A Intervenção do Ministério Público do Trabalho na Condução Estratégica de RH Wolnei Tadeu Ferreira abril / 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização da Inspecção do trabalho em França
Advertisements

MINISTÉRIO PÚBLICO.
Objeto e legitimação ativa
RELAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO
DIREITO COLETIVO DO TRABALHO
PROMOTOR DE JUSTIÇA LEONARDO CASTRO MAIA
Atividades e atos administrativos
TEMA 10 INFORMÁTICA JURÍDICA E DIREITO DA INFORMÁTICA
O DIREITO PROCESSUAL COLETIVO NA PROPOSTA DE REFORMA DO CDC
Médica Previdenciária
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Meio Ambiente: o papel do Ministério Público.
Bases jurídicas para uma boa Administração
MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO
O PAPEL INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO NAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO II FÓRUM DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA CENTRAL CONSULT Material.
TEORIA GERAL DO PROCESSO
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
I - PROCESSO CONCEITO: Método de resolução de conflitos, caracterizado por atos realizados em contraditório pela atuação do Estado-Juiz e das partes a.
Diálogo Público 2005 Qualidade dos gastos públicos: contribuições dosQualidade dos gastos públicos: contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
O Papel do Ministério Público no Ciclo das Políticas Públicas
SEMAJUR – Seminário de Atualizações Jurídicas da Faculdade de Sabará
A INTERVENÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO: UM PROBLEMA TEÓRICO OU CASUÍSTICO? Luís Cláudio Almeida Santos Promotor de Justiça, Professor.
O Ministério Público e a Constituição Federal de 1988
O Ministério Público e o Direito do Consumidor à Saúde e à Informação
CORREGEDORIA-GERAL Órgão da Administração Superior do MP, orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta de membros do Ministério.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ 1 O que é o Ministério Público? A Constituição Federal, que é a lei mais importante do País, define o Ministério Público.
Campanha Diversidade no Trabalho
Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos
Responsabilidade do fornecedor de Software e Serviços
RESPONSABILIDADES LEGAIS NA GESTÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA DOS TRABALHADORES SEMANA DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 13/11/2008.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I (Profa. Renata H. S. Bueno)
CONCEITO: Método de resolução de conflitos, caracterizado por atos realizados em contraditório pela atuação do Estado-Juiz e das partes a fim de ser prestada.
DIREITO HUMANOS Unidade I Introdução
CENÁRIOS DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO NO BRASIL 18º Congresso Mineiro de Recursos Humanos 8 de maio de 2014 – Belo Horizonte/MG.
LEI /2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Sérgio Nogueira Seabra Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
DIREITO DO CONSUMIDOR AULA 04.
Legislação Trabalhista Aplicada – Profª Hellen Araújo
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
Instituições de Defesa do Trabalhador
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 2
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
TRABALHO ORIGENS HISTÓRICAS.
Direito Sindical Aspectos Gerais do Direito Sindical e as transformações do Direito do Trabalho.
O SINDICATO E O TERCEIRO SETOR.
Interesses Difusos e Coletivos – 2009
Direito à saúde e defesa do consumidor
Natureza jurídica da ação:
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
1 ASPECTOS LEGAIS E ATUALIZAÇÕES DA LEGISLAÇÃO QUE AMPARA O EMPREGO DA MARINHA DO BRASIL NA GARANTIA DA LEI E DA ORDEM A PARTIR DE 1988.
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
A defesa dos interesses gerais
 CONTROLE JUDICIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 DPCA - Prof.ª Mariana Gomes de Oliveira.
Ministério Público do Estado de Minas Gerais BH-dezembro/ 2006 Élida Rezende de Freitas Promotora de Justiça Coordenadora CAOPPDI CENTRO DE APOIO OPERACIONAL.
Atribuições e funcionamento do Conselho Tutelar
Assessoria Jurídica e Empresarial
ADMINISTRAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS
PRINCÍPIOS ÉTICOS APLICÁVEIS ÀS ATIVIDADES EMPRESARIAS
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
Responsabilidade civil ambiental
AGÊNCIAS REGULADORAS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SANEAMENTO BÁSICO: ESTRUTURAÇÃO SOB A FORMA DE CONSÓRCIOS PÚBLICOS E LEGITIMIDADE PARA FIRMAR TERMOS DE AJUSTAMENTO.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA.
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Ministério Público É instituição estatal destinada ao zelo do interesse público no processo. No Capítulo IV – Das Funções.
Ministério Público A atuação do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos da criança e do adolescente com deficiência, transtornos ou altas.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
MEIO AMBIENTE DO TRABALHO, DIREITO PENAL INCLUSIVO E COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO, DIREITO PENAL INCLUSIVO E COMPETÊNCIA.
Transcrição da apresentação:

A Intervenção do Ministério Público do Trabalho na Condução Estratégica de RH Wolnei Tadeu Ferreira abril / 2013

O QUE É O MPT ? O Ministério Público do Trabalho é uma instituição independente, que atua na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis (art. 127 da Constituição Federal). um dos ramos do Ministério Público da União (art. 128 da Constituição Federal). Suas atribuições estão previstas principalmente no art. 83 da Lei Complementar n.º 75/93 (Estatuto do Ministério Público da União), ampliadas pela Emenda Constitucional n.º 45/2004.

FORMAS DE ATUAÇÃO Sua atuação dá-se, prioritariamente, de duas formas, como órgão agente e como órgão interveniente. Agente: investigar - procedimento administrativo - inquérito civil –TAC Interveniente: defesa da lei em feitos judiciais em que haja interesse público a proteger - também pode atuar como árbitro ou mediador em solução de conflitos de natureza coletiva. Atuação preventiva: audiências públicas, palestras, seminários, congressos, comitês e comissões da sociedade organizada que possuam os mesmos objetivos da instituição.

PRINCIPAIS LINHAS DE ATUAÇÃO E COMBATE OBJETIVOS PRIORITÁRIOS: Erradicação do trabalho escravo e degradante (combate ao tráfico de pessoas) Erradicação do trabalho infantil e a proteção do trabalho do adolescente (aprendizes) Combate à discriminação nas relações de trabalho (PCDs, assédio moral, sexualidade etc.) Defesa da saúde do trabalhador e do meio ambiente de trabalho sadio Combate às fraudes nas relações de trabalho (terceirização) Combate às irregularidades trabalhistas na Administração Pública Regularização do trabalho portuário e aquaviário

A INVESTIGAÇÃO E O “INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO” Art. 129 da Constituição Federal: funções institucionais privativas do Ministério Público. Procedimento administrativo, inquisitivo e privativo do Ministério Público. Objetivo: produzir um conjunto probatório. Fases: a instauração, a instrução e a conclusão. Mesmo durante inquérito, pode-se firmar TAC.

“TAC” Termo de Ajustamento de Conduta Instrumento de regularização de práticas trabalhistas. Parte investigada compromete-se a agir de acordo com os dispositivos legais, sob pena de multa. Título executivo extrajudicial - artigo 876 da CLT. Descumprimento de suas cláusulas enseja ação de execução de obrigação de fazer e/ou não fazer ou, ainda, de obrigação de dar.

AÇÃO CIVIL PÚBLICA A ação civil pública: criada pela Lei 7.347/85, sendo disciplinada por essa lei e pelos dispositivos processuais do Código de Defesa do Consumidor, que juntos compõem um sistema processual integrado (artigo 21 da primeira e 90 do segundo). Subsidiariamente, aplicam-se as disposições do Código de Processo Civil (art. 19 da Lei 7.347/85). Instrumento processual, de ordem constitucional, destinado à defesa de interesses difusos e coletivos. Parágrafo 1º, do artigo 129, da Constituição Federal: não exclusividade do Ministério Público; pode ser intentada por entidades públicas e associações colegitimadas.

AÇÃO CIVIL COLETIVA E AÇÃO ANULATÓRIA Ação Civil Coletiva: visa à obtenção de reparação pelos danos sofridos individualmente pelos trabalhadores lesados (Lei nº 8.078/90, art. 91). A lesão, no caso dos interesses difusos e coletivos, é atual e concreta somente em relação à parte do universo dos protegidos pela medida judicial adotada. Já em relação aos interesses individuais homogêneos, a lesão é sempre concreta, individualizável. Ação Anulatória : L.C. n° 75 de 20 de maio de 1993 - no âmbito da Justiça do Trabalho - nulidade de cláusula de contrato, acordo coletivo ou convenção coletiva que viole as liberdades individuais ou coletivas ou os direitos individuais indisponíveis dos trabalhadores.

QUANDO É VÁLIDO FAZER UM AJUSTE DE CONDUTA OU ENFRENTAR UMA AÇÃO CIVIL PÚBLICA? Ajustamento de conduta: situações em que possui uma única unidade e possui certeza de cumprir condições, exigência de cumprimento de regras legais ou defensáveis (uso de EPI, concessão de folgas, banco de horas, relacionamento sindical, adoção de controle de jornada) Ação Civil Pública: situações de difícil ou complexo atendimento (não realização de horas extras, quotas de portadores de deficiência e/ou aprendizes), questões controvertidas (piso estadual x piso categoria, turnos ininterruptos, assédio moral) ou que dependam de interpretação jurisprudencial (garantia de emprego, dispensas coletivas)

SUGESTÕES DE CONDUTA E ALERTAS NESSES CASOS Os membros do MPT nem sempre são profissionais experientes: esteja pronto para esclarecê-los e argumentar fartamente, inclusive sobre práticas e políticas de RH, bem como a razão de sua existência; Não se deixe levar pelas propostas de TAC pré-elaboradas, pois a redação duvidosa pode levá-los à multas altíssimas, pois a constatação de irregularidade é muito frágil; Na aquisição, fusão ou cisão, os compromissos firmados são mantidos; Não se esqueça de que o MPT é federal e que, ainda que se firme localmente, sua validade será nacional; Jamais deixe de ser acompanhado por um advogado experiente no assunto, que tenha domínio legal e das argumentações adequadas.

NA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS DE R.H.: Procure saber com sua assessoria jurídica qual o “pensamento” dos Procuradores de sua(s) região(ões); Temas atuais mais contudentes: aprendizes, assédio moral, pessoas com deficiência, discriminação e cumprimento de leis (excesso de horas extras, trabalho em condições análogas ao escravo, terceirizações ilícitas etc) novas ou ainda não devidamente reguladas (representantes internos, aviso prévio, motoristas etc.); Os procuradores são preparados sobre a “legalidade”, de forma que as “novidades” precisam ser fortemente defendidas e mostrar-se os benefícios para os empregados, relação com o sindicato e mesmo reconhecimento legal;

ferreira@ferreirarodrigues.com.br • www.ferreirarodrigues.com.br Wolnei Tadeu Ferreira 11 3145-1110 ferreira@ferreirarodrigues.com.br • www.ferreirarodrigues.com.br