Mídias (TICs) na Educação Física Profª Drª MARLI HATJE CEFD/UFSM NEP-COMEFE E-mail: hatjehammes@yahoo.com.br.

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Mídias (TICs) na Educação Física Profª Drª MARLI HATJE CEFD/UFSM NEP-COMEFE E-mail: hatjehammes@yahoo.com.br

Você é um...? TECNOFÍLICO TECNOFÓBICO

Conceituando Mídia

Tecnologia de Comunicação Tecnologia de Informação Formas de gerar, armazenar, processar e reproduzir a informação Tecnologia de Comunicação Formas de veicular a informação

Educar para a comunicação (senso crítico) Educar para a comunicação (senso crítico). Integra os diferentes meios as práticas pedagógicas. EDUCOMUNICAÇÃO Processo que envolve a participação ativa dos sujeitos, a colaboração e o compartilhamento das experiências, a produção de novas linguagens e interpretações, a partir das TIC´s e seus discursos. Educação para a cidadania (Fantin). MÍDIA-EDUCAÇÃO LINGUAGEM MULTIMODAL Som, texto, imagem e animação (Demo). Linguagem Digital – Jogos Eletrônicos

É aquela que valoriza o contexto (origem) do aluno. Permitem a distribuição ou comunicação digital das obras intelectuais escritas, sonoras ou visuais. Ex.: computador, jogos eletrônicos, celular, etc. MÍDIAS DIGITAIS Informam e funcionam como fontes de informação bruta, sem reflexão. Ex.: TV, jornal, rádio. MÍDIAS TRADICIONAIS APRENDIZAGEM SITUADA É aquela que valoriza o contexto (origem) do aluno.

QUAL A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO? Elas ampliam as formas de aquisição e produção do conhecimento. Pessoas conectadas; Possibilidades de aprendizagem; Homens aprendem em comunidade; Freire 1987 As TICs conectam pessoas; Proporcionam uma mudança no centro de gravidade da escola: De centro de ensino para centro de aprendizagem; Simens 2004 As TICs potencializam interações; Criam novos espaços de aprendizagens; Vigotsky 1984

VÍDEO/DOCUMENTÁRIO/ TV A partir da escrita se dá a autonomia da informação (Kenski, 2007). Estimula a leitura, expressão, interpretação, produção crítica do conhecimento pelo aluno, ampliando sua capacidade de questionamento e reflexão. Mais espaço e aprofundamento. JORNAL Linguagem sedutora, emotiva e prazerosa. Possibilita gravação de imagens em movimento, animação composta por fotos sequenciais, que resultam em uma linguagem multimodal, onde o aluno atua, ao mesmo tempo como produtor e protagonista de sua aprendizagem. VÍDEO/DOCUMENTÁRIO/ TV Privilegia a expressão oral, o imediatismo, a mobilidade, a autonomia, credibilidade e o baixo custo. Repetição e Memorização. DE RÁDIO

Ferramenta digital de apoio às aprendizagens Ferramenta digital de apoio às aprendizagens. Promove a interação, entre alunos e professores. Requer autoria. Espaço para criar, redigir, se expor, discutir e interagir. BLOG/SITES OPINIÃO Autoria. Expressar sua opinião através de diferentes linguagens (som, texto, desenho) 9

O uso da linguagem multimodal desperta maior interesse do aluno; VANTAGENS DESAFIOS O uso da linguagem multimodal desperta maior interesse do aluno; Passagem de uma consciência ingênua para uma consciência crítica; Sujeitos ativos na produção de conhecimentos; Linguagem sedutora, emotiva e prazerosa. Superar a resistência, os embates e os conflitos; Incorporar a linguagem do século XXI (internet) que permite a interação com o mundo; Hierarquizar as informações; “Temos uma situação em que a escola é do século 19, o professor é do século 20, mas o aluno é do século 21. Precisamos colocar todos no mesmo século”. (Mozard Neves Ramos, DSM, 30/8/2012, p.10 e 11)

Porque as TICs na EFE? Dimensão Atitudinal Dimensão Conceitual Superar uma perspectiva histórica fragmentada Ensino dos esportes Ensino da ginástica Conteúdos PROCEDIMENTAIS Dimensão Atitudinal Dimensão Conceitual Dimensão Procedimental (DARIDO,2012)

Compreensão do fazer pedagógico com as mídias na EF Compreender a importância da mídia na EFE está superada Compreensão do fazer pedagógico com as mídias na EF Educação para as mídias Educação com as mídias Educação pelas mídias

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E MÍDIA COMO TEMÁTICA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM PERIÓDICOS NACIONAIS

Pesquisa: TICs na Formação Inicial em EF Fonte: Hatje et all, 2013

A Educação Física Escolar (Pesquisa) 30% das escolas não oferecerem espaço para a prática da Educação Física (quadras ou um espaço destinado à atividade); 13% das escolas pesquisadas não têm bola de futebol 56% das escolas não possuem vestiário. 74% dos professores deram nota 8,2, pela satisfação em trabalhar com a E.F. 30% das escolas não oferecerem espaço para a prática da Educação Física (quadras ou um espaço destinado à atividade); 13% das escolas pesquisadas não têm bola de futebol 56% das escolas não possuem vestiário. 74% dos professores deram nota 8,2, pela satisfação em trabalhar com a E.F. 41% dos professores afirmaram que os alunos faltam bastante às aulas de Educação Física. O índice sinaliza problemas de motivação por parte dos discentes ; De cada 50min de aula, “apenas” 29 min são dedicados para atividades práticas; 75% dos professores recorrem a atividades livres (sem intervenção).

AS TICS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS 92% das escolas públicas urbanas tinham computadores conectados à internet 4% dos equipamentos estão na sala de aula 64% dos professores acreditam que os alunos sabem mais do que eles sobre uso da informática 75% dos educadores dependem de apoio informal para usar a informática na educação Fonte: Diário de Santa Maria, 30/08/2012 – páginas 10 e 11.

SALAS INFORRICAS X INFOPOBRES Como podemos definir um ambiente educacional em que prevalece o contexto interativo? É quando o professor interrompe a tradição da “pedagogia da transmissão”, quando deixa de lado o papel de “apresentador” (Coscarelli e Ribeiro, 2012). O contexto educacional brasileiro, hoje, conta com salas INFORRICAS ou INFOPOBRES. Qual o grande desafio diante deste contexto?

O estudante está preparado para ambientes educacionais baseadas em processos comunicacionais dialógicos, bidirecionais, multidirecionais? Para ser interativa, a sala de aula precisa de informática? Não. É possível superar o esquema clássico da “pedagogia da transmissão” sem o uso da TICs? SIM – NÃO...

Qual o perfil do aluno e do Professor da EFE?

Nossos (futuros) alunos...

Crianças com menos de 12 anos – Geração Z – nasceram em mundo rápido e tecnológico. “Não gosto de praticar esportes, prefiro jogar videogame” (Vincenzo Lima, 6 anos) (O Dia online, 3/1/11). Resultado de pesquisa Sulamericano Kiddos: em 7 países da América Latina, crianças e adolescentes estão praticando menos atividades físicas e virando “Cyberesportistas”. Mundo virtual faz parte de 82,6% dos estudantes gaúchos 9CP, 17/05/2013); 70% dos estudantes gaúchos têm celular (idem) Acesso à internet pelos gaúchos aumentou 117% (acima de 10 anos) – 2005 a 2011. São TECNOFÍLICOS

O PAPEL DO (NOVO)PROFESSOR- TECNOFÓBICOS

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA “Transição à cultura audiovisual”.

Desafio.... Uma aula de Educação Física diferente é possível? É necessária?

SIM... mas sem excluir a prática - identidade O PARADOXO.... Como utilizar as TICs para o jovem descobrir, sentir e reconhecer a importância da Educação Física? As TICs que também o tornam sedentário, obeso e desmotivado à prática da A.F.

EXPERIÊNCIA COM IMAGEM/OPINIÃO “MINHA EDUCAÇÃO FÍSICA ERA ASSIM EXPERIÊNCIA COM IMAGEM/OPINIÃO “MINHA EDUCAÇÃO FÍSICA ERA ASSIM! E A SUA?”

EXPERIÊNCIA COM TEXTO + VÍDEO Desde crianças aprendemos vendo histórias dos outros...Aqui...

Parceria com SMEd/NTEM Mídias Digitais e Tradicionais na Educação Básica: experiência interdisciplinar docente a partir da E.F. Parceria com SMEd/NTEM de Santa Maria – RS PROLICEN - UFSM

EXPERIÊNCIA COM MÍDIA IMPRESSA

EXPERIÊNCIA COM MÍDIA RÁDIO (1998 E 2010) EDUCAÇÃO FÍSICA EM FORMA E ESPORTE EM CENA Bullyng (2011)

EXPERIÊNCIA COM MÍDIA TV (2010) ESPORTE EM CENA

Documentários das escolas municipais de Santa Maria

EXPERIÊNCIA COM A MÍDIA COMPUTADOR Webquest Caça ao tesouro Blogs

CONSIDERAÇÕES FINAIS O que estimula a inatividade física? O uso pedagógico da mídia nas aulas de EFE pode ser utilizada como ferramenta ou estratégia pedagógica no ensino dos conteúdos; Importância da continuidade dos trabalhos nas escolas; As ações pedagógicas dos alunos da UFSM giram em torno das mídias tradicionais; As IES e as escola precisam compreender e incorporar as novas linguagens; O que estimula a inatividade física? As mídias são aliadas ou inimigas da EFE? Afinal, como profissionais da EF vocês são tecnofóbicos ou tecnofílicos?

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA PROJETOS SICHONANY, L, HATJE, M. A contribuição dos programas esportivos da televisão brasileira à formação e atuação profissional em educação física. NEP- COMEFE:CEFD:UFSM- TCC, 2012 SOUZA, C. VEIGA, C. HATJE, M. Educação física escolar e mídia como temática de produção de conhecimento em periódicos nacionais. NEP- COMEFE:CEFDUFSM:, Pesquisa, 2012. MONASSA, M. Geração Digital x Nintendo Wii: que relação é essa quando o assunto é atividade física? NEP-COMEFE:CEFD/UFSM, TCC 2011. CASAROTTO, V. RODRIGUES, M. SICHONANY, L. FRIZZO, L. HATJE, M. A presença da mídia e das tecnologias na formação inicial em Educação Física no Rio Grande do Sul – Brasil. NEP- COMEFE:CEFD:UFSM, Pesquisa, 2012. HATJE, M. LUIZ, S. , SAAVEDRA, M. VEIGA, C. Midias digitais e tradicionais na educação básica: experiência interdisciplinar docente a partir da educação física. NEP- COMEFE:CEFD:UFSM, Pesquisa/Ensino, 2012.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA OUTRAS REFERÊNCIAS BETTI, Mauro. Esporte na mídia ou esporte da mídia? Motrivivência, no XII, n. 17, p.107-111, set. 2001. COSCARELLI, Carla Viana e RIBEIRO, Ana Elisa. “Vivemos em um cenário midiático muito favorável à educação cidadã”. Presença Pedagógica, v.18, n.106, jul/ago 2012.

MUITO OBRIGADA. Profª Drª MARLI HATJE CEFD/UFSM NEP-COMEFE (www. ufsm MUITO OBRIGADA! Profª Drª MARLI HATJE CEFD/UFSM NEP-COMEFE (www.ufsm.br/comefe) E-mail: hatjehammes@yahoo.com.br