Análise Organizacional

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Transcrição da apresentação:

Análise Organizacional Aula 7 Mateus de Souza Rocha

Agenda Atividades funcionais e projetos Características dos projetos Administração de projetos Gerente de projetos Ola

Atividades funcionais e projetos Os produtos e serviços oferecidos pelas organizações são realizados por meio de dois tipos de atividades: (MAXIMIANO, 2000). Atividades Funcionais Projetos

Atividades funcionais e projetos Um projeto é um conjunto de atividades que acontecem de maneira não rotineira, com um ponto de partida e ponto de chegada definidos no tempo. Os projetos variam de tamanho e objetivo - do lançamento de um ônibus espacial da NASA até a organização de um evento empresarial.

Atividades funcionais e projetos Mais e mais empresas estão utilizando a administração de projetos. Ela se ajusta bem a um ambiente de rápidas mudanças e à necessidade de flexibilidade e respostas rápidas.

Características dos Projetos Os projetos são atividades ou empreendimentos que têm um começo e fim programados, que devem resultar num produto final específico, o qual procura resolver um problema em particular. Embora seja essa a definição genérica, cada organização pode ter sua definição particular de projeto (MAXIMIANO, 2000).

Características dos Projetos Cliente ou Usuário Objetivo Singular Atividade Finita PROJETO Incerteza Recursos Limitados

Administração de Projetos Para a efetiva administração de projetos, é necessário quase sempre uma gama conhecimentos multifuncionais e multidisciplinares, é uma forma de mobilizar todos os recursos da organização para a satisfação das necessidades de um cliente (MAXIMIANO, 2000).

Administração de Projetos Administrar um projeto é o mesmo que administrar o ciclo de vida do projeto. A administração do projeto compreende decisões agrupadas em quatro fases principais: concepção e preparação, estruturação, execução, e encerramento.

Administração de Projetos Concepção e Preparação Fase de concepção ou preparação de um projeto começa com a identificação do problema ou oportunidade e termina com a elaboração da proposta básica do projeto. A proposta básica deve conter uma previsão dos objetivos e dos meios e recursos necessários para realizá-los. 10

Administração de Projetos Estruturação O projeto entra na fase de estruturação, que abrange as seguintes tarefas principais: designação ou confirmação do gerente do projeto; definição e montagem da equipe; elaboração de cronograma e orçamento detalhados, agora com a participação da equipe;

Administração de Projetos Estruturação definição e mobilização de recursos adicionais e contratação de fornecedores; organização das instalações para o início do projeto

Administração de Projetos Execução Com base na definição do produto e nos planos operacionais, o projeto é iniciado. Começa o trabalho de desenvolver o resultado final esperado. Em muitos casos, o projeto não se comporta da forma como foi planejado.

Administração de Projetos Encerramento Essencialmente, o encerramento compreende a apresentação e a avaliação do resultado esperado, que depende da natureza do empreendimento. O encerramento é determinado pelo fim da responsabilidade do gerente do projeto e de sua equipe, quando ele muda de mãos e a responsabilidade passa a ser do operador.

O Gerente de Projetos À medida que desaparecem os gerentes de nível médio, surgem em seu lugar uma nova “espécie”: o gerente de projetos. William Dauphinais, um dos sócios da Price Waterhouse, afirma: “A administração de projetos será gigantesca na próxima década”. O gerente de projetos é a “onda” do futuro, afirma um informativo interno da General Motors (STEWART, 1995).

O Gerente de Projetos Os três modelos básicos de estrutura organizacional para o gerenciamentos de projetos são (MAXIMIANO, 2000): estrutura funcional: o gerente de uma unidade funcional pode desempenhar o papel de gerente do projeto ou indicar um de seus funcionários para ocupar esse cargo. Sendo necessário usar pessoas de outras unidades, o modelo será semelhante à estrutura matricial.

O Gerente de Projetos estrutura de projeto autônomo: a equipe é separada da estrutura da organização-mãe e trabalha no projeto em regime de tempo integral, embora alguns participantes possam estar no regime de tempo parcial. O gerente de projeto tem autoridade sobre a equipe, que presta contas somente a ele.

O Gerente de Projetos estrutura matricial: qualquer pessoa da organização-mãe pode ser indicada para o papel de gerente do projeto, em regime ad hoc. A equipe do projeto é formada por pessoas das diferentes unidades funcionais, que delas não se desvinculam. O gerente do projeto compartilha a autoridade e responsabilidade sobre a equipe com os gerentes das unidades funcionais. A negociação torna-se uma habilidade crítica.

Aula 07 Atividades funcionais e projetos Características dos projetos Administração de projetos Gerente de projetos

Análise Organizacional Atividade 7 Mateus de Souza Rocha

Qual a diferença entre as atividades funcionais e os projetos? Pense e Responda Qual a diferença entre as atividades funcionais e os projetos? Ola

Concepção e preparação Diagnóstico Estruturação Execução Encerramento A administração do projeto compreende decisões agrupadas em quatro fases principais, determine a alternativa que não apresenta uma dessas quatro fases. Concepção e preparação Diagnóstico Estruturação Execução Encerramento Ola