Gestão de Marketing Gestão da Distribuição Carlos Freire.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
Advertisements

Perguntas 1)A logística foi utilizada, primeiramente, em que contexto ? 2)Em um macroambiente, distingue as mudanças de caráter laminar das caráter turbulento.
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
Benchmarking no Serviço Logístico. 2 Práticas descobertas pela Xerox através do benchmarking de não-concorrentes Tipo de CompanhiaPrática Atacadista de.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS Prof. Msc João Severo Filho HISTÓRICO Começou com os primeiros lideres militares dos tempos bíblicos que usavam armas.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Oficina Portfólio de Projetos
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Administração financeira
TERCEIRIZAÇÃO NA LOGISTICA
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
Curso de Graduação em Administração a Distância da UFSC SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profa. Alessandra de Linhares Jacobsen.
Apresentação do plano comercial
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS
Reestruturação do sector eléctrico
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
Manual do Participante
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Gerenciamento da Responsabilidade Social
A importância da Logística para as Organizações
GESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS
GESTÃO DE LOGÍSTICA ESTOQUES.
Apresentação do plano de negócios
Planejamento de estratégias:
Alunas: Janete Arcari Sibila Persici Suiani Silva
Planejamento de Produção
Gestão da Logística de Distribuição 5º Período
Gestão da Logística de Distribuição 5º Período
MODELO DA CADEIA DE VALOR
TEORIA DA PRODUÇÃO E CUSTOS
Introdução à Administração
A controladoria na empresa
Gestão da Cadeia de Suprimentos
SIM – Sistemas de Informação em Marketing
Roteiro de Planejamento Estratégico
Administração de Novos Negócios
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
Plano de Negócios Parte 1
Gestão da Logística de Distribuição
REDES LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES
Apresentação do Plano Empresarial
Princípios de Marketing. Cap 12 Kotler e Armstrong Gestão de Marketing
Introdução à Logística: Conceito e evolução
Administração de Marketing
INTRODUÇÃO ao 2o.P do Composto de Marketing
Conceitos essenciais em Logística de Distribuição
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Introdução à Administração de Materiais
Prof. Alberto Martins Júnior
Planejamento Estratégico para Exportação
TEMAS : LOGISTICA, ADMINISTRAÇÃO E MARKETING TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Gestão de Suprimentos Yuri Simão Aula 04.
8 – ESTOQUE - MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DA PRODUÇÃO
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Ativo Circulante e Realizável a Longo Prazo Capítulo 12
LOGÍSTICA DE EVENTOS Prof. Fabrício Lucena.
Logística e Gerenciamento da
Software Process Improvement Capability dEtermination
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Nome da empresa Plano de negócios.
TEORIA E CUSTOS DE PRODUÇÃO
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
ADM: EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE PRODUÇÃO
Apresentação de Plano de Negócios
Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras
Transcrição da apresentação:

Gestão de Marketing Gestão da Distribuição Carlos Freire

Gestão da Distribuição Fundamentos da gestão da distribuição A distribuição tornou-se um potencial elemento de vantagem competitiva, cuja função é entregar valor ao cliente com a maior eficiência e eficácia possíveis.

Gestão da Distribuição Fundamentos da gestão da distribuição Damos o nome de gestão da cadeia de suprimentos ou supplychain management (SCM) ao processo de entrosar e integrar o produtor e os membros dos canais de distribuição.

Gestão da Distribuição Fundamentos da gestão da distribuição Esse processo consiste em criar uma parceria forte e distintiva, capaz de reduzir os custos totais para todos os membros da cadeia de distribuição, aumentar o valor percebido pelo consumidor final e criar um forte diferencial competitivo.

Gestão da Distribuição Fundamentos da gestão da distribuição Em seu enfoque atual, a distribuição dedica importância igual às condicionantes espaciais — resolvendo questões inerentes a onde, quanto e como — e às condicionantes temporais — resolvendo os problemas de como e, principalmente, quando.

Gestão da Distribuição Fundamentos da gestão da distribuição Do ponto de vista da logística, o objetivo final dos sistemas planejados de distribuição é conseguir soluções econômicas ótimas, em que a preocupação com os custos tem papel de destaque, embora não seja o único critério utilizado. Distribuição é a administração do fluxo de bens e serviços em organizações orientadas ou não ao lucro.

Gestão da Distribuição Fundamentos da gestão da distribuição Devemos considerar que as questões ligadas à distribuição não se referem apenas à movimentação de produtos acabados. A aquisição de matéria-prima, por exemplo, deve ser suficiente para garantir um estoque adequado às contínuas produções, com tamanho e tempo corretos.

Gestão da Distribuição Fundamentos da gestão da distribuição Devemos considerar que as questões ligadas à distribuição não se referem apenas à movimentação de produtos acabados. A aquisição de matéria-prima, por exemplo, deve ser suficiente para garantir um estoque adequado às contínuas produções, com tamanho e tempo corretos. Os problemas ligados à distribuição ultrapassam hoje, em importância e complexidade, os limites observados uma década atrás.

Gestão da Distribuição Fundamentos da gestão da distribuição São vários os fatores que levaram a essas mudanças e condicionam as soluções logísticas atuais: O notável aumento no preço dos combustíveis. O crescente congestionamento de trânsito nas regiões urbanas. O impacto do aumento relativo dos custos de mão de obra qualificada.

Gestão da Distribuição Fundamentos da gestão da distribuição Qualquer aumento nas taxas de juros gera um forte impacto nos custos financeiros associados à estocagem de insumos e produtos. A expansão do número de itens de estoque acarreta dificuldades crescentes no controle.

Gestão da Distribuição Gerenciamento da cadeia de distribuição O gerenciamento da cadeia de distribuição divide-se em duas partes principais: decisões de distribuição e gestão do relacionamento com os participantes dessa cadeia.

Gestão da Distribuição Gerenciamento da cadeia de distribuição Decisões de distribuição Com o intuito de cumprir o objetivo da distribuição no que tange ao marketing é preciso tomar uma série de decisões, que são influenciadas pelos fatores do ambiente de marketing:

Gestão da Distribuição Gerenciamento da cadeia de distribuição Decisões de distribuição Objetivos dos canais de distribuição – Tornar o produto disponível no momento adequado, com o sortimento adequado, no local adequado e de modo atrativo ao seu público-alvo.

Gestão da Distribuição Gerenciamento da cadeia de distribuição Decisões de distribuição Estrutura de canal – A estrutura vertical do canal de marketing pode ser convencional ou coordenada. A estrutura vertical convencional considera as organizações que participam de um canal como independentes, com total autonomia para gerenciar seus negócios. Já a estrutura vertical coordenada nasceu do aumento na intensidade da concorrência e da pressão de outros fatores do ambiente de marketing, buscando integrar os diversos níveis.

Gestão da Distribuição Gerenciamento da cadeia de distribuição Decisões de distribuição Cobertura do canal – O quadro abaixo apresenta as três principais possibilidades de intensidade de cobertura:

Gestão da Distribuição Gerenciamento da cadeia de distribuição Decisões de distribuição Análise dos custos – A análise dos custos deve incluir os seguintes itens: posse do produto; propriedade do produto; negociação; financiamento; informações e outros serviços; risco; pedido. Controle – Devemos, portanto, ter critérios advindos do próprio processo de planejamento da distribuição para compararmos os resultados obtidos com os objetivos definidos, de maneira que possamos verificar em que medida as decisões tomadas permanecem apropriadas ao longo do tempo.

Gestão da Distribuição Gerenciamento da cadeia de distribuição Gestão do Relacionamento A Figura ao lado mostra, como modelo, uma cadeia de organizações em que fornecedores e distribuidores trocam bens entre si, atuando em conjunto com diversas organizações em cada estágio ou elo da cadeia.

Gestão da Distribuição Gerenciamento da cadeia de distribuição POR QUE FAZER MAPAS DE DISTRIBUIÇÃO?

Gestão da Distribuição Gerenciamento da cadeia de distribuição POR QUE FAZER MAPAS DE DISTRIBUIÇÃO? CONTINUA NA PRÓXIMA AULA