Cronograma de Projetos – Gráfico Gannt

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Transcrição da apresentação:

Cronograma de Projetos – Gráfico Gannt

Henry Gantt Nasceu em 1861 e faleceu em 1919 aos 58 anos. discípulo de Taylor – chefe de produção dele; engenheiro mecânico; registrou 06 patentes; fabricou navios da 1º guerra mundial (1918) – 1300 navios em 18 meses com 350.000 trabalhadores; ferramenta de planejamento e divisão de tarefas no projeto (método gráfico de acompanhamento do fluxo da produção relacionado a um calendário) para produção ser eficaz; Incentivos salariais/bônus. Curiosidade: medalha Gantt: distinta realização da gerência para o serviço da sociedade; interesse no elemento humano na produtividade.

Um cronograma - ou gráfico de Gantt, é uma técnica de representação gráfica de decisões que mostra, dentro de um calendário, quando as atividades deverão ocorrer. Em sua forma mais comum, chamada cronograma de barras, o gráfico é uma tabela ou matriz, cujas colunas (dimensão horizontal) representam a passagem do tempo. As linhas ou barras (dimensão vertical) representam as atividades a realizar.  

Há muitas formas de desenhar cronogramas Há muitas formas de desenhar cronogramas. A passagem do tempo pode ser assinalada por meio de alguma unidade do calendário (dias, semanas, meses, anos) ou por meio de datas-limites para a realização das atividades. Quando se usam datas-limites, o cronograma indica com precisão em que momento do calendário uma atividade deverá terminar, ou até que dia do mês respectivo um resultado deverá ser apresentado ou entregue.

Planejamento Uma das razões para planejar é lidar com a incerteza do futuro. Incerteza é a condição que ocorre quando se dispõe de poucas informações ou quando não se tem controle sobre os eventos. Para uma organização, o futuro torna-se incerto quando não há informações suficientes sobre o comportamento da concorrência, dos consumidores, fornecedores, fontes de financiamento, evolução da tecnologia e outros segmentos relevantes do ambiente.

Outra razão para planejar, é lidar com a certeza do futuro. É possível antever, com razoável grau de precisão, alguns eventos porque estão sob controle; são conseqüências previsíveis de atos e decisões passadas, ou estão dentro de um calendário de acontecimentos regulares. Em muitos casos é possível prever, com maior ou menor precisão, os fatos futuros e seus efeitos. Portanto, nada melhor do que preparar-se para eles, em vez de se deixar atropelar por eles.

Definição de Planejamento O processo de planejamento é uma aplicação específica do processo de tomar decisões. As decisões que procuram, de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro, são decisões de planejamento. Além disso, o planejamento é uma dimensão das competências intelectuais. Para a moderna psicologia, planejar é um tipo refinado de habilidade. A decisão e a capacidade de lidar com o futuro por meio do planejamento refletem, portanto, uma forma de inteligência. A partir desse conceito básico, o processo de planejamento pode ser definido de várias maneiras:

Planejar é definir objetivos ou resultados a serem alcançados; É definir meios para possibilitar a realização de resultados desejados; É interferir na realidade, para passar de uma situação conhecida a uma outra situação desejada, dentro de um intervalo definido de tempo; É imaginar e trabalhar para construir uma situação nova; É definir um objetivo, avaliar as alternativas para realizá-lo e escolher um curso específico de ação.

Atitudes em Relação ao Planejamento Planejar é o resultado de atitudes favoráveis à mudança - de atitudes que reconhecem a necessidade de mudança e de ação para fazer a mudança acontecer. As empresas e outros tipos de organizações, como os países e as igrejas, transformam-se, para crescer e sobreviver, ou desaparecem. Tudo depende de sua capacidade de lidar com a mudança. No entanto, também é inegável que uma das explicações para a capacidade de sobrevivência é a atitude dos administradores em relação ao futuro. A atitude pode ser proativa ou reativa. Dependendo da atitude predominante dos administradores, a organização será mais ou menos afetada pelos eventos.

Atitude PROATIVA Um exemplo de atitude proativa faz parte da história da administração: a invenção das práticas da administração enxuta e da filosofia japonesa de fazer produtos de alta qualidade e baixo custo. Antes dos japoneses, alta qualidade era sinônimo de alto custo de produção e preço alto para o consumidor - eles não tinham eficiência e qualidade, os consumidores queriam qualidade e preço baixo, e os fabricantes tradicionais também não conseguiam oferecer isso. Com essas informações, decididos a mudar, planejaram e fizeram acontecer a mudança. Em seguida, muitas organizações processaram positivamente o exemplo japonês e conseguiram fazer mudança semelhante. A atitude é mais proativa quanto mais rapidamente a organização antecipar-se ao futuro e fizer as mudanças necessárias. À medida que o tempo de reação diminui, a administração torna-se reativa.

Atitude REATIVA A atitude reativa é representada pelas forças que desejam e preservam a estabilidade. Essa informação não é capaz de provocar nenhuma mudança, seja na forma como a organização trata seus recursos, seja na forma como se relaciona com o ambiente. A estabilidade é preservada por forças poderosas, que oferecem resistência à mudança. São exemplos dessas forças: a comodidade da situação presente, a tradição e a força dos hábitos, o pensamento conservador, os sistemas de controle e os procedimentos padronizados, que definem o comportamento aceitável e fazem as pessoas agir de acordo com as convenções.

Equilíbrio das Forças Em todas as organizações, os dois tipos de forças estão presentes e são necessários. A atitude proativa é importante para o crescimento e a mudança; A atitude reativa é importante para manter o equilíbrio e para impedir as mudanças abruptas e desnecessárias. Uma organização, especialmente uma de grande porte, não pode nem consegue alterar seus objetivos ou mesmo um programa de trabalho a todo momento. É necessária uma certa permanência de comportamento ao longo do tempo. O equilíbrio entre os dois tipos de atitudes influencia o desempenho da organização.

O Processo de Planejamento O processo de planejar, compreende 03 etapas principais: Aquisição dos dados de entrada; Processamento dos dados de entrada; Preparação de um plano.