ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Por: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA
Advertisements

“Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que a estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento.
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
Centro Espírita Allan Kardec ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) aula do dia 12/05/2014 RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo:
CARDÁPIO DE BOAS PRÁTICAS SEMANA VOCACIONAL MARISTA 2016 Vocação Marista: Chamado a uma grande missão O êxito da Semana Vocacional Marista dependerá.
E SPIRITISMO OU D OUTRINA E SPÍRITA : CONCEITO E OBJETO Tomo: 1 Módulo: 1 Roteiro: 2 1.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
CURSO DE ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE NO CENTRO ESPÍRITA Necessidade do Estudo da Mediunidade Federação Espírita Brasileira.
Objetivos Infantil II Perceber-se como integrante de um grupo;
A educação dos filhos No Grande Conflito.
Educação Híbrida na Escola.
Área de Comunicação Social Espírita
BASES DA DOUTRINA ESPÍRITA.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Programa Fundamental – Tomo I
PREPARAR A CATEQUESE.
Projeto Evangelização nas Palestra
A Metodologia na Formação
Avaliação Livro Araribá* Avaliação Livro Ciências*
FORMAÇÃO DO PROGRAMA Chão da escola 07 e 08 de junho
Minha terra encanta o mundo inteiro
Áreas da Coordenação de Pastoral
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais – Ensino de Graduação
Apresentação dos Trabalhos da Casa
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Tomo: 1 - Módulo:IX Roteiro: 3
Tomo: 2 - Módulo:XI Roteiro: 2
Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância - Subsídios e Diretrizes.
Universidade Federal do Espírito Santo
FIGURA 1: F o r m u l a r R e c o m e n d a ç õ e s Estruturação I
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
GESTÃO DO CONHECIMENTO.
PLANEJAR EXECUTAR AVALIAR
PROCESSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS
DIÁRIO DE BORDO: VESTÍGIOS DE UMA VIVÊNCIA SIGNIFICATIVA.
Senge Estudante/Jovem
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
Tomo: 1 - Módulo:IX Roteiro: 3
Plano da Disciplina: Filosofia.
Curso Técnico em Agroecologia
Missão do CCNH.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Curso: Leomaura Miranda de Andrade Soares Censo Escolar da Educação Básica Sistema Educacenso.
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Introdução Você quer viajar? Destino: Rio Grande do Sul
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL
Realizar Formação Continuada
CNPq e o Currículo Lattes
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
DIDÁTICA E PLANEJAMENTO PARA UMA EDUCAÇÃO CRISTÃ.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
Origens e estruturação das escolas e teorias da administração Professora: Rosemary Gomes CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA SANITARIA E ANBIENTAL.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado.
Atribuições das/os Pedagogas/os Editais 37/2004 e 10/2007
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Educação Profissional em Enfermagem II Profa Fernanda Góes Turma B Nova Síntese.
Prece inicial Evangelho cap. 15, item 10. Prece inicial Evangelho cap. 15, item 10.
A Casa Espírita.
Transcrição da apresentação:

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Por: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

HISTÓRICO Campanha “Comece pelo começo” – Em nível local. USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Mensagem Mediúnica – Estímulo a criação de uma “Grande Campanha” em torno da Importância do Estudo das Obras Básicas da Doutrina Espírita. Angel Aguarod – FERGS.

Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – Em nível local. FERGS – Federação Espírita do Rio Grande do Sul. Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – Em nível Nacional. FEB – Federação Espírita Brasileira. HISTÓRICO (cont.)

“Cabe, pois, aos Espíritas, responsáveis pelo Movimento Espírita, uma ampla tarefa de divulgação das Obras Básicas da Doutrina Espírita, promovendo um estudo sistemático das mesmas (...).” (Angel Aguarod–Reunião de Orientação Espiritual realizada na FERGS )

Por que um Curso Regular de Espiritismo? desenvolver os princípios da ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios “ Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios.” (Allan Kardec)

“Um programa de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, sem nenhum demérito para todas as nobres tentativas que têm sido feitas ao longo dos anos (...), é o programa da atualidade sob inspiração do Cristo.(...).” (Bezerra de Menezes – Reunião do CFN, FEB, 27/11/183)

“Considero esse curso como de natureza a exercer influência capital sobre o futuro do espiritismo e sobre suas conseqüências.” (Allan Kardec)

“Esse curso teria a vantagem de fundar a unidade de princípios, de fazer adeptos esclarecidos, capazes de espalhar as idéias Espíritas e de desenvolver grande número de médiuns.” (Allan Kardec)

O que é o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE)? É uma reunião privativa de grupos que objetiva o estudo metódico, contínuo e sério do Espiritismo, com programação fundamentada na Codificação Espírita.  É uma reunião privativa de grupos que objetiva o estudo metódico, contínuo e sério do Espiritismo, com programação fundamentada na Codificação Espírita.

Objetivos do ESDE Geral Estimular o desenvolvimento de uma ética através do conhecimento espírita e da vivência do Evangelho. Específicos a) Para o Indivíduo - Estudar a Doutrina Espírita nos aspectos filosófico, científico e religioso; - Relacionar-se fraternalmente com os integrantes dos grupos de estudo.

Objetivos do ESDE (cont.) Específicos b) Para a Casa Espírita Capacitar colaboradores Espíritas, esclarecidos e comprometidos com a Doutrina ; c) Para a Doutrina Espírita Tornar viável o conhecimento e colaborar na divulgação e na análise criteriosa dos postulados espíritas

Objetivos do ESDE (cont.) d) Para a Sociedade - Promover a renovação Moral-Intelectual dos indivíduos e das coletividades mediante o esclarecimento da origem, natureza e destinação do Ser Humano; - Explicar como ocorre as relações entre os dois planos de vida e quais as conseqüências dái resultantes.

Conseqüências do ESDE Conseqüência s doESDE ReformaÍntimaPurezaDoutrinária Prática da Caridade EspíritasEsclarecidos Difusão das Idéias Espíritas Desenvolvimento da Fé raciocinada Favorecimento da Educação Mediúnica Formação de ExpositoresEspíritas

 Objetivos específicos a serem atingidos no final de sua aplicação;  Idéias principais;  Sugestões de atividades (para introdução, desenvolvimento e conclusão do estudo);  Técnicas metodológicas recomendáveis;  Recursos didáticos apropriados;  Métodos para avaliação;  Fontes de consulta (básicas e complementares);  Síntese do assunto. Estruturação didático-pedagógica dos programas de estudo

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Organização: Definir responsáveis pela coordenação; Formar equipes para execução; Estabelecer o tempo de duração do Curso; Definir os objetivos do trabalho; Elaborar / definir material de ensino; Elaborar / selecionar o conteúdo de divulgação; Criar o material de divulgação (cartazes, panfletos, artigo); Desenvolver métodos para avaliação.

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Implantação: Estabelecer um Programa de Ensino; Divulgar o ESDE nas demais reuniões da Instituição; Conhecer todo o material de ensino; Constituir equipe de instrutores; Elaborar planejamento administrativo-pedagógico; Capacitar instrutores para a tarefa; Estabelecer reuniões de instrutores; Marcar local, dia e hora, para início do trabalho; Entrevistar / inscrever os participantes; Formar grupos de estudo com 15 a 25 participantes.

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Manutenção: Avaliar cada aula e o trabalho do monitores; Renovar periodicamente o material de divulgação; Incentivar a consulta e o estudo das obras da Codificação e as subsidiárias; Orientar e dar condições para o planejamento antecipado das tarefas; Proporcionar condições didático-pedagógicas para o bom desempenho do monitores.