ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS - ARMP

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Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS - ARMP Prof. Luis Agune

ARMP - Plano de necessidades: produção e compras O modelo MRP dos anos 70 apresentava três elementos básicos para gerenciamento da produção: i) programa mestre de produção; ii) lista de materiais; iii) quantidades em estoque. O programa mestre de produção (“Master Production Scheduling” – MPS) consiste na definição das quantidades de cada produto final que se deseja produzir em cada período (“time buckets”) dentro do horizonte de planejamento.

Evolução dos sistemas integrados ERP – anos 1990 Logística; Qualidade; Gestão de operações; Gestão de receitas; Manutenção; Gestão de engenharia. MRP II – anos 1980 Controle de lotes; Gestão de vendas; Controle de fabricação; Controle de ordens; Gestão financeira. Controle de lotes; Gestão de vendas; Controle de fabricação; Controle de ordens; Gestão financeira. MRP – anos 1970 Roteiros e centros de trabalho; Listas de materiais; Planejamento de materiais; Plano mestre de produção; Gestão de estoques. Roteiros e centros de trabalho; Listas de materiais; Planejamento de materiais; Plano mestre de produção; Gestão de estoques. Roteiros e centros de trabalho; Listas de materiais; Planejamento de materiais; Plano mestre de produção; Gestão de estoques. Fonte: CUNHA, M. L. A. Gestão integrada de processos de negócio. 1998. Dissertação (MBA). Escola de administração. FGV. São Paulo.

Previsão de vendas em unidades Exemplo: Dada a previsão de vendas para os três próximos meses (abril, maio e junho), a estrutura do produto e o quadro com os dados relativos aos componentes dos mesmos, determine o MRP (planejamento das necessidades de materiais) e o plano de compras para a empresa. Previsão de vendas em unidades Abril 20.000 Maio 22.000 Junho 25.000

Estrutura do produto A20 P30 A10 P40 P50

Quadro de informações Cód. Usagem Inventário Prazo Abril Maio Junho 1 30.000 - A20 3 20.000 P30 2 10.000 30 dias P40 15.000 20 dias P50 40.000 10 dias Meses Abril Maio Junho Itens B L A10 A20 P30 P40 P50

14.000 1.000 142.000 Quadro de informações Cód. Usagem Inventário Prazo Abril Maio Junho A10 1 30.000 - 10.000 A20 3 20.000 P30 2 30 dias P40 15.000 20 dias P50 40.000 10 dias 8.000 Meses Abril Maio Junho Itens B L A10 20.000 - 22.000 12.000 25.000 A20 36.000 16.000 75.000 P30 24.000 14.000 50.000 P40 1.000 P50 32.000 150.000 142.000

Plano de compras Meses Abril Maio Junho Itens Quantidade Data P30 - 14.000 01/04 50.000 01/05 P40 1.000 10/04 75.000 10/05 P50 142.000 20/05

ARMP: Decisão de comprar ou vender A definição de uma estratégia correta de compras pode dar à empresa uma grande vantagem competitiva. Se por um lado ela decidir produzir mais internamente, ganha independência, mas perde flexibilidade. Por outro lado, se decidir comprar mais de terceiros em detrimento de fabricação própria, pode tornar-se dependente.

ARMP: Decisão de comprar ou vender Segundo Martins, Alt (2006), basicamente podemos ter duas estratégias operacionais que irão definir as estratégias de aquisição dos bens materiais, a verticalização e a horizontalização

ARMP: Decisão de comprar ou vender Verticalização: é a estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder, ou pelo menos tentará produzir. Vantagens: Independência de terceiros; Maiores lucros; Maior autonomia; Domínio sobre tecnologia própria. Desvantagens: Exige maior investimento em instalações e equipamentos; Perda de foco; Aumento da estrutura da empresa.

ARMP: Decisão de comprar ou vender Horizontalização: consiste na estratégia de comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços de que necessita. Vantagens: redução de custos; maior flexibilidade e eficiência; foco no negócio principal da empresa. Desvantagens: Menor controle tecnológico; Maior exposição; Deixa de auferir o lucro do fornecedor.