APRENDIZAGEM COLABORATIVA ON LINE EM MESTRADO ACADÊMICO PRESENCIAL : UM ESTRANHO NO NINHO? Stella Cecília Duarte Segenreich Karina.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

Uso do Ambiente de Ensino On-line
Bibliotecas Virtuais: Elos de Ligação entre a Educação Presencial e a Não Presencial Mavi Polo GALE.
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
TUTORIA ONLINE: CONSTRUINDO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Relato de experiências na (des) organização e compartilhamento de materiais didáticos digitais Adriane Borda Almeida da Silva - UFPEL Nov 2009 UFSC Relato.
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
Elisa Maria de Assis
Rede SENAI 52,6 milhões de matrículas desde 1942
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Vera Lúcia M. de O. e Paiva (UFMG) Apresentacao por Milena Mendes.
Universidade de Aveiro
Bacharelado em Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Tecnologias da computação, comunicação e informação, em conjunto com recursos da administração,
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
TUTORIAL DE CONCILIAÇÃO - módulo básico -
O que precisa para ser um aluno virtual?
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Experiência Inovadora Estratégias e Políticas Educação Continuada em Geral Descrição de Projeto em Andamento Processos e Resultados: a experiência do Programa.
FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
AVALIAÇÃO E QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR:
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
A Experiência do MBA da UNIBB 12º Congresso Internacional de Educação a Distância Felipe Spinelli de Carvalho Coordenador FGV Online.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
OTIMIZANDO COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cacilda Araújo Maria Sigmar Passos Mestrandas UNEB.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Contribuições para uma Aprendizagem Ativa e Colaborativa: relato de experiência em EaD Miguel Damasco.
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
OFICINAS ON-LINE DO ENTRE NA RODA: uma ação colaborativa Cleide M. Santos Muñoz – Cenpec – Fernanda da Silva.
Tecnologia Cibernética e Investigativa Outros Aspectos.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Prof. Dr. Vinicius Ponte Machado
ANTONIO ALVES DE ARRUDA O Exercício da Tutoria LONDRINA 2008 O Exercício da Tutoria LONDRINA 2008.
Internet Avançada e Educação Matemática: novos desafios para o ensino e aprendizagem on-line Departamento de Matemática - Unesp - Rio Claro - SP Marcelo.
Denise de Oliveira Teixeira Graduação em Fonoaudiologia, ; Mestrado em Distúrbios da Comunicação, ; Professora do Curso.
Laboratório de Ensino a Distância
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Instituto Edumed Campinas Renato M.E. Sabbatini,
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Fundamentos da Educação Comunitária Trilhas do século XXI Michel Metzger
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
Uma nova forma de polo de apoio presencial para EAD
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Evento junto à COIFFA Organização do Congresso Ibero-americano de Educação Farmacêutica; Objetivo: Promover a troca de conhecimentos e experiências;
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GERÊNCIA DE VALORIZAÇÃO AO ESTUDANTE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
PASSANDO DA SALA DE AULA PARA O CIBERESPAÇO PALLOF, Rena PRATT, Keith.
Transcrição da apresentação:

APRENDIZAGEM COLABORATIVA ON LINE EM MESTRADO ACADÊMICO PRESENCIAL : UM ESTRANHO NO NINHO? Stella Cecília Duarte Segenreich Karina de Carvalho Leite

Objetivos Avaliar a experiência de desenvolver um curso on line sobre EAD Estudo piloto para detectar questões que envolvem a aprendizagem colaborativa na Educação a Distância apoiada pela internet.

Caminhos Um estranho no ninho, antecedentes Descrição da experiência » Modelo de planejamento » Perfil dos participantes » Desenvolvimento do curso Período do curso

Análise da experiência pela ótica da Aprendizagem Colaborativa. Pallof e Pratt (2002) Apresentação dos participantes Projeção dos objetivos comuns /negociação de diretrizes Relato de experiências, problemas e interesses O diálogo como questionamento

Considerações Finais

APRENDIZAGEM COLABORATIVA ON LINE EM MESTRADO ACADÊMICO PRESENCIAL : UM ESTRANHO NO NINHO? Stella Cecília Duarte Segenreich Karina de Carvalho Leite Karinacl2terra.com.br