Aspectos conceituais de um Escritório de Projetos Segundo Thomas R

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Painel de gestão estratégica SAPIENS: Informações em tempo real para a tomada de decisões gerenciais Adjuntoria de Gestão Estratégica.
Advertisements

Curso Hands-on de Gestão de Projetos Início do projeto exemplo Eduardo Montes, PMP.
A Tecnologia de Informação passou a ser um fator crítico para os negócios das organizações; Gerenciar com qualidade e agilidade os serviços prestados.
7º Grupo de Qualidade SOFTEX/SEBRAE-PE Comunicado de Formação do Grupo Agosto 2016.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
Análise de Sistemas ll Profª Andrea Padovan Jubileu Daiane Oliveira Daniele Pires Izabele Messias.
GESTÃO DE PROJETOS. 2. Guia PMBOK ® 2.1. Guia PMBOK ®. Histórico. Processo Elaboração e Revisões. Conteúdo e Estruturação (Áreas de conhecimento, Processos.
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
MARKETING MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos de Marketing MARKETING MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos de Marketing.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Gestão de Projetos Aula 1 Esp. Luciene de Oliveira Vieira.
Serviço de Gestão de Contratos GESCON
especificação de requisitos do software
Gestão Integrada.
Agenda I. Grupo Solví II. CSC III. Tecnologia da Informação.
Channel no Tribunal de Contas do Tocantins Osmarina Rodrigues Andrade
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Curso Hands-on de Gestão de Projetos Início do projeto exemplo
Fábrica de Software com genexus: sucesso garantido
RE -CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA..
Gerenciamento de Riscos em Projetos de Software
Introdução a Gestão de Projetos de TI
Eviline Neermann Coordenadora da Qualidade
Metodologia otimizada
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
PLANEJAMENTO E CONTROLE
BIBLIOTECA ITIL V3 Uma fonte de boas práticas no Gerenciamento de Serviço; Padrão de mercado Guia de boas práticas aplicável a todos os tipos de Organizações.
Definição da Estratégia Organizacional
O PROCESSO DE MEDIÇÃO.
especificação de requisitos do software
Fusões e Aquisições.
Organizações que mencionaram o item
UNIDADE 4 – O Processo Estratégico: Questões Estratégicas, Estratégias e Ações Estratégicas.
Áreas de Especialização da Gerência de Projetos
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 5 Prof
Consultoria em Gestão de Pessoas
Tema 1 Controle gerencial, contabilidade gerencial e controladoria
Implantação do BSC Profa. Valéria Castro.
Fatores e Métricas de Qualidade
Engª Eviline Mª V. Neermann, MSc. Coordenadora de Qualidade
Aula 5 – Solução de Problemas: parte 2
Versão 4.0 Interatividade.
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
12 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI
Controle gerencial – instrumentos de gestão estratégica
Tópicos Avançados de RH Aula 1
GESTÃO DA QUALIDADE EM PROJETOS – AULA 1
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
GESTÃO DE SUCESSO. GESTÃO DE SUCESSO.
Evolução e posição de OS&M
Kick-Off do Projeto [Projeto] [Cliente]
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
Execução e Controle
Agenda A Central de Compras O Projeto TáxiGov Contexto A solução
Software para Gestão Empresarial
DONO DO PROCESSO Um Papel responsável por garantir que um processo seja adequado para seu propósito . As responsabilidades incluem: patrocínio; desenho;
Mestrando: Roberto Pinho Mazzilli
Reunião de Abertura Implantação SAP ERP
Comunicação da Estratégia
Planejamento estratégico
GESTÃO DE PROJETOS: A iniciação do projeto, a integração e o Encerrametno.
Planejamento e Gerenciamento
Jenifer Robiatti Administradora Hospitalar
Projetos Liderança de equipe, organização para projetos.
Software para Gestão Empresarial
REVISÃO O. S. M. ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E METODOS PROVA N1:
Projeto de redes de computadores Msc. Eng. Beldo Antonio Jaime Mario1.
Transcrição da apresentação:

Aspectos conceituais de um Escritório de Projetos Segundo Thomas R Aspectos conceituais de um Escritório de Projetos Segundo Thomas R. Block e J. Davidson Frame Suporte à projetos Consultoria e Mentoring Métodos e Padrões Treinamento Gerentes de Projetos 16/01/2019

Aspectos conceituais de um Escritório de Projetos(cont Aspectos conceituais de um Escritório de Projetos(cont.) Segundo Joan Knutson É um grupo que dá suporte às atividades de gerenciamento de projetos Seu foco é em G.P. Deve ser compartilhado pela Organização 16/01/2019

Aspectos conceituais de um Escritório de Projetos(cont Aspectos conceituais de um Escritório de Projetos(cont.) Joan Knutson propõe uma evolução em 3 estágios 1° - Consultoria interna Padrões Aconselhamento Especialização 2° - Informações Acumula infs. de diversos projetos Dissemina informação consolidada 3° - Gerencial Serviços compartilhados Iniciativas estratégicas 16/01/2019

Estruturação Patrocínio/Recursos/Sensibilização Recrutamento de pessoal (PMP, CFPS, QUALIDADE, O&M etc...) Definição dos processos do Escr. de Projs. Elaboração de normas Treinamento Suporte (projetos, métricas, ferramentas) Definição do processo padrão da organização Definição do ferramental de apoio 16/01/2019

Ferramental de apoio Gerenciamento de Projetos Estimativas (apoiada em métrica) Repositório de documentos Repositório de Normas Repositório de formulários Cadastro de projetos Cadastro de sistemas Registro do esforço Indicadores 16/01/2019

Ferramental de apoio Gerenc. de Proj. Estimat. Indicadores Cad. Proj. Cad. Sist. Repos. Docum. Form. Instr. Registro do Esforço Proc. Padrão 16/01/2019

Fatores críticos de sucesso Patrocínio Recursos humanos adequados Recursos financeiros Marketing Métrica 16/01/2019

Definição de estratégia de Implantação Por fases do processo ou por times times PLANEJAMENTO Fases 16/01/2019

Implantação Publicação das normas Treinamento Mentoring Suporte 16/01/2019

Barreiras Desvio dos objetivos Amplitude de escopo Cultura organizacional Rotatividade de pessoal Ansiedade por resultados Imposições do negócio (ex. prazos) 16/01/2019

Utilização dos recursos suporte Qtd. Recursos abrangência padrões Fases 16/01/2019

Alguns números Duração da Estruturação=1ano Aprox. 15 técnicos EPROJ=12 Técnicos + 4 apoio Aprox. 400 técnicos na Unidade Mais de 20 normativos Mais de 1000 projetos cadastrados 16/01/2019

Relação com CMM (nível 2) Planejamento Acompanhamento Requisitos Qualidade Subcontratação Configuração Gerencia de Projetos EPROJ “Grupo de Processo de Eng. Software” (não é exigido no nível 2) Grupo de Garantia da Qualidade 16/01/2019

Benefícios Processo padrão definido (produto e projeto) Pessoal treinado Processo padrão implantado Ferramentas de apoio implantadas Informações operacionais disponíveis Informações gerenciais disponíveis Suporte/consultoria 16/01/2019

Vantagens Elevação da qualidade do produto Elevação da produtividade Melhores estimativas Bases para negociação com clientes e fornecedores Processo decisório apoiado em infs. Redução de custos 16/01/2019

Obrigado! Claudio Santos, PMP claudio.santos@caixa.gov.br claudiodsp@ig.com.br 2202-3561 9617-9679 16/01/2019