RAZÃO E PROPORÇÃO (Aula 3)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Medidas de pobreza que tem como base a abordagem ‘monetária’ para definir pobreza Aula com base no capítulo 9 de “Distribuição de Renda – Medidas de Desigualdade.
Advertisements

Revisão: Potenciação e propriedades.
POLINÔMIOS. Polinômio ou função polinomial na variável complexa x é toda função P: ℂ → ℂ definida por P(x) = a n x n + a n–1 x n–1 + a n–2 x n–2 +...
Professor FábioCEF 04. Observe abaixo a sequência dos múltiplos de 2. Existe um padrão? 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20, 22, 24, 26,... Todos os.
MATEMÁTICA FINANCEIRA 1.Introdução 2.Proporcionalidade 3.Porcentagem 4.Acréscimos e descontos 5.Juros e funções.
MATRIZ É uma tabela disposta em “m” linhas e “n” colunas.
ÁLGEBRA MATRICIAL.
1) Defina sequências numéricas.
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Geometria 3° encontro.
A RETA Fonte : PRINCIPE JR, A.R., Noções de Geometria Descritiva V. 1, 36. ed., Sao Paulo : Nobel, 1983.
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
Confiabilidade Estrutural
Fundamentos de Aritmética
Produção da Material Didática para o Ensino de Matemática
Bioestatística e Epidemiologia Aula 3: Medidas de Tendência Central
DETERMINANTES de Ordem n (n > 3).
Razões e Proporções.
Razão e Proporção Matemática Prof. Alisson Ferreira.
pROFEssor: jean vilela
O número de divisores naturais de um número natural é igual ao produto dos expoentes dos seus fatores primos aumentado, cada expoente, do número.
Algoritmo de Euclides para o cálculo do mdc
Fundamentos de Eletricidade
Introdução à Integral Definida
Matemática II Semelhança.
NATURAL REDUÇÃO AMPLIAÇÃO
PARIDADE Par ou ímpar?.
Propriedades das Proporções
ALGEBRA LINEAR AUTOVALORES E AUTOVETORES Prof. Ademilson
POLINÔMIOS.
OPERAÇÕES COM FRAÇÕES:
LIMITE DE UMA FUNÇÃO Aula 01 – Matemática I – Engenharia de Aquicultura Prof. Danilene Donin Berticelli.
Ouço e esqueço, vejo e lembro, faço e aprendo. (provérbio chinês)
Razões e Proporções.
VETORES.
Divisão de Racionais 5º ano.
Intersecção e Reunião de Intervalos
MATEMÁTICA Semelhança de Figuras.
Aplicações adicionais da derivada
CONSTRUÇÕES FUNDAMENTAIS
Prática de Ensino em Matemática I Aula 12
Aplicações adicionais da derivada
Aula 02 – Produtos Notáveis
Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Variado Vetores
, operações, intervalos e desigualdades.
Introdução à Integral Definida
PROGRESSÃO ARITMÉTICA PROGRESSÃO GEOMÉTRICA
Revisão: Potenciação e propriedades.
EQUAÇÕES DO 1º E 2º GRAUS (Aula 6)
O que você deve saber sobre
MATRIZES É uma tabela disposta em “m” linhas e “n” colunas.
REGRA DE TRÊS (Aula 4) MATEMÁTICA Prof.Rafael Pelaquim Ano 2011
SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS (Aula 9)
Derivadas Já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x0. Chamamos esse limite, quando ele existia, de derivada de f em.
FUNÇÕES (Aula 7) MATEMÁTICA Prof.Rafael Pelaquim Ano 2011
PROPRIEDADES dos LIMITES de SUCESSÕES
Múltiplos e divisores.
MATEMÁTICA 7.º ANO Semelhança de Figuras.
Mestrado Profissional em Física Médica
Expressões algébricas
TOP 10 - DINÂMICO matemátICA MÓDULO 1
O que você deve saber sobre
LEI DE COULOMB FORÇA ELETROSTÁTICA
Intrudução à Lógica Computacional
Cálculo 4 Aula 21 Equações Lineares de 2ª ordem Prof. Gabriel Bádue.
Razões e proporções Professor João Gilberto. Razões e proporções 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja,
Equações Diferenciais
MATEMÁTICA.
MATEMÁTICA.
MATEMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

RAZÃO E PROPORÇÃO (Aula 3) MATEMÁTICA Londrina (PR) – Maringá (PR) RAZÃO E PROPORÇÃO (Aula 3) Prof.Rafael Pelaquim Ano 2011 Aulas 100% presenciais

RAZÃO Sejam dois números reais a e b, com b 0. Chama-se razão entre a e b (nessa ordem) o quociente a : b ou . O número a é denominado antecedente e b é o consequente.

RAZÃO Ao representar uma razão frequentemente simplificamos os seus termos procurando, sempre que possível, torna-los inteiros. EXEMPLOS: A razão entre 0,25 e 2.

RAZÃO Na fila de um guichê de venda de ingressos em um estádio de futebol, havia 48 torcedores, sendo 20 palmeirenses e 28 corintianos. A razão entre o número de palmeirenses e o número de corintianos é . .

PROPORÇÃO PROPORÇÃO é a expressão que indica uma igualdade entre duas ou mais razões. Essa proporção pode ser lida da seguinte forma: a está para b assim como c está para d.

PROPORÇÃO Em uma proporção qualquer do tipo , os números a e d são chamados de extremos e os números b e c são chamados de meios. PROPRIEDADE FUNDAMENTAL DAS PROPORÇÕES: Em toda proporção, o produto dos meios é igual ao produto dos extremos.

QUARTA PROPORCIONAL QUARTA PROPORCIONAL de três números dados a, b e c nesta ordem, é o número x que completa com os outros três uma proporção tal que:

QUARTA PROPORCIONAL EXEMPLO: Determinar a quarta proporcional dos números 3, 4 e 6 nesta ordem.

PROPORÇÃO CONTÍNUA Uma proporção é chamada de contínua quando b = c, ou seja, quando os meios são iguais. EXEMPLO:

PROPORÇÃO CONTÍNUA Em uma proporção contínua temos: O valor comum dos meios é chamado média proporcional (ou média geométrica) dos extremos. O último termo é chamado terceira proporcional.

PROPORÇÃO MÚLTIPLA PROPORÇÃO MÚLTIPLA é a igualdade simultânea de três ou mais razões. EXEMPLO:

RAZÕES INVERSAS RAZÕES INVERSAS são duas razões cujo produto é igual a 1. EXEMPLOS: OBSERVAÇÃO: Quando duas razões são inversas, qualquer uma delas forma uma proporção com o inverso da outra.

DIVISÃO PROPORCIONAL GRANDEZAS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS Dada a sucessão de valores (a1, a2, a3, …), dizemos que esses valores são diretamente proporcionais aos correspondentes valores da sucessão (b1, b2, b3, …), quando forem iguais as razões entre cada valor de uma das sucessões e o valor correspondente da outra.

GRANDEZAS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS Em outras palavras, duas grandezas são diretamente proporcionais quando, aumentando uma delas, a outra também aumenta na mesma proporção, ou, diminuindo uma delas, a outra também diminui na mesma proporção.

GRANDEZAS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS EXEMPLO: Os valores 6, 7, 10 e 15, nessa ordem, são diretamente proporcionais aos valores 12, 14, 20 e 30 respectivamente, pois: Nesse caso, ½ é o fator de proporcionalidade.

DIVISÃO PROPORCIONAL GRANDEZAS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS Dada a sucessão de valores (a1, a2, a3, …) todos diferentes de zero, dizemos que esses valores são inversamente proporcionais aos correspondentes valores da sucessão (b1, b2, b3, …), todos também diferentes de zero, quando forem iguais os produtos entre cada valor de uma das sucessões e o valor correspondente da outra.

GRANDEZAS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS Em outras palavras, duas grandezas são inversamente proporcionais quando, aumentando uma delas, a outra diminui na mesma proporção, ou, diminuindo uma delas, a outra aumenta na mesma proporção.

GRANDEZAS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS EXEMPLO: Os valores 2, 3, 5 e 12 são inversamente proporcionais aos valores 30, 20 12 e 5, nessa ordem, pois os produtos 2 . 30 , 3 . 20, 5 . 12 e 12 . 5 são todos iguais.

RELAÇÃO ENTRE PROPORÇÃO INVERSA E PROPORÇÃO DIRETA Sejam duas sucessões de números, todos diferentes de zero. Se os números de uma são inversamente proporcionais aos números da outra, então os números delas serão diretamente proporcionais aos inversos dos números da outra.

DIVISÃO EM PARTES DIRETAMENTE PROPORCIONAIS O total dos números a ser dividido está para a soma dos proporcionais, assim como o número proporcional está para a parte que a representa. EXEMPLO: Dividir o número 72 em partes diretamente proporcionais aos números 3, 4 e 5.

DIVISÃO EM PARTES INVERSAMENTE PROPORCIONAIS Dividir um número N em partes inversamente proporcionais a números dados a, b, c, …, significa encontrar os números A, B, C, …, tais que a * A = b * B = c * C = … e A + B + C + … = N

DIVISÃO EM PARTES INVERSAMENTE PROPORCIONAIS EXEMPLO Dividir o número 72 em partes inversamente proporcionais aos números 3, 4 e 12.

DIVISÃO COMPOSTA DIRETA Chamamos de DIVISÃO COMPOSTA DIRETA à divisão de um número em partes que devem ser diretamente proporcionais a duas ou mais sucessões de números dados, cada uma.

DIVISÃO COMPOSTA DIRETA Para efetuarmos a divisão composta direta, devemos: Encontrar uma nova sucessão onde cada valor será o produto dos valores correspondentes das sucessões dadas; Efetuar a divisão do número em partes diretamente proporcionais aos valores da nova sucessão.

DIVISÃO COMPOSTA DIRETA EXEMPLO Dividir o número 270 em três partes que devem ser diretamente proporcionais aos números 2, 3 e 5 e também diretamente proporcionais aos números 4, 3 e 2, respectivamente.

DIVISÃO COMPOSTA MISTA Chamamos de DIVISÃO COMPOSTA MISTA à divisão de um número em partes que devem ser diretamente proporcionais aos valores de uma sucessão dada e inversamente proporcionais aos valores de uma outra sucessão dada.

DIVISÃO COMPOSTA MISTA Para efetuarmos a divisão composta mista, devemos: Inverter os valores da sucessão que indica proporção inversa, recaindo assim num caso de divisão composta direta; Aplicar o procedimento explicado anteriormente para as divisões compostas diretas.

DIVISÃO COMPOSTA MISTA EXEMPLO Dividir o número 690 em três partes que devem ser diretamente proporcionais aos números 1, 2 e 3 e inversamente proporcionais aos números 2, 3 e 4, respectivamente.