A produção do fracasso escolar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Patologia da aprendizagem ou dificuldade de aprendizagem?
Advertisements

CONCEPÇÕES DE PEDAGOGAS EM (FORM)AÇÃO DOCENTE SOBRE A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Alessandra G. L. Saraiva 2004.
A Psicologia Sócio-Histórica
Como elaborar projetos de pesquisa
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
A Investigação Educacional em Portugal
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
II Congresso do Sistema de Ensino Integral
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Apresentação Disciplinar GEOGRAFIA
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
EDUCAÇÃO POPULAR: Desafio à Democratização da Escola Pública
Educação no contexto do Trabalho
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências
Marco Doutrinal e Marco Operativo
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Desenvolvimento Curricular
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Disciplina: Estágio Supervisionado I
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Desinteresse Escolar Motivado pela Família
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Inês Barbosa de Oliveira
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Repensando prática docente e discente do CEP na busca da qualidade da aprendizagem de todos os alunos, considerando as condições sócio – econômica e cultural.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Alfabetização e /ou letramento?. O que é letramento? Magda Soares explica que: “é em meados dos anos de 1980 que se dá, simultaneamente, a invenção do.
Abordagem sociológica do sistema jurídico
Aprendizagem da matemática
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

A produção do fracasso escolar

Grandes vilões signos matemáticos alfabetização

História A mensuração das diferenças individuais – Galton, Binet – classificação capazes e incapazes. Psicologia: ajustamento e normalização – perspectiva liberal – a sociedade oferece oportunidade para todos.

História Teorias Psicológicas ganham espaço para justificar as desigualdades individuais. Concepções fatalista, psicologizantes, medicalizadas, tecnicistas. Foco no professor (percepção inadequada que tem do aluno), ou no aluno e sua família.

O discurso científico naturaliza o fracasso escolar e dispensa a reflexão pedagógica

Década de 80 Estudos enfocando os fatores estruturais e a criação de políticas públicas. Fracasso escolar – fenômeno multifacetado. Passa pelo entendimento da escola e o seu dia a dia. Discussão dos limites institucionais.

Compreensão maior da Dimensão dessa problemática: Formas de relação pais/escola Análise do contexto sócio-cultural onde a escola está inserida.  A vida cotidiana e a vida na escola produzem o fracasso escolar (Patto)

Nas interações sociais Valores são construídos Normas e regras são elaboradas Significados são produzidos – que podem ser compartilhados ou rejeitados em função das expectativas existentes num dado contexto sócio-cultural. Nesse processo o indivíduo entra em contato com a opinião e reação do outro e constrói suas próprias concepções.

Essas concepções são apropriações de conhecimento, impressões originadas no dia a dia através das interações sociais.

Pesquisa – Nilce Maria Campos Professores e a família dando explicações sobre o fracasso escolar. Informações marcadas pelo preconceito, focalizando características da clientela. Alguns poucos argumentos referiam-se às condições intra-escolares

Professores

Preconceito e esteriótipo sobre a pobreza são usados como justificativa para o insucesso escolar Ausência dos pais Organização familiar Problemas psíquicos Inferioridade cultural e econômica

Poucos abordam aspectos relacionados às condições de ensino Número de alunos por classe Falta de material

Muitos professores consideram os alunos culturalmente inferiores

As novas propostas de ensino: Desorientação nas atividades pedagógicas Incompreensão e por isso não são seguidas

A falta de domínio das propostas pedagógicas: Aumenta o preconceito em relação às crianças de baixa renda. São vistas como incapazes de acompanhar Impedem que os professores atinjam os objetivos fixados pela escola Justificativa do insucesso: carência cultural.

Famílias Em razão da pouca possibilidade de mobilidade social devido à baixa escolaridade há:  Aspirações ideologizadas para os filhos Profissões que exigem maior grau de escolaridade A escola como possibilidade de ascensão social.

Destaca-se A alfabetização é reconhecida como instrumento necessário. Reprovações sucessivas, o desinteresse dos alunos, as dificuldades – modificam as expectativas das famílias e promovem a aceitação.

Embora a escolarização seja idealizada não se constitui como algo fundamental para a sobrevivência. Os conteúdos e metodologias não promovem experiências significativas e, a apropriação dos conhecimentos. As dificuldades reforçam a falta de significados dos conteúdos ensinados.

As famílias incorporam a culpa As famílias incorporam a culpa. Assumem o fatalismo das condições de pobreza em que vivem.