Leitura dos Resultados EXEMPLO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Advertisements

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
“HPV e Câncer – e Eu com isso?” Concurso de Redação Hospital do Câncer de Barretos Grade de Correção.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA Seminário temático 6º semestre –
Artigo de opinião. Você vai aprender como é construído um artigo de opinião e será capaz de:  Compreender o gênero artigo de opinião no âmbito do jornalismo.
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
SEAPE 2010 Oficina de Divulgação de Resultados. SEAPE 2010 Página  2 Objetivos da Oficina Apresentação e Estudos dos Resultados do SEAPE edição 2010.
Introdução e Conceitos.
Profª Ms. Juliana Schivani
OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
Sistema de avaliação de ensino
Alfabetização e Letramento
TÍTULO: Subtítulo Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
Seção de resultados em um artigo
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
Título do projeto Nomes dos autores Local e Data
RESULTADOS AVALIAÇÃO EXTERNA 2016
Contato: Professor: Sérgio Contato:
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
VI Mostra Científica do Campus V de Ensino, Pesquisa e Extensão:
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
RESULTADOS AVALIAÇÃO EXTERNA 2016
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 07/10/2016.
Confabulando com Fábulas.
Avaliação Algumas questões para pensar
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Marcel Matias
3º ANO/2017 Língua Portuguesa – Cristiane Pissutti.
Estudando para o Enem de forma invertida
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
Ressignificando o trabalho com pesquisa na escola
Métodos de pesquisa Prof. Suzana M. Berriel 4º período.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
O PAPEL DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Recolha e análise de dados
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Subtítulo do trabalho (se houver)
ANÁLISE MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PMALFA
Resultados e Discussão
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Aprendizagens Contextualizadas no Território
FUNÇÕES DA LINGUAGEM 3.as SÉRIES A, B, C ENSINO MÉDIO
Contextualização: escola e alunos
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
2018 / 4.º Bimestre /PRODUÇÃO DE TEXTO 1.as SÉRIES A,B,C,D
PRODUÇÃO DE TEXTO – Prof.ª Eryka Rosa
Metodologia Científica e Tecnológica
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
VII Mostra Científica do Campus V de Ensino, Pesquisa e Extensão:
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Transcrição da apresentação:

Leitura dos Resultados EXEMPLO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS AVALIAÇÃO SECRETARIA Situação sensível do PROEB – Anos finais do Ensino Fundamental Os dados apontam que os estudantes não têm conseguido avançar na abstração, pensamento dedutivo e indutivo. Língua Portuguesa: Argumentação, construção e debate. Matemática: Pensamento algébrico, raciocínio lógico. O 9º ano está com resultados em queda nos últimos 3 anos em Língua Portuguesa e Matemática. O Ensino Médio se encontra estagnado, sem evolução. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS AVALIAÇÃO SECRETARIA No 7º ano do ensino fundamental, o pensamento sai da construção concreta para a analítica e esta intervenção tem que ser realizada, com vistas a melhoria da aprendizagem e nos resultados do 9º ano do ensino fundamental. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

De modo geral, as nossas escolas precisam avançar nas seguintes competências: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Em Língua Portuguesa 1) Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Em Língua Portuguesa 2) Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Em Matemática 1) Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Em Matemática 2)Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando interpretação. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Em Matemática 3) Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

nas seguintes habilidades De modo geral, as nossas escolas precisam avançar: nas seguintes habilidades AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Habilidades a serem desenvolvidas Língua Portuguesa 1 - Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos. 2- Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos. 3 - Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS 4 - Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras. 5 - Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos. 6 - Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Habilidades a serem desenvolvidas Matemática 1 - Identificar relações entre grandezas e unidades de medida. 2 - Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano. 3 - Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas. 4 - Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS 5 - Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional. 6 - Identificar características de figuras planas ou espaciais. 7 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS 8 - Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano. 9 - Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências. 10 - Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS