Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANÁLISES DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE
Advertisements

HACCP Segurança Alimentar
ENCERRA UM SISTEMA QUE PERMITE:
Ciências Naturais – 9.o ano
APLICA-SE A: todas as edificações; áreas de risco; onde houver necessidade de instalação de extintores de incêndio. Estabelecer critérios para proteção.
RISCOS. Processo de identificação de perigos Observação, descrição e a classificação.
21ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho Jornada Dr. Sérgio Xavier da Costa Porto Alegre, outubro de 2014.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL. Princípios norteadores do Direito Ambiental “Os princípios ambientais insculpidos na Lei Maior estão voltados para a.
NR 36 – Segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados.
Estrutura do SGSO no SISCEAB A presentar a Estrutura do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional no SISCEAB. Objetivo.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Trabalho da disciplina de Higiene e Microbiologia dos Alimentos Professora Bruna Melo.
NOÇÕES DE SEGURANÇA EM TRABALHOS DE RECICLAGEM. Profª. Engenheira de Segurança do Trabalho Renata Moreira de Sá e Silva.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
Administração do composto de preço
LEGISLAÇÃO – garantia qualidade matérias primas e produto acabado
Higiene dos alimentos Projeto de Extensão: Aplicação dos conceitos básicos sobre posse responsável de animais e principais zoonose urbanas para educação.
A Origem do conceito  Até meados do séc. XX FAZIA-SE DE TUDO
LEG. E PRINCÍPIOS SANITÁRIOS:GARANTIA DE QUALIDADE ALIMENTAR
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Introdução à biossegurança Thayssa Karoline Enfermeira especialista em Urgência e emergência.
Os setores da economia A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos.
Que relação existe entre a ocorrência de doenças e a ação de agentes patogénicos ambientais, biológicos, físicos e químicos? Agentes patogénicos biológicos.
SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA
Poluição no Ar e Poluição do Solo
Planejamento do Projeto Exemplo
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
História Natural da Doença
Consumo energético e gasto calórico
Gerenciamento de Riscos Ambientais
Elementos chaves/ Aplicação:
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
Prof. Me. Cássio Resende de Morais
Aula 1: Introdução à Análise Bromatologia
Gestão estratégica.
P A D C CICLO PDCA DE CONTROLE DE PROCESSOS (Plan) (Action) (Do)
CONHECIMENTOS SENSÍVEIS
Este trabalho foi elaborado, em grupo, solicitado pela formadora Maria João Canudo, no âmbito do módulo STC_6 – Sociedade, Tecnologia e Ciência, Ruralidade.
Correção das atividades
Vendendo um produto ou serviço
Bromatologia UNIDADE I
Douglas Pereira da Silva
Marketing Socioambiental
A Influência da Gestão Ambiental na Segurança do Trabalho
A Importância das TIC na Restauração
Logística e Gerenciamento da
GSI – Tópicos Avançados em Engenharia de Software
MBA em Gestão de Projetos
Sistemas de Informação e Pesquisa de Marketing Global
elaboração de plano de ação
História Natural da Doença
RISCOS ASSOCIADOS À APLICAÇÃO DO LODO DE ESGOTO NA AGRICULTURA
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
Introdução à aplicação do APCPC
BENCHMARK O que é BENCHMARK
Processo de identificação de riscos Observação, descrição e a classificação.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Prof.: José Ozildo. O que é tecnologia de alimentos?
“ É o conjunto de medidas (atividades) que visam preservar (modificar) o ambiente com o objetivo de prevenir doenças e melhorar as condições de saúde”
Mentalidade de Risco SGI
Atividade: Elaboração de um plano para implementação de Boas Práticas
Vigilância em Serviços de Saúde. NILENE DUARTE. Conceito de Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei  “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento,
Nutrição: quais são as principais áreas de atuação de um nutricionista e como anda o mercado de trabalho para este profissional?
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
LEGISLAÇÃO – garantia qualidade matérias primas e produto acabado
Executar as atividades
Tratamento de Não Conformidade Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Requisito.
Transcrição da apresentação:

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle APPCC Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle

A qualidade hoje é uma vantagem competitiva que diferencia uma empresa de outra, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à sua expectativa no momento de adquirir um determinado produto. Logo, as empresas que não estiverem preocupadas com esta busca pela qualidade poderão ficar à margem do mercado consumidor.

Quando se fala em qualidade para a indústria de alimentos, o aspecto segurança do produto é sempre um fator determinante, pois qualquer problema pode comprometer a saúde do consumidor. É de se esperar, pois, que as boas empresas que atuam nesse ramo de atividade tenham algum sistema eficaz para exercer esse controle.

A HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) ou APPCC é a sigla para análise de perigos e pontos críticos de controle, um sistema baseado numa forma sistemática de identificar e analisar os perigos associados com a produção de alimentos e definir maneiras para controlá-los.

A legislação em segurança do alimento é geralmente entendida como um conjunto de procedimentos, diretrizes e regulamentos elaborados pelas autoridades, direcionados para a proteção da saúde pública.

A APPCC foi uma ferramenta desenvolvida originalmente pelo setor privado para garantir a segurança do produto e atualmente está sendo introduzida na legislação de vários países .

As seis etapas do processo de avaliação dos riscos: · O produto é direcionado para o consumidor na população de alto risco? · O produto contém ingredientes sensíveis? · Há uma etapa que destrói os microrganismos patogênicos?

. Há possibilidade de recontaminação do produto após a etapa de eliminação dos patógenos? · Há possibilidade do produto estragar durante a distribuição ou consumo? · Há um tratamento térmico final?

O sistema de HACCP consiste em seguir os seguintes princípios: · Identificar os perigos e analisar os riscos de severidade e probabilidade de ocorrência; · Determinar os pontos críticos de controle necessários para controlar os perigos identificados; · Especificar os limites críticos para garantir que a operação está sob controle nos pontos críticos de controle (PCC);

· Estabelecer e implementar o monitoramento do sistema; · Executar as ações corretivas quando os limites críticos não foram atendidos; · Verificar o sistema; · Manter registros.

Os perigos podem ser provocados por: · A presença inaceitável de uma contaminação química, física ou microbiológica na matéria-prima, no produto semifabricado ou no produto final; · Potencial de crescimento ou de sobrevivência de microorganismos ou de produção de substâncias químicas no produto semifabricado, no produto final ou no ambiente da linha de produção; e · Recontaminação do produto semifabricado ou do produto final com microorganismos, produtos químicos ou corpos estranhos.

Vários perigos podem comprometer a segurança dos alimentos, tais como: · Microbiológico (coliforme fecal, Salmonella, Listeria); · Nutricional (consumo de gordura, nível de obesidade); · Ambiental (pesticida, metal pesado, nitrato); · Natural (ingredientes); e · Aditivos alimentares.

A contaminação microbiológica é conhecida como a mais ameaçadora à saúde humana; contudo, a presença de resíduos químicos também oferece grande ameaça, principalmente quando analisados os efeitos no longo prazo. Além disso, a contaminação microbiológica pode ser bastante controlada, pelas Boas Práticas de Higiene, durante o manuseio e processamento dos alimentos, enquanto a contaminação química é em geral bastante difícil de ser controlada.

HACCP é uma técnica sistemática e racional para se prevenir a produção de alimentos contaminados, baseada em análises e evidências científicas. Representa uma atitude pró-ativa para prevenir danos à saúde e enfatizar a prevenção de problemas, ao invés de se focar no teste do produto final. Pode ser utilizado em qualquer estágio da cadeia de produção, desde a produção primária até a distribuição, e até mesmo nos locais que oferecem serviços de alimentação e em casa.