Metodologia do Trabalho Acadêmico

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Transcrição da apresentação:

Metodologia do Trabalho Acadêmico RESUMÃO Metodologia do Trabalho Acadêmico Unidade 3

Educação a Distância – EaD Metodologia do Trabalho Acadêmico Turma: EMD 0119 Professor: Flávio Brustoloni

Objetivos da Disciplina: Estimular a formação e desenvolvimento crítico, investigativo e cultural do aluno; Compreender e aplicar a metodologia no desenvolvimento de trabalhos científicos; Empregar as normas científicas necessárias ao desenvolvimento acadêmico; 1/30

Unidade 3 SABER FAZER CIÊNCIA 2/30

TÓPICO 1 O Pensamento Científico: uma visão geral 3/30

2. A Origem da verdade: o senso crítico e o senso comum O senso comum talvez seja uma das primeiras formas de tentar entender ou explicar algum fato ou a realidade, sofrendo influências da intuição, da tradição e do bom senso. (Estamos na página 130 da apostila) 4/30

2. A Origem da verdade: o senso crítico e o senso comum Podemos fazer afirmações baseadas em nosso conhecimento prévio, mas somente através de métodos científicos podemos encontrar a origem real de qualquer fenômeno. (Estamos na página 130 da apostila) 5/30

2. A Origem da verdade: o senso crítico e o senso comum Assim, o conhecimento vulgar ou senso comum é a maneira de conhecer de forma superficial (por informações ou experiência casual). (Estamos na página 130 da apostila) 6/30

2. A Origem da verdade: o senso crítico e o senso comum O conhecimento vulgar ou senso comum é desenvolvido principalmente por intermédio dos sentidos, e não é profundo, sistemático e infalível. Exemplo: manga com leite. (Estamos na página 130 da apostila) 7/30

2. A Origem da verdade: o senso crítico e o senso comum Características do conhecimento popular: - Superficial: vai atrás dos outros; - Sensitivo: refere-se às vivências; - Subjetivo: o sujeito que as administra; - Assistemática: sem validade. (Estamos na página 131 da apostila) 8/30

2. A Origem da verdade: o senso crítico e o senso comum A ciência ou conhecimento científico tem a ver com o uso. Procura-se evidenciar as causas e a lógica de sua ocorrência. Após serem repetidas diversas vezes pelo raciocínio humano tornam-se verdades axiomáticas (incontestáveis). (Estamos na página 131 da apostila) 9/30

2. A Origem da verdade: o senso crítico e o senso comum Como não estão habituadas a pesquisas científicas, as pessoas tendem a emitir opiniões sobre os fatos baseadas em senso comum. (Estamos na página 132 da apostila) 10/30

2. A Origem da verdade: o senso crítico e o senso comum No conhecimento científico, cada fenômeno observado, estudado, conduz à construção de teorias que serão observadas e testadas por cientistas e pesquisadores. (Estamos na página 133 da apostila) 11/30

(Estamos na página 133 da apostila) 2. A Origem da verdade: o senso crítico e o senso comum 2.1 Métodos importantes para aplicação prática Método: processo racional que se segue para chegar a um fim, um modo ordenado de proceder ou conjunto de procedimentos técnicos e científicos. (Estamos na página 133 da apostila) 12/30

2.1 Métodos importantes para aplicação prática 2.1.1 Método histórico Leva em conta o passado. (Estamos na página 133 da apostila) 13/30

(Estamos na página 134 da apostila) 2.1 Métodos importantes para aplicação prática 2.1.2 Método comparativo Compara vários tipos de grupos, comunidades, instituições e fenômenos sociais com o objetivo de reconhecer semelhanças ou diferenças. (Estamos na página 134 da apostila) 14/30

(Estamos na página 135 da apostila) 2.1 Métodos importantes para aplicação prática 2.1.3 Método do estudo de caso Estudo profundo e exaustivo (intensivo) de um ou poucos objetos de maneira a permitir seu amplo e detalhado conhecimento. (Estamos na página 135 da apostila) 15/30

(Estamos na página 137 da apostila) 2.1 Métodos importantes para aplicação prática 2.1.3 Método do estudo de caso Deve ser significativo e “completo”; relevante; - Considerar perspectivas diferentes; - Apresentar evidências suficientes; - Elaborado de maneira atraente, escrito com clareza e seduzir o leitor até o final. (Estamos na página 137 da apostila) 16/30

(Estamos na página 138 da apostila) 2.1 Métodos importantes para aplicação prática 2.1.4 Método estatístico ou matemático Reúne procedimentos estatísticos ou matemáticos para medir o objetivo pesquisado. Conhecido também como quantitativo. Característica principal: frieza e credibilidade dos números. (Estamos na página 138 da apostila) 17/30

(Estamos na página 138 da apostila) 2.1 Métodos importantes para aplicação prática 2.1.4 Método estatístico ou matemático Não apta a lidar com problemas humanos, pela imprevisibilidade dos resultados. Exemplo: pesquisas políticas (preferência de voto e voto propriamente dito). (Estamos na página 138 da apostila) 18/30

2.1 Métodos importantes para aplicação prática 2.1.5 Etnografia Estudo das pessoas e de grupos, em primeira mão, por um período de tempo utilizando a convivência ou entrevistas para desvendar o comportamento social. (Estamos na página 138 da apostila) 19/30

TÓPICO 2 Fazer Pesquisa 20/30

2. O PROBLEMA DE PESQUISA: ASSUNTO QUE SE QUER PROVAR OU DESENVOLVER - Uma das principais tarefas iniciais na elaboração do paper deve ser a escolha do assunto; - Toda pesquisa começa a partir de um problema; - A escolha do assunto deve fazer com que o autor se sinta realizado ao escrever sobre ele; (Estamos na página 141 da apostila) 21/30

PASSOS DO PROCESSO DE PESQUISA 1. Defina o problema selecione um tópico para a pesquisa 2. Revise a literatura da área familiarize-se com a pesquisa existente sobre o tópico (Estamos na página 142 da apostila) 22/30

PASSOS DO PROCESSO DE PESQUISA 3. Formule uma hipótese O que testar? Qual a relação entre variáveis existentes? 4. Selecione um plano de pesquisa Escolha o método: experimento, levantamento, observação, etc. (Estamos na página 142 da apostila) 23/30

PASSOS DO PROCESSO DE PESQUISA 5. Execute a pesquisa Colete seus dados e registre as informações 6. Interprete os resultados Resolva as implicações dos dados coletados (Estamos na página 142 da apostila) 24/30

PASSOS DO PROCESSO DE PESQUISA 7. Relate as descobertas da pesquisa Qual a importância? Qual a relação com as descobertas anteriores? Suas descobertas são registradas e discutidas em uma comunidade acadêmica mais ampla – que talvez gere uma nova pesquisa. (Estamos na página 142 da apostila) 25/30

3. TIPOS DE PESQUISA a) À natureza da pesquisa: - Básica: gera conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência porém sem aplicação prática prevista; - Aplicada: gera conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos; (Estamos na página 143 da apostila) 26/30

3. TIPOS DE PESQUISA b) À abordagem do problema: - Qualitativa: não requer métodos e técnicas estatísticas pois não envolve números; - Quantitativa: mensura os fenômenos através de métodos e técnicas estatísticas; (Estamos na página 143 da apostila) 27/30

3. TIPOS DE PESQUISA c) À realização dos objetivos: - Descritiva: descreve determinados acontecimentos. Direcionada para pesquisadores com conhecimento aprofundado do problema; - Exploratória: voltado a pesquisadores com pouco conhecimento sobre o assunto pesquisado; (Estamos na página 143 da apostila) 28/30

3. TIPOS DE PESQUISA d) Aos procedimentos técnicos: - Bibliográfica: utiliza material publicado (livros, periódicos, internet, etc.); - Documental: utiliza material de primeira mão (documentos, reportagens, cartas, filmes, etc.); - Levantamento: interrogação direta de pessoas; - Estudo de caso: estudo profundo de algo; (Estamos na página 144 da apostila) 29/30

3. TIPOS DE PESQUISA d) Aos procedimentos técnicos: - Participante: integração do investigador com o grupo pesquisado; - Pesquisa-ação: pesquisadores envolvidos de modo cooperativo ou participativo no problema; - Experimental: faz-se experimentos com as variáveis que influenciam o objeto de estudo; - Ex-post-facto: quando o experimento se realiza depois dos fatos. O pesquisador não controla as variáveis. (Estamos na página 144 da apostila) 30/30

Turma: EMD 0119 Professor: Flávio Brustoloni Metodologia do Trabalho Acadêmico Unidade 3 Turma: EMD 0119 Professor: Flávio Brustoloni

Parabéns!!! Terminamos a Unidade.