Organização e Prática da Educação Infantil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

Centro de Apoio Operacional à Infância e Juventude
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
CENTRO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIO PRÉ-ESCOLAR ESTRELINHA
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
O Currículo na Educação Infantil
CEI JARDIM SHANGRI-LÁ PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
REUNIÃO COM O SETOR VILA PRUDENTE
CEI JARDIM SHANGRI-LÁ PROJETO PEDAGÓGICO 2011.
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
E.M.Epitácio Campos 1º Bimestre Reunião de Pais
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO Todos os aspectos da educação devem ser observados
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Essa é minha escola.
Programas sociais para a infância
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Perfil do Profissional
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
FORMAÇÃO III ESA Formação do Educador: A Escola enquanto cenário, sujeito e objeto da formação.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
QUESTÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE PALESTRANTE:NILMA PAES BARRETO aLVES.
A INVENÇÃO DA INFÂNCIA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Tempo de Escola e Qualidade na Educação Pública
Valorizando a cultura da criança: A Importância do Brincar
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
Data da fundação 08 de setembro de de setembro de anos de história! 1051 Associados entre categorias de profissionais e estudantes.
Sistemas de Educação inclusivos
Capítulo 03 Aula dia 09/09/13 Profª Karina Oliveira Bezerra
Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito da criança de o a 6 anos à educação, contendo diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a área.
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
Os aspectos filosóficos do ambiente escolar Aula 12
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
AVALIAR PARA PROMOVER: AS SETAS DO CAMINHO
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Política Educacional Brasileira
Construindo uma competência específica da prática docente na Educação Infantil a partir das idéias de Terezinha Rios “Fazer um trabalho competente, ser.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Paralelo das principais Leis
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
Educação Especial: Surdez
AVALIAÇÃO.
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
UNIDADE I: Introdução ao estudo da Educação Infantil. Profª. Ms Maria Celeste Rocha FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
O papel pedagógico do órgão gestor
Gostar das crianças é essencial, mas não basta. A pessoa tem de estar preparada para cuidar e educar. Precisa saber lidar com imprevistos, se relacionar.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Rua Heitor Penteado, Sumarezinho - São Paulo/SP - CEP – Fs e
Matriz de avaliação processual
SERVIÇO DE PSICOLOGIA - CEDEBA
Transcrição da apresentação:

Organização e Prática da Educação Infantil

Estágio Conhecer, ler e analisar o Projeto Político Pedagógico. Acompanhar e conhecer a rotina do trabalho de gestão. Observar e conhecer a rotina da instituição. Fazer um levantamento dos profissionais envolvidos (função e formação).

Formação Profissional É tarefa urgente repensar a formação profissional de todos os que trabalham com crianças de 0 a 6 anos. Historicamente, a formação do docente da área tem sido extremamente pobre ou inexistente. A concepção assistencialista fez com que pessoas sem qualificação profissional específica fossem recrutadas para cuidar das crianças e interagir com elas.

O modelo familiar/materno de cuidado nega a exigência de profissionalização. Espera-se que o profissional tenha paciência, seja afetivo e firme na condução do grupo. Exige-se pouco conhecimento elaborado acerca das funções da educação infantil, do desenvolvimento das crianças e das diversas dimensões que nos possibilitam conhecer o mundo.

Modelo higienista defende a formação de puericultores ou de berçaristas, com conhecimentos e habilidades voltados ao desenvolvimento físico das crianças, priorizando os cuidados de saúde e a satisfação de necessidades básicas como sono, fome, sede e higiene.

Modelo recreacionista propõe o preparo de animadores culturais e especialistas em lazer, que muitas vezes desconhecem as características do desenvolvimento infantil.

Modelo escolar defende a presença de professores polivalentes, que comumente antecipam práticas tradicionais de escolarização, orientadas para a padronização de condutas, ritmos e produções.

Lei 9394/96, artigo 29 Educação Infantil, primeira etapa da educação básica. Finalidade - desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Formação de educadores em nível superior, visando a melhoria da qualidade do trabalho pedagógico.

A formação de novas gerações não significa o adestramento de pequenos selvagens por meio de um trabalho em linhas de montagem. A criança não é dependente daquilo que tentam lhe impor como o certo, como verdade única, como formas de ação a serem imitadas, ignorando o divergente e a contradição.

A organização do trabalho infantil deve: abrir mão de um ambiente de silêncio e obediência, concretizar situações em que as crianças se mostrem exploradoras e sejam reconhecidas como interlocutoras inteligentes, que constroem argumentos no confronto com situações estimulantes, respeitar ritmos, desejos e características do pensamento infantil.

Pergunta O que você julga imprescindível na sua formação docente?

Projeto Político Pedagógico Conhecer, ler e identificar aspectos que revelem: A criança como sujeito social e histórico. O trabalho com aspectos culturais. As áreas de conhecimento trabalhadas. As necessidades infantis que são atendidas.