Aspectos conceituais de um Escritório de Projetos Segundo Thomas R Aspectos conceituais de um Escritório de Projetos Segundo Thomas R. Block e J. Davidson Frame Suporte à projetos Consultoria e Mentoring Métodos e Padrões Treinamento Gerentes de Projetos 16/01/2019
Aspectos conceituais de um Escritório de Projetos(cont Aspectos conceituais de um Escritório de Projetos(cont.) Segundo Joan Knutson É um grupo que dá suporte às atividades de gerenciamento de projetos Seu foco é em G.P. Deve ser compartilhado pela Organização 16/01/2019
Aspectos conceituais de um Escritório de Projetos(cont Aspectos conceituais de um Escritório de Projetos(cont.) Joan Knutson propõe uma evolução em 3 estágios 1° - Consultoria interna Padrões Aconselhamento Especialização 2° - Informações Acumula infs. de diversos projetos Dissemina informação consolidada 3° - Gerencial Serviços compartilhados Iniciativas estratégicas 16/01/2019
Estruturação Patrocínio/Recursos/Sensibilização Recrutamento de pessoal (PMP, CFPS, QUALIDADE, O&M etc...) Definição dos processos do Escr. de Projs. Elaboração de normas Treinamento Suporte (projetos, métricas, ferramentas) Definição do processo padrão da organização Definição do ferramental de apoio 16/01/2019
Ferramental de apoio Gerenciamento de Projetos Estimativas (apoiada em métrica) Repositório de documentos Repositório de Normas Repositório de formulários Cadastro de projetos Cadastro de sistemas Registro do esforço Indicadores 16/01/2019
Ferramental de apoio Gerenc. de Proj. Estimat. Indicadores Cad. Proj. Cad. Sist. Repos. Docum. Form. Instr. Registro do Esforço Proc. Padrão 16/01/2019
Fatores críticos de sucesso Patrocínio Recursos humanos adequados Recursos financeiros Marketing Métrica 16/01/2019
Definição de estratégia de Implantação Por fases do processo ou por times times PLANEJAMENTO Fases 16/01/2019
Implantação Publicação das normas Treinamento Mentoring Suporte 16/01/2019
Barreiras Desvio dos objetivos Amplitude de escopo Cultura organizacional Rotatividade de pessoal Ansiedade por resultados Imposições do negócio (ex. prazos) 16/01/2019
Utilização dos recursos suporte Qtd. Recursos abrangência padrões Fases 16/01/2019
Alguns números Duração da Estruturação=1ano Aprox. 15 técnicos EPROJ=12 Técnicos + 4 apoio Aprox. 400 técnicos na Unidade Mais de 20 normativos Mais de 1000 projetos cadastrados 16/01/2019
Relação com CMM (nível 2) Planejamento Acompanhamento Requisitos Qualidade Subcontratação Configuração Gerencia de Projetos EPROJ “Grupo de Processo de Eng. Software” (não é exigido no nível 2) Grupo de Garantia da Qualidade 16/01/2019
Benefícios Processo padrão definido (produto e projeto) Pessoal treinado Processo padrão implantado Ferramentas de apoio implantadas Informações operacionais disponíveis Informações gerenciais disponíveis Suporte/consultoria 16/01/2019
Vantagens Elevação da qualidade do produto Elevação da produtividade Melhores estimativas Bases para negociação com clientes e fornecedores Processo decisório apoiado em infs. Redução de custos 16/01/2019
Obrigado! Claudio Santos, PMP claudio.santos@caixa.gov.br claudiodsp@ig.com.br 2202-3561 9617-9679 16/01/2019