A LOGÍSTICA COMO FONTE POTENCIAL DE VANTAGEM COMPETITIVA Professor Patrick Nunes Doutorando em Psicologia Social Doutor em Ciência Política (não reconhecido.

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Transcrição da apresentação:

A LOGÍSTICA COMO FONTE POTENCIAL DE VANTAGEM COMPETITIVA Professor Patrick Nunes Doutorando em Psicologia Social Doutor em Ciência Política (não reconhecido no Brasil) Especialista em Ciência Política Especialista em Pedagogia Empresarial e Gestão de Pessoas Especialista em Comportamento Humano nas Organizações Administrador de Empresas WWW.PATRICKNUNES.COM.BR

Logística Empresarial Cenário atual População crescente Mais concorrência Cliente mais exigente Mais Fornecedores Logística Empresarial Globalização Ciclo de vida dos produtos curto Mais Pontos de Venda Complexidade nos processos Margens apertadas

Logística Empresarial Algumas aplicações Indústria, comércio e serviço; Hospital – localização de centros médicos; Correios – coleta e distribuição das cartas; Bancos – Estoque de caixas automáticos; Gás – Rede de distribuição (canos); Material escritório – uso interno; Militar – Troca de armas, cor dos carros.

Definição de Logística empresarial... “Trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.”

Planejamento Logístico Nível de serviço ao cliente Decisões de localização das instalações Decisões de estoque Decisões de transporte Nível de serviço ao cliente

Melhoria no nível de serviço Receitas dependem do nível de serviço; Maximizar a lucratividade, mesmo que aumentem os custos; Redução de custos Minimizar os custos de transporte e armazenagem; Manter o nível de serviço; Maximização do lucro. Estratégia Logística Redução do Capital Minimizar o investimento do sistema logístico.

Interfaces da logística com o marketing e a produção Transporte Estoques Processamento Manuseio PRODUÇÃO Programação da produção Manutenção Planejamento de capacidade Mensuração do trabalho Atividades de interface Programação da produção Localização da planta Compras Atividades de interface Padrões de serviço Precificação Embalagem Localização do varejo MARKETING Promoção Pesquisa Mix do produto Gerenciamento de vendas

Visão Empresarial da Logística Sempre foi vista de forma não integrada Transportar mercadoria Armazenar mercadoria Ferramenta Gerencial Estratégia do negócio Supply Chain Management Fabricante, Transporte, Armazenagem, Ponto de Venda, Cliente, Lucro

O processo logístico integra Transporte Armazenamento Fluxo Estoque Embalagem Manuseio de Materiais Informações

Preparando-se para conviver com mudanças Entendendo e Administrando o Fluxo Fornecedores Matéria Prima Consumidor/ Cliente Serviços Logísticos Fabricantes Serviços Logísticos Fornecedores Serviços Logísticos Varejo/ Atacado Efficient, High Velocity Material Flow

Decisões de Transporte Rodoviário Aeroviário Modais Ferroviário Aquaviário Dutoviário

Cross Docking Nesse modelo várias mercadorias são recebidas dos fabricantes e são reorganizadas para entregas diretamente de um caminhão para outro. Os veículos são liberados a medida em sua carga fica completa Também chamado de distribuição flow through, permite que a administração dos Centros de Distribuição se concentre no fluxo de mercadorias e não na armazenagem das mesmas.

Fracionamento da Carga Fracionamento da carga em trânsito

Composição de Modais Qual a diferença entre transporte Intermodal e Multimodal? Intermodalidade: Caracteriza-se pela emissão individual de documento de transporte para cada modal, bem como pela divisão de responsabilidade entre os transportadores. Multimodalidade: Existe a emissão de apenas um documento de transporte, cobrindo o trajeto total da carga, do seu ponto de origem até o ponto de destino. Este documento é emitido pelo OTM, que também toma para si a responsabilidade total pela carga sob sua custodia (Lei 9.611/98 e Resolução ANTT 794/04).

Transporte Combinado ou Bi-modal Carreta transportada sobre vagão plataforma Modelo de plataforma de embarque

Movimentação de Carga Objetivo: Fonte: curso de movimentação de cargas do SENAI/FIEB Objetivo: Na produção ou distribuição de um produto, três elementos básicos do processo produtivo devem estar em movimento: HOMEM, MÁQUINA e MATERIAL.

Especificação do Material Exemplos de Descrição CERTO ERRADO Aço em palha Bom-bril Sabão em pó Sabão Omo Lâmina de barbear Gillete Caneta esferográfica caixa de canetas

Código de Barras Cada barra preta corresponde ao dígito “1” e cada branca, corresponde ao dígito “0”. Para conseguir obter o código, compare os códigos obtidos com a tabela abaixo.

Código de Barras e Equipamentos Impressoras Especiais: Impressoras profissionais e software para impressão de códigos da barras.. Impressoras matriciais não têm “qualidade” para esse tipo de impressão. As impressoras jato de tinta e laser não comportam rolos de etiquetas e papel contínuo.

Cadeia de Abastecimento Supply Chain Produção Distribuição/ Armazenamento Pontos de Venda Cliente Logística reversa

LOGÍSTICA REVERSA (responsabilidade socioambiental) Canais de distribuição reversos de: PÓS-VENDA PÓS-CONSUMO

PROFESSOR PATRICK NUNES www.patricknunes.com.br patricknunes@ig.com.br (21) 9-9165-7081 (WhatsApp) Niterói/RJ.