Projeto Técnico Científico Interdisciplinar

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Transcrição da apresentação:

Projeto Técnico Científico Interdisciplinar Unidade I: Conhecimento Científico Projeto Técnico Científico Interdisciplinar Profa. Dra. Maria Meimei Brevidelli

Quem é o cientista? Aquele que busca uma explicação para os fatos Por exemplo: “Como surgiu o Universo?” Senso comum: Deus Ciência: Teoria do Big-Bang

O que é conhecimento de senso comum? “O que se aceita por gosto, autoridade ou conveniência” (Bunge, 1973) Intuição/Crenças: práticas ritualísticas; opiniões; aquilo que se “percebe” como verdade Tradição/Experiência: advindo da observação e experiências anteriores Autoridade: assumido como verdade porque advêm de pessoas com especialização Tentativa e erro: advindo da prática

O que é conhecimento científico? Crença que é justificada (justificar é dar uma razão crível) CARACTERÍSTICAS: Racional: busca o raciocínio, dedução, utilização de conceitos para explicar fatos Sistemático: utiliza ideias organizadas e relacionadas entre si Objetivo: ideias podem ser testadas por meio da observação e experimentos Falível: não é definitivo

O que distingue o conhecimento científico do senso comum? O método de obtenção Senso comum: crenças, tradição, autoridade etc Científico: método científico Método científico: procedimento que permite obter conhecimento que foi verificado e justificado Argumento dedutivo Teste de hipóteses

Argumento dedutivo Busca conclusões particulares a partir de fatos gerais Se premissas verdadeiras, conclusões não podem ser falsas Exemplo: “Todo pássaro tem penas”. “O cisne é um pássaro”. “O cisne tem penas” Exemplo: “Todos pacientes com AIDS têm diminuição do número de linfócitos T”. “Este paciente tem AIDS”. “Este paciente tem diminuição do número de linfócitos T”.

Método científico: teste de hipóteses 1844-1848: Semmelweis descreve caso histórico Hospital Geral de Viena: proporção de mortes por febre puerperal 1 enfermaria (1844-1846): 8,2%; 6,8% e 11,4% 2 enfermaria (1844-1846): 2,3%; 2,0% e 2,7% Qual a causa da grande proporção de mortes por febre puerperal na 1  enfermaria?

Hipóteses explicativas: Observação H1: “Influências epidêmicas” Verificação: “Por que só na 1 enfermaria?”; Por que a proporção de casos era menor nos partos ocorridos no caminho?” H2: Superlotação da enfermaria Verificação: Superlotação era maior na 2 enfermaria; não havia diferenças nas dietas e cuidados prestados

Conclusões Preliminares Verificação H1 a H2: observação direta Resultados: conflito com fatos observáveis; explicações se mostram falsas empiricamente HIPÓTESES REJEITADAS

Hipóteses explicativas: experimento H3: Medo das parturientes devido ao toque do sino do sacerdote Verificação: Suspensão do toque do sino e silêncio ao entrar na enfermaria H4: Posição no leito (de costas na 1 enfermaria) Verificação: as parturientes da 1 enfermaria foram colocadas de lado Resultado: nenhuma mudança nas taxas de mortalidade

Desfecho final: mais perto da “verdade” H5: envenenamento do sangue por matéria cadavérica Verificação: adoção de medidas anti- sépticas apropriadas (lavagem das mãos com solução clorada) Resultado: redução significativa das taxas de mortalidade

Conclusões preliminares Verificação H3 e H4: indireta (que efeitos ocorreriam no caso da hipótese ser verdadeira?) Se H é verdadeiro, uma mudança associada à condição seria seguida de diminuição da mortalidade como a explicação se mostra falsa empiricamente: HIPÓTESES REJEITADAS

Conclusões preliminares Verificação H5 : indireta Resultado: conseqüências positivas produzidas pelo experimento Conclusão: H é verdadeira DEDUÇÃO NÃO VÁLIDA FEBRE PUERPERAL NÃO ERA CONSEQUÊNCIA DA MATÉRIA CADAVÉRICA CONCLUSÃO FINAL NÃO É POSSÍVEL AFIRMAR O QUE É VERDADEIRO