Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE MARKETING PESQUISA DE MERCADO
PESQUISA EM COMUNICAÇÃO É o estudo científico dos elementos que integram o processo comunicativo, a análise de todos os fenômenos relacionados ou gerados pela transmissão de informações, sejam dirigidas a uma única pessoa, a um grupo ou a um vasto público.
PESQUISA EM COMUNICAÇÃO Seus objetos de estudo são: o comunicador, suas intenções, sua organização, sua estrutura operacional, sua história, suas normas éticas ou jurídicas, suas técnicas produtivas; a mensagem e o canal, seu conteúdo, sua forma, sua simbologia, suas técnicas de difusão; o receptor, suas motivações, suas preferências, suas reações, seu comportamento perceptivo; as fontes, sua sistemática para a recuperação de informações.
PESQUISA EM COMUNICAÇÃO É, enfim, o estudo dos efeitos produzidos pela mensagem junto ao receptor, a partir das intenções do comunicador.
PESQUISA DE OPINIÃO A pesquisa da Opinião é a captação do movimento das opiniões : quando os costumes e sentimentos que sustentam a Opinião Pública são postos em questão, ou quando surgem conflitos acerca de um posicionamento.
PESQUISA DE OPINIÃO Neste caso, a Pesquisa de Opinião é um instrumento para a captação do perfil momentâneo de uma situação, em determinado contexto e sem extrapolação. Na medida em que fatores externos, não detectáveis e previsíveis, podem influir significativamente nas tendências da Opinião Pública, o fator tempo é de maior relevância na validade dos resultados obtidos.
CARACTERÍSTICAS DA OPINIÃO PÚBLICA PESQUISA DE OPINIÃO CARACTERÍSTICAS DA OPINIÃO PÚBLICA 1. A O. P. consiste em manifestações de atitudes coletivas, entendendo por atitude um estado mental de disposição, organizado através da experiência e que exerce uma direção ou uma influência dinâmica sobre a resposta do indivíduo a todos os objetos, assuntos e situações com os quais se relaciona. 2. A O. P. implica também na existência de opiniões contrárias. Portanto, pode-se afirmar que a opinião está sempre dividida.
PESQUISA DE OPINIÃO 3. Um dos aspectos mais importantes da O. P. é o grau de informação que as pessoas têm sobre o assunto a opinar. 4. A Opinião Pública não é a soma das opiniões privadas. E isto se dá porque seu suporte é o grupo e não o indivíduo. 5. A Opinião Pública é um fenômeno social, onde não é possível obter a resultante das opiniões individuais privadas sobre um tema dado.
PESQUISA DE OPINIÃO A finalidade primordial da Pesquisa de Opinião é captar o movimento das opiniões do consenso social num dado momento e num contexto específico e que permitam a possibilidade, através dos resultados, de obter documentos que permitam analisar a origem e a dinâmica do processo de formação da O. P. . Áreas de interesse da POP: a) econômico - mercadologia b) político - campo do comportamento político e eleitoral c) mudanças em alguns padrões e normas culturais e sociais.
PESQUISA DE MARKETING A PESQUISA DE MARKETING OBJETIVA SATISFAZER OS OBJETIVOS DAS EMPRESAS E DAS PESSOAS IDÉIAS BENS SERVIÇOS CONCEPÇÃO PRECIFICAÇÃO PROMOÇÃO DISTRIBUIÇÃO
PESQUISA DE MARKETING Integra: o CONSUMIDOR, o CLIENTE e o PÚBLICO ao profissional de marketing por meio da INFORMAÇÃO.
PESQUISA DE MARKETING INFORMAÇÃO utilizada para: Identificar e definir as oportunidades e os problemas de marketing. Gerar, aperfeiçoar e avaliar as ações de marketing. Facilitar o entendimento do marketing como processo. Monitorar o desempenho do marketing.
PESQUISA DE MARKETING O uso tradicional da pesquisa de marketing envolve a realização e a análise, para subsidiar decisões posteriores, de estudos relacionados aos 4Ps: produto preço promoção (propaganda, promoção de vendas, relações públicas, etc.) distribuição.
PESQUISA DE MARKETING Suas aplicações contemporâneas incluem estudos sobre: qualidade total valor da marca (brand equity) satisfação do cliente. OBS: Brand Equity = valor agregador que resulta da transformação de um produto em uma marca.
PESQUISA DE MARKETING As aplicações emergentes da pesquisa de marketing enfatizam: o marketing direto o marketing de banco de dados (data base marketing) o marketing de relacionamento.
DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE MARKETING DESENVOLVIMENTO DA ESTRATÉGIA PESQUISA DE MARKETING ANÁLISE DA SITUAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE MARKETING DESENVOLVIMENTO DA ESTRATÉGIA
PESQUISA DE MERCADO É um instrumento crítico e objetivo de conhecimento: da linguagem do consumidor do comportamento de consumo dos processos subjetivos e intersubjetivos do consumidor..
NATUREZA INTERDISCIPLINAR PESQUISA DE MERCADO É um instrumento reflexivo e científico do conhecimento, uma vez que possui: Objeto de estudo definido: o Consumidor. Metodologias Científicas definidas: as Técnicas de pesquisa. Universo de investigação definido: o Target. NATUREZA INTERDISCIPLINAR
PESQUISA DE MERCADO Definida pela American Marketing Association como coleta, qualificação e análise de todos os fatos sobre problemas relacionados com a transferência e venda de mercadorias e serviços do produtor para o consumidor, o propósito da pesquisa de mercado consiste em identificar os consumidores, determinar meios para atingi-los e testar a eficiência das mensagens e dos canais de distribuição.
PESQUISA DE MERCADO PROCESSO MERCADOLÓGICO NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO Análise de Mercado Segmentação de Mercado Targeting NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO Identificação de oportunidades e riscos Definição de critérios para segmentação Identificação do potencial e dos perfis dos segmentos
PESQUISA DE MERCADO PROCESSO MERCADOLÓGICO NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO Posicionamento Estratégias Mercadológicas NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO Como é percebido o produto, serviço, empresa, marca Identificação de parâmetros para a definição de estratégias
PESQUISA DE MERCADO PROCESSO MERCADOLÓGICO NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO Programas de Ação Controle NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO Táticas de Comunicação: Distribuição, Vendas, Produção, Propaganda Avaliação de Estratégicas Mercadológicas, do Marketing Mix e da Comunicação