Tutorial Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Colaborativa: da Estratégia aos Resultados Beto do Valle TerraForum
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Objetivos Propor referências conceituais para nortear a adoção e evolução da gestão do conhecimento nas organizações Percorrer o roteiro de desenvolvimento de um modelo de gestão do conhecimento Discutir e aprender com experiências de empresas que já adotam práticas de gestão do conhecimento
Agenda 1. O Contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento 14h às 15h30 Parte 1 1. O Contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento 2. Diagnóstico e Estratégia para GC e Inovação – conceitos e métodos 3. GC na Prática: a Experiência da Serasa Experian – com Fabiola Abdalla Café + Interação! 16h às 17h30 Parte 2 4. Soluções e Práticas para GC e Inovação – conceitos e métodos 5. Implantação e Mobilização para GC e Inovação – conceitos e métodos 6. GC na Prática: a Experiência da Sabesp – com William Ramalho 7. Conclusões e Perspectivas
Agenda 1. O Contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento 14h às 15h30 Parte 1 1. O Contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento 2. Diagnóstico e Estratégia para GC e Inovação – conceitos e métodos 3. GC na Prática: a Experiência da Serasa Experian – com Fabiola Abdalla Café + Interação! 16h às 17h30 Parte 2 4. Soluções e Práticas para GC e Inovação – conceitos e métodos 5. Implantação e Mobilização para GC e Inovação – conceitos e métodos 6. GC na Prática: a Experiência da Sabesp – com William Ramalho 7. Conclusões e Perspectivas
Desenvol-vimento Humano O conhecimento sob diferentes perspectivas Artís-tico Econô-mico Fluido Desenvol-vimento Humano Emer-gente Fractal Social Recur-sivo Cientí-fico Espiri-tual Complexi-dade Dinâ-mico Conhecimento Diáló-gico Intan-gível Produ-to Áreas Indiví-duos Ação Cole-tivo ONGs Indivi-dual Proces-so Equi-pes Organi-zações Geração de Valor Dinâ-mica Gover-nos Empre-sas Nações Contex-to Desempenho Propó-sito Inova-ção
Desenvol-vimento Humano Fator Humano na Criação de Valor O conhecimento no desenvolvimento da humanidade ? Conhecimento e talento Criatividade humana Criatividade das máquinas Rotinas e processos Mecânicos, de informação e conhecimento Redes Colaboração Cadeia Força física Fator Humano na Criação de Valor Competição + Cooperação Informatização Internet Feudos Adaptado de Tissen, Andriessen, Deprez (2000) Competição Imprensa Veículos de massa Escrita Prensa Economia agrícola Economia industrial Economia do conhecimento
Forças e Tendências até 2020* Desenvol-vimento Humano Forças e Tendências até 2020* Alcance + Amplo Inflação do tempo1 Longevidade2, 3, 4 Individualismo Transparência Mobilidade Ecossistema Midiático2 Conectividade Global2, 4 Participação Globalização3, 4 Economia do Conhecimento3, 4 2010 2020 Responsabilidade Social4 Personalização3 Mundo Computadorizado2 Novos Formatos de Organização2, 3, 4 Social Learning4 Smart Machines2 1. J. Cross 2. IFF 3. EIU 4. Meister &Willyerd Alcance + Restrito * Não exaustivo
O conhecimento e os diferentes níveis de organização Organi-zações O conhecimento e os diferentes níveis de organização governos organizações indivíduos times áreas cadeias setores países blocos
O conhecimento como ativo intangível Complexi-dade O conhecimento como ativo intangível Características dos ativos intangíveis: Emergentes – não existem a priori, surgem a partir de determinadas condições e fenômenos Fluidos – assumem diversas “formas”, é difícil identificar seu “formato” Dinâmicos – são altamente mutáveis e se transformam rapidamente Complexos – influenciam e são influenciados simultaneamente por múltiplas variáveis (recursivo, dialógico, fractal) Abordagem: Capacidade de abstração Tolerância à incerteza Transdisciplinaridade Visão sistêmica Continuidade
Processos Corporativos / Estratégicos Geração de Valor O conhecimento na geração de valor Processos Corporativos / Estratégicos Produção Logística Vendas Processos de Suporte
O conhecimento na geração de valor INSUMOS PRODUTOS RECURSOS RESULTADOS
O conhecimento na geração de valor INSUMOS PRODUTOS FORNECEDORES CLIENTES PARCEIROS ACIONISTAS RECURSOS RESULTADOS
propriedade intelectual Geração de Valor O conhecimento na geração de valor conheci- mento cultura imagem reputação FLUXOS INTANGÍVEIS propriedade intelectual marca relaciona-mentos talentos métodos processos redes
Qual o papel do conhecimento e da colaboração na geração de valor para minha organização hoje? E qual será nos próximos 5 a 10 anos?
Gestão do Conhecimento para Geração de Valor Conhecimento > vetor do desenvolvimento da humanidade Conhecimento > essencial para atuação em ambiente de crescente complexidade Conhecimento > essencial para a geração de valor em todos os níveis de organização Conhecimento > complexidade e intangibilidade exigem abordagem diferenciada A geração de valor pode ser impulsionada por meio da gestão do conhecimento
Estratégia e Governança Infraestrutura e Ferramentas Elementos-chave de um modelo de Gestão do Conhecimento Estratégia e Governança mobilização captura inovação Inputs Organizacionais Outputs Organizacionais negócio © TerraForum Consultores Infraestrutura e Ferramentas
Desenvolvimento de um modelo de Gestão do Conhecimento Contexto do Negócio e da Organização Desafios Estratégicos Portfólio de Iniciativas Plano de Implementação e Sustentação de GC Conhecimentos Críticos Diretrizes Estratégicas de GC Processos de GC Organizacional Fluxos de conhecimento Governança e Indicadores de GC © TerraForum Consultores
Agenda 1. O contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento 14h às 15h30 Parte 1 1. O contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento 2. Diagnóstico e Estratégia para GC e Inovação – conceitos e métodos 3. GC na prática: a experiência da Serasa Experian – com Fabiola Abdalla Café + Interação! 16h às 17h30 Parte 2 4. Soluções e Práticas para GC e Inovação – conceitos e métodos 5. Implantação e Mobilização para GC e Inovação – conceitos e métodos 6. GC na prática: a experiência da Sabesp – com William Ramalho 7. Conclusões e perspectivas
Desenvolvimento de um modelo de Gestão do Conhecimento Contexto do Negócio e da Organização Desafios Estratégicos Portfólio de Iniciativas Plano de Implementação e Sustentação de GC Conhecimentos Críticos Diretrizes Estratégicas de GC Processos de GC Organizacional Fluxos de conhecimento Governança e Indicadores de GC © TerraForum Consultores
Diagnóstico de GC: ambiente, cadeia e organização É fundamental entender os diversos níveis de contexto e os desafios em cada um deles Fluxos de bens e recursos Fluxos de ativos intangíveis © TerraForum Consultores desafios
Método OKA: Organizational Knowledge Assessment Diagnóstico de GC: contexto interno do conhecimento Método OKA: Organizational Knowledge Assessment
Diagnóstico de GC: identificação dos conhecimentos críticos Identificar os conhecimentos de maior impacto no negócio (conhecimentos críticos) ajuda a orientar os esforços de GC
Diagnóstico de GC: mapeamento das redes de conhecimento Entender os fluxos dos conhecimentos críticos permite estabelecer estratégias e táticas para aprimorar esses fluxos
Estratégia de GC: direcionamento estratégico Os desafios estratégicos da organização devem ser a base para a identificação dos desafios de conhecimento e definição das diretrizes de GC Enunciados Estratégicos (missão, visão, valores) Oportunidades e lacunas relacionadas aos Conhecimentos Críticos Mapa Estratégico / BSC Diretrizes Estratégicas de Gestão do Conhecimento Desafios e oportunidades relacionados aos fluxos de conhecimento Desafios, Objetivos e Metas de Curto e Longo Prazo
Como acontece o fluxo de conhecimento na sua organização? Diagnóstico de GC: mapeamento das redes de conhecimento Como acontece o fluxo de conhecimento na sua organização?
Diagnóstico de GC: mapeamento das redes de conhecimento estruturado reativo planejado informal
Agenda 1. O contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento 14h às 15h30 Parte 1 1. O contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento 2. Diagnóstico e Estratégia para GC e Inovação – conceitos e métodos 3. GC na prática: a experiência da Serasa Experian – com Fabiola Abdalla Café + Interação! 16h às 17h30 Parte 2 4. Soluções e Práticas para GC e Inovação – conceitos e métodos 5. Implantação e Mobilização para GC e Inovação – conceitos e métodos 6. GC na prática: a experiência da Sabesp – com William Ramalho 7. Conclusões e perspectivas
GC na prática: discussão da experiência da Serasa Experian – com Fabiola Abdalla
Estratégia e Governança Infraestrutura e Ferramentas Elementos-chave de um modelo de Gestão do Conhecimento Estratégia e Governança mobilização captura inovação Inputs Organizacionais Outputs Organizacionais negócio © TerraForum Consultores Infraestrutura e Ferramentas
Agenda 1. O contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento 14h às 15h30 Parte 1 1. O contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento 2. Diagnóstico e Estratégia para GC e Inovação – conceitos e métodos 3. GC na prática: a experiência da Serasa Experian – com Fabiola Abdalla Café + Interação! 16h às 17h30 Parte 2 4. Soluções e Práticas para GC e Inovação – conceitos e métodos 5. Implantação e Mobilização para GC e Inovação – conceitos e métodos 6. GC na prática: a experiência da Sabesp – com William Ramalho 7. Conclusões e perspectivas
Gestão do Conhecimento e da Inovação Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Colaborativa Aprender Colaborar Inovar Estratégia de Negócio Geração de Valor Gestão do Conhecimento e da Inovação
Estratégia e Governança Infraestrutura e Ferramentas Elementos-chave de um modelo de Gestão do Conhecimento Estratégia e Governança mobilização captura inovação Inputs Organizacionais Outputs Organizacionais negócio © TerraForum Consultores Infraestrutura e Ferramentas
Desenvolvimento de um modelo de Gestão do Conhecimento Contexto do Negócio e da Organização Desafios Estratégicos Portfólio de Iniciativas Plano de Implementação e Sustentação de GC Conhecimentos Críticos Diretrizes Estratégicas de GC Processos de GC Organizacional Fluxos de conhecimento Governança e Indicadores de GC © TerraForum Consultores
Desenvolvimento de um modelo de Gestão do Conhecimento Contexto do Negócio e da Organização Desafios Estratégicos Portfólio de Iniciativas Plano de Implementação e Sustentação de GC Conhecimentos Críticos Diretrizes Estratégicas de GC Processos de GC Organizacional Fluxos de conhecimento Governança e Indicadores de GC © TerraForum Consultores
Fundamentos: formas de conversão do conhecimento
Soluções e Práticas para GC e Inovação: conceitos e métodos
Gestão do Conhecimento como processo organizacional
Gestão do Conhecimento como processo
Soluções e Práticas para GC e Inovação: conceitos e métodos
Soluções e Práticas para GC e Inovação: conceitos e métodos Monitoramento e desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias emergentes Prospecção Colaboração Interação Práticas de gestão do conhecimento e aprendizagem colaborativa Captura Mobilização Inovação Formação e desenvolvimento técnico sólidos Internamente Externamente Conceitual Prático
programa de boas práticas Soluções e Práticas para GC e Inovação: conceitos e métodos Monitoramento e desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias emergentes Prospecção Colaboração Interação Práticas de gestão do conhecimento e aprendizagem colaborativa Captura Mobilização Inovação Formação e desenvolvimento técnico sólidos Internamente Externamente Conceitual Prático technology roadmap crowdsourcing painéis open innovation joint projects comunidades storytelling eventos programa de boas práticas programa de ideias Educação corporativa Mentoria Mentoria Vivências técnica Tutoria EXEMPLO
Agenda 1. O contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento 14h às 15h30 Parte 1 1. O contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento 2. Diagnóstico e Estratégia para GC e Inovação – conceitos e métodos 3. GC na prática: a experiência da Serasa Experian – com Fabiola Abdalla Café + Interação! 16h às 17h30 Parte 2 4. Soluções e Práticas para GC e Inovação – conceitos e métodos 5. Implantação e Mobilização para GC e Inovação – conceitos e métodos 6. GC na prática: a experiência da Sabesp – com William Ramalho 7. Conclusões e perspectivas
Pense nas práticas relacionadas a conhecimento existentes em sua organização (estruturadas ou não). Quais são bem-sucedidas? Por quê? Quais estão aquém das expectativas? Por quê
Estratégia e Governança Infraestrutura e Ferramentas Elementos-chave de um modelo de Gestão do Conhecimento Estratégia e Governança mobilização captura inovação Inputs Organizacionais Outputs Organizacionais negócio © TerraForum Consultores Infraestrutura e Ferramentas
Estratégia e Governança Infraestrutura e Ferramentas Inserindo a GC nas práticas da organização Responsabilidades de Nível Estratégico Responsabilidades de Nível Tático Responsabilidades de Nível Operacional Estratégia e Governança Estruturação e apoio aos fluxos de conhecimento inerentes aos principais processos do negócio Definição de papeis e responsabilidades Definição de um modelo de governança Definição de rotinas consultivas e deliberativas mobilização captura inovação negócio Infraestrutura e Ferramentas
Estratégia e Governança Infraestrutura e Ferramentas Inserindo a GC nas práticas da organização Estratégia e Governança Indicadores de evolução estratégica Indicadores relacionados a processos e práticas Indicadores de eficiência e efetividade Definição de indicadores para os processos-chave de GC Indicadores de ciclos longos para os processos estratégicos e de ciclos curtos para processos táticos / operacionais Medir eficiência das práticas de GC e efetividade /contribuição para os resultados do negócio mobilização captura inovação negócio Infraestrutura e Ferramentas
Modelo de governança de GC - exemplo
Indicadores de GC - exemplo Recursos investidos Eficiência dos processos Produtos de conhecimento gerados Contribuições para o negócio EXEMPLO
Implantação e evolução da GC - referências
Implantação e evolução da GC - referências
Plano de implantação de GC - exemplo
Desenvolvimento de um modelo de Gestão do Conhecimento Contexto do Negócio e da Organização Desafios Estratégicos Portfólio de Iniciativas Plano de Implementação e Sustentação de GC Conhecimentos Críticos Diretrizes Estratégicas de GC Processos de GC Organizacional Fluxos de conhecimento Governança e Indicadores de GC © TerraForum Consultores
Agenda 1. O contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento 14h às 15h30 Parte 1 1. O contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento 2. Diagnóstico e Estratégia para GC e Inovação – conceitos e métodos 3. GC na prática: a experiência da Serasa Experian – com Fabiola Abdalla Café + Interação! 16h às 17h30 Parte 2 4. Soluções e Práticas para GC e Inovação – conceitos e métodos 5. Implantação e Mobilização para GC e Inovação – conceitos e métodos 6. GC na prática: a experiência da Sabesp – com William Ramalho 7. Conclusões e perspectivas
GC na prática: discussão da experiência da Sabesp – com William Ramalho
Agenda 1. O contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento 14h às 15h30 Parte 1 1. O contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento 2. Diagnóstico e Estratégia para GC e Inovação – conceitos e métodos 3. GC na prática: a experiência da Serasa Experian – com Fabiola Abdalla Café + Interação! 16h às 17h30 Parte 2 4. Soluções e Práticas para GC e Inovação – conceitos e métodos 5. Implantação e Mobilização para GC e Inovação – conceitos e métodos 6. GC na prática: a experiência da Sabesp – com William Ramalho 7. Conclusões e perspectivas
Estratégia e Governança Infraestrutura e Ferramentas Elementos-chave de um modelo de Gestão do Conhecimento Estratégia e Governança mobilização captura inovação Inputs Organizacionais Outputs Organizacionais negócio © TerraForum Consultores Infraestrutura e Ferramentas
Desenvolvimento de um modelo de Gestão do Conhecimento Contexto do Negócio e da Organização Desafios Estratégicos Portfólio de Iniciativas Plano de Implementação e Sustentação de GC Conhecimentos Críticos Diretrizes Estratégicas de GC Processos de GC Organizacional Fluxos de conhecimento Governança e Indicadores de GC © TerraForum Consultores
Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Colaborativa Os fluxos intangíveis são parte essencial de qualquer negócio ou organização, e como tal devem contar com esforços de gestão. A capacidade de aprender e colaborar, interna e externamente, é essencial para o desempenho e para a inovação nas organizações. A gestão do conhecimento e da inovação, abordada de forma sistêmica e estratégica, é um dos maiores alavancadores da geração de valor para as próximas décadas.
Referências recomendadas Fundamentos: Criação de Conhecimento na Empresa (NONAKA, Ikujiro / TAKEUCHI, Hirotaka) Gestão do Conhecimento: O Grande Desafio Empresarial (TERRA, José Cláudio) Cultivating communities of practice - A guide to managing knowledge (WENGER, E. / MCDERMOTT, R. / SNYDER, W) Working Knowledge (DAVENPORT, Thomas/ PRUSAK, Laurence) Artigos: Gestão do Conhecimento: Por onde começar? (http://migre.me/4B5c5) Da Educação Corporativa à Aprendizagem Contextual (http://migre.me/4B5h0) Storytelling como ferramenta de gestão (http://migre.me/4B5id) Governo 2.0: práticas e iniciativas de Gestão do Conhecimento aplicadas no Setor Público (http://migre.me/4B5jj) Espaços de Trabalho na Era do Conhecimento (http://migre.me/4B5jJ) Does your organization have an asking Problem? (DIXON, Nancy) Identifying key knowledge area in the professional services industry (CARRIÓN, Gabriel) When Expertise Departs - Adressing the risk of Knowledge Loss (Knoco)
Obrigado! 8-)= Beto do Valle TerraForum bvalle@terraforum.com.br Twitter: @BetoDoValleTF LinkedIn: betodovalle