Ferramentas: Follow-up, agenda, Telefone

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atender Bem ou Tratar Bem?
Advertisements

Comunicação e Expressão PROFA. BRUNA PANZARINI Aula 5.
Paulo Martins "Como os valores pessoais contemporâneos podem interferir no comportamento.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO REVISÃO Certo e Errado! Missão e visão! (O QUE É?) Aonde quero chegar? (OBJETIVO) Qual caminho trilhar? (ESCOLHA DO PERCURSO) Excelência.
Reunião CIC Agenda Pauta Cumprimento dos horários; Solicitações de Folgas / saída; Visita a clientes (planejamento e periodicidade); Tratamento.
DIAGRAMA DE SEQUENCIA Sandro Carvalho. OBJETIVO DO DIAGRAMA Apresentar as interações entre objetos na ordem temporal em que elas acontecem.
Entrevista Clínica Inicial Entrevista de triagem. Entrevista terapêutica.
Comunicação e informação Escola Secundária José Afonso, Loures.
Normas e dicas para apresentação de Comunicação Oral Comitê Científico do Saberes em Ação III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB.
Prof. Claudio Benossi 1. O que queremos e o que temos. 2 Sucesso ou Fracasso.
 Redes de relacionamento que permitem que os usuários: - Forneçam informações sobre si; - Acessem informações sobre outros usuários; - Utilizem mecanismos.
Assim como no mundo real existem algumas regras para a convivência pacífica entre as pessoas, o mundo virtual também está criando suas normas para manter.
VOCÊ SERIA SEU PRÓPRIO CLIENTE?. Por que se perde um cliente? 1% Morte 3% se mudam 5% adotam novos hábitos 9% valor (acham alto) 14% Má qualidade do produto.
ORIENTAÇÕES CEJA COLABORADORES 2017.
GERENCIAMENTO DE CRISES COM A OPINIÃO PÚBLICA
Meios de Comunicação em massa.
IV CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO “SABERES EM AÇÃO”
Cadastro de Plano de Trabalho Prestadora
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
COMUNICAÇÃO NA RELAÇÃO ENFERMEIRO-CLIENTE
GESTÃO PARA UMA REUNIÃO EFICIENTE
Professora Ana Paula Cossmann Ms
INSTITUTO FEDERAL - PRESIDENTE EPITÁCIO
Unidade 4 Técnicas de comunicação oral
Modelo de Carta formal e informal com exemplos. Formal e Informal.
Planejamento e Preparação de um Seminário
Expressão Verbal.
TREINAMENTO TELEATENDIMENTO Marketing Pessoal Profa. Aurea Cardoso.
PADRÃO MÍNIMO DE ATENDIMENTO
LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL
Como fazer uma citação
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Universidade Federal de Pernambuco
Ficha de inscrição Nome completo: Empresa: Área/Depto: Cargo:
Pensamento Atitude e Mudança
Gerenciamento das Comunicações em Projetos
GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
Comunicação nas Organizações
233ª Edição Diretoria de Lojas – Nacional Pré-Auditoria Fixa
RECURSOS HUMANOS MONTAGEM DE CURRÍCULO E COMPORTAMENTO NA ENTREVISTA
Comunicação e expressão
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
Sistema de Abertura de Chamados
PERFIL E COMPETÊNC IA DO RECEPCIONI STA Perfil e competencia do recepcionista.
Comunicação Empresarial
ELABORANDO UMA BOA APRESENTAÇÃO
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Disciplina: Redação.
Você já solicitou uma proposta de um serviço ou qualquer outra produto que está interessado(a) e ficou aguardando um contato por dias?   Pensa comigo:
A VINGANÇA!!.
R-1 TESTE NÃO VERBAL DE INTELIGÊNCIA
Ferramentas essenciais ao cotidiano dos Recepcionistas
COMUNICAÇÃO Parte 1.
O que é Comunicação?.
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
DICAS PARA TER UMA POSTURA PROFISSIONAL
Quais são os deveres do Guia de Turismo?
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
Estudo de Caso: Atendimento
Sobre o Template de Apresentações...
Orientações: Os slides a seguir representam o conjunto de informações a ser prestado durante a apresentação oral, na data e horário agendados. Essa é uma.
Comunicação.
Diferentes programações. Excursões  Produto turístico que mais utiliza o serviço do guia de turismo (por serem mais complexas e mais fechados);  Serviços.
Título da Apresentação
Título da Apresentação
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
PROMOÇÃO DE VENDAS. O marketing contemporâneo exige mais do que desenvolver um bom produto a um preço atraente e torná-lo acessível. Toda empresa tem.
[Digite o título da fala persuasiva aqui]
.
Transcrição da apresentação:

Ferramentas: Follow-up, agenda, Telefone

Processos de Comunicação A comunicação é o processo utilizado para transmitir e receber mensagens ou informações. Existem dois tipos de comunicação: verbal (linguagem oral e escrita) e não-verbal (mímica, olhar, postura e expressão corporal)

Emissor, Receptor, Mensagem e Canal Emissor: Aquele que emite a mensagem. Receptor: Recebe a mensagem enviada pelo emissor. Mensagem: Informação que está sendo enviada. Canal: É o meio que utilizamos para veicular a mensagem (telefone, e-mail, cartas, etc.). A mensagem precisa ser objetiva e completa eo canal adequado para a transmissão. É necessário também saber ouvir e dar feedback.

O recepcionista se comunica com clientes externos e internos, pessoalmente, por escrito e por telefone. As falhas mais comuns no processo de comunicação são: ruído, nervosismo, timidez, falta de conhecimento sobre o assunto, falta de objetividade e de planejamento, dificuldade de se expressar, falta de atenção, interesse ou compreensão.

Follow-up é a pasta destinada a guarda provisória dos documentos que estão pendentes, aguardando data para solução ou realização. Deverá ser observado diariamente

Agenda A agenda permite organizar, planejar e lembrar os compromissos assumidos. Deve ser constantemente atualizada. Existem softwares. Algumas chefias permitem que a secretária agende os compromissos sem consultá-los. Observar intervalos entre os compromissos dos Executivos.

Telefone Deverá ser observado o tom de voz, volume, ritmo e pronúncia. Mantenha perto do telefone uma caneta e bloco de papel para recados. Atenda a ligação no máximo até o terceiro toque. Em algumas empresas existe o sistema DDR (discagem direta a ramal). Diferencia chamadas internas das externas.

Telefone Evite intimidades como meu amor, meu bem. Seja gentil. Evite gírias e palavrões. Quando não souber responder o que lhe foi questionado, informe ao cliente que retornará a ligação com a informação solicitada, mas cumpra o prometido. Conheça a empresa, sua estrutura e seus produtos, pois assim transmitirá confiança aos clientes.

Telefone Quando telefonar, tenha sempre em mãos todas as informações necessárias, a fim de evitar interrupções e perda de tempo. Capture as ligações, se o seu colega não está ou não pode atender. Ofereça-se para solucionar o problema ou a anotar o recado. Evite expressões: “ele não veio”; “sei dele não”.

Não coma durante o atendimento telefônico. Telefone Os recados devem ser objetivos, completos e colocados em locais visíveis. Deve constar quem ligou, a data, horário, assunto e o nome da empresa. Não coma durante o atendimento telefônico. Caso precise que o cliente aguarde enquanto você atende outra linha ou procura a informação, peça permissão e espere o consentimento. No caso de ligações internacionais, é necessário consultar o fuso antes de fazer a ligação.

Telefone Se o chefe solicitou uma ligação a você, antes de transferir certifique-se de que ele está na sala para atendê-la. Jamais inicie uma conversa pelo viva voz. Evite deixar o cliente aguardando na linha. Ao atender o telefone celular de outra pessoa, diga: “celular do senhor Moura, Fulana(o) falando”. Jamais diga: “não é comigo”, “sei não”.

Referências VEIGA, Denize Rachel. Guia de Secretariado: técnicas e comportamento. 3.ed.rev.atual. São Paulo: Érica, 2010.