadeia logística
LOGÍSTICA Grupo 97..
Logística de distribuição
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Estratégias do agronegócio
Administração de Sistema de Informação Gerencial
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Administração de e-Business
Gestão De Estoque Na Cadeia De Logística Integrada
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
Repensando a Logística
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Tecnologia da informação Aula 1 – Introdução - Fundamentos dos componentes do Sistema de Informação. Profº Erich.
OBJETIVOS DE ESTUDO Demonstrar como os sistemas integrados ajudam a conquistar a excelência operacional ao integrar e coordenar diversas funções e processos.
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
Por que estudar sistemas de informação?
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Administração de Sistema de Informação Gerencial Prof. Clebson Wilson Espíndola do Nascimento, M.Sc Tel
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
Estratégia no nível de negócios
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
Planejamento Estratégico
Sistemas de Informações Gerenciais
Profª: Adriana Vettorazzo
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Repensando a Logística
Sistemas de Informação
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Seminário 05 Reengenharia
Sistemas de Informações Gerenciais
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
Tecnologia da informação Aula 2 – Estratégia competitiva
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
3.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
Objetivos do Capítulo Identificar as principais categorias e tendências das aplicações de e-commerce. Identificar os processos essenciais de um sistema.
Gestão da Tecnologia da Informação
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
Objetivos do Capítulo Identificar as várias maneiras pelas quais as tecnologias de informação afetam o trabalho dos gerentes nas empresas de e-business.
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
PETI Planejamento Estratégico de TI
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
1 UD 2: Vantagem Estratégica Objetivos do Capítulo 1. Identificar diversas estratégias competitivas básicas e explicar como elas podem ser usadas para.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGIA COMPETITIVA - Desenvolvimento de produtos, Serviços e capacidades que confiram a uma empresa vantagens estratégicas sobre.
Transcrição da apresentação:

Prof. Alberto Martins Júnior 1 Prof. Alberto Martins Júnior Identificar as diversas estratégias competitivas básicas e explicar como elas podem utilizar a tecnologia da informação para fazer frente às forças competitivas que as empresas enfrentam. Identificar os diversos usos estratégicos das tecnologias da informação para e-business e para e-commerce, e dar exemplos de suas vantagens competitivas para a empresa. Dar exemplos de como os processo de reengenharia empresarial freqüentemente envolvem o uso estratégico de tecnologias de e-business.

2 Identificar o valor para os negócios do uso de tecnologias de e-business para a gestão de qualidade total, para se tornar um concorrente ágil, ou constituir-se como uma companhia virtual. Explicar como os sistemas de gestão do conhecimento podem auxiliar uma empresa a obter vantagens estratégicas.

Ameaça de novos Concorrentes 3 O Ambiente Competitivo Ameaça de novos Concorrentes Poder de Barganha dos Fornecedores Rivalidade dos Concorrentes Ameaça de Substitutos Poder de Barganha dos Clientes

Estratégia de Liderança de Custo 4 Estratégias Competitivas Básicas Estratégia de Liderança de Custo Estratégias de Diferenciação Estratégias de Inovação Estratégias de Crescimento Estratégias de Aliança

5 Papel da TI Resultado Usos Estratégicos da Tecnologia da Informação Melhorar o Processo Empresarial Estratégia Papel da TI Utiliza TI para reduzir custos de processos empresariais Utiliza TI para melhorar a qualidade Utiliza TI para ligar a empresa a clientes e fornecedores Utiliza TI para criar novos produtos ou serviços Cria Novas Oportunidades Empresariais Mantém Clientes e Relacionamentos Valiosos Resultado Melhor Eficiência

6 Papel da TI Resultado Usos Estratégicos da Tecnologia da Informação Erigir Barreiras à Entrada Construir uma Plataforma Es- tratégica de TI Construir uma Base Estratégica de Informação Estratégia Papel da TI Aumentar a quantidade de investimento ou a complexidade da TI necessária à competição Utiliza TI para fornecer informação para apoiar a estratégia competitiva da empresa Alavancar investimento em recursos de SI para uso estratégico e operacional Aumento da Participação no Mercado Cria Novas Oportunidades Empresariais Aprimora a Colaboração na Organização Resultado

Administração de Recursos Humanos Desenvolvimento Tecnológico 7 A Cadeia de Valor Coordenação Administrativa e Serviços de Apoio Administração de Recursos Humanos Competitiva Desenvolvimento Tecnológico Compra de Recursos Logística Interna Operações Logística Externa Marketing e Vendas Atendimento ao Cliente Vantagem

8 Cadeias de Valor Baseadas na Internet Vendas e Distribuição Suporte e Feedback do Cliente Marketing Pesquisa de Produto Capacidades da Internet Dados para pesquisa de mercado, estabelece respostas do consumidor Acesso a comentários online do cliente Resposta imediata a problemas do cliente Baixo custo de distribuição Atinge novos clientes Multiplica os pontos de contato Benefícios para a Empresa Oportunidade de Vantagem Aumento da participação de mercado Maior satisfação do cliente Menores margens de custo

9 Alta Estratégia Solução Baixa Alta Posicionamento Estratégico das Tecnologias da Internet Alta Penetração no Mercado Mundial Transformação de Produtos e Serviços Estratégia Website de E-Commerce Serviços de TI de valor agregado E-Business; Grandes Intranets e Extranets Dispositivos Externos Solução Conectividade de Clientes / Competição Melhoria de Desempenho na Eficácia Empresarial Melhorias de Custo e Eficiência E-Mail, Conversas online com clientes Intranets e Extranets Conectividade de Processo da E-Business Baixa Alta Dispositivos Internos

10 A e-Business Focada no Cliente Permite aos clientes colocarem os pedidos diretamente Permite aos clientes verificarem pedidos anteriores e a situação da entrega Permite aos clientes colocarem os pedidos por meio de parceiros de distribuição Forma uma comunidade de clientes, funcionários, e parceiros Banco de Dados do Cliente Banco de Dados das transações Dá a todos os funcionários uma visão completa dos clientes Liga funcionários e parceiros de distribuição

Reengenharia Empresarial 11 Reengenharia de Negócios e Controle de Qualidade Melhoria Empresarial Reengenharia Empresarial Definição Melhorar gradativamente os processos existentes Reformular radicalmente os processos empresariais Alvo Qualquer processo Processos empresariais estratégicos Retorno Potencial 10%-50% de melhorias Melhorias decuplicadas Risco Baixo Alto Quais Mudanças? Mesmos cargos - Maior eficiência Grandes reduções de cargos; novos cargos; importante reestruturação de cargos Viabilizadores Primários TI e Simplificação do Trabalho TI e reestruturação organizacional

parceiros empresariais 12 A Concorrência Ágil e Focada no Cliente Perfeito Cooperar com parceiros empresariais e concorrentes Previsão de necessidades futuras Personalização Conformidade Dar soluções de problemas aos clientes Organizar para controlar a mudança Acessibilidade Tempo de entrega Tempo para mercado dos clientes Alavancar o impacto de pessoas e recursos de SI Custo de transação Custo de serviços de valor agregado Agora Grátis

13 Empresas Virtuais Adaptabilidade Sem fronteiras Excelência Seis Tecnologia Excelência Baseada na Confiança Adaptabilidade Oportunismo Seis Características das Empresas Virtuais

14 Intranet Sistemas de Gestão do Conhecimento Conhecimento da solução Engenheiros de Desenvolvi- mento Pessoal de Apoio Técnico Gerentes de Produto Outros Vendedores Clientes A Internet Intranet

15 Resumo: Os sistemas de informação podem desempenhar vários papéis estratégicos na empresa. A Internet, intranets, extranets, e outras tecnologias semelhantes podem ser usadas estrategicamente para o e-business e o e-commerce o que propicia uma vantagem competitiva. Um uso estratégico importante das tecnologias da Internet é a formação de um e-business que desenvolve seu valor empresarial adotando como foco estratégico o valor para o cliente.

16 Resumo: A TI é um ingrediente-chave na reengenharia das operações das empresas, por permitir mudanças radicais nos processos de negócios que melhoram dramaticamente sua eficiência e eficácia. A TI pode ser usada estrategicamente para melhorar a qualidade do desempenho do negócio. Uma empresa pode utilizar a TI para ajudá-la a tornar-se uma empresa ágil que possa reagir rapidamente às alterações de seu ambiente.

17 Resumo: Constituir empresas virtuais tem se tornado uma importante estratégia competitiva no dinâmico mercado globalizado da atualidade. Atualmente, vantagens competitivas duradouras podem derivar somente do uso inovador e da gestão do conhecimento organizacional por empresas geradoras de conhecimento e organizações que aprendem.