INSTITUTO DE CAPACITAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Advertisements

Palmas - TO, novembro de 2014 Joaquim Carlos Parente Júnior Secretário da Fazenda Secretaria do Planejamento e Orçamento PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL.
CAMPINAS. Entidades de Apoio “Temos recursos mas não encontramos bons Projetos para apoiar” Empresas e Empreendedores “Temos bons Projetos mas não conseguimos.
Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional Governo do Estado do Rio Grande do Sul Departamento de Planejamento Governamental Março de 2015 Plano.
ALOCAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS APLICADA A SOLICITAÇÕES DE MUDANÇA DE SOFTWARE RICARDO VOIGT Orientador: Everaldo Artur Grahl.
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
CBTC – Confederação Brasileira de Trabalhadores Circulistas Sustentabilidade Organizações Sociais 2º Pré Congresso Circulista na Região Nordeste Natal.
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
II SIMPÓSIO DE PLANEJAMENTO Oficina PGA. Plano de Gestão Anual - PGA PGA ESTRATÉGICO 2016 Recorte anual do PDI que detalha os objetivos e as ações previstas.
Gestão de TI Aula 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia
GRUPO 05 Abiel Peyrot Ademir Pereira Gabriela Borin Luana Sperluk Neide Eyng ORÇAMENTO.
1 Dinâmica das Competências Estratégicas em Empresas Orientadas ao Mercado. Competitividade “Recursos - Competências” - Bases teóricas Nos últimos anos,
Clóvis Luís Padoveze Brusque - 25/08/ A Controladoria e Contabilidade 2. A Importância da Contabilidade nas Organizações 3. O Sistema Empresa.
CAMINHOS PARA EAD 57ª REUNIÃO DO GDFAZ. Objetivos Reunir informações que possibilitem às administrações fazendárias iniciar ações de capacitação e comunicação.
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática PMAE I Curso de Pedagogia 2006.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
PLANEJAMENTO DE VENDAS.
PROJETO DE REDE ESTRUTURADA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO – MS Estudante: Laira.
A “ Mercatto ” é uma empresa especializada na prestação de serviço de cobrança amigável, fundada por profissional originário de instituições de renome.
ANÁLISE DE CUSTOS Prof.: LEONIDAS LOPES DE CAMARGO
Análise do Portfólio Atual de TI e Entendimento da dinâmica do negócio
Os desafios do Saneamento Ambiental no Brasil
ORDENAMENTO TERRITORIAL Abordagens, Perspectivas
Qualidade de Software Aula 3
O IEL atua há 16 anos na capacitação de empresas
Gerência de Processos Processo Iterativo - Parte III
Engenharia de Automação e Assistência Técnica
Curso de Graduação em Administração a Distância da UFSC SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profa. Alessandra de Linhares Jacobsen.
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Manual do Participante
2. Seção de Recrutamento e Seleção 3. Assessoria de Informação
Planejamento e Gestão Estratégica.
Pesquisa Mercadológica
CASO ACCOR - Primeira Etapa:
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE DIRIGENTES DESPORTIVOS CAPÍTULO 2 Planeamento
FONTES DE INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA EM BIOTECNOLOGIA:
Planejamento de estratégias:
Planejamento de Produção
Planejamento estratégico e orçamento empresarial
Introdução à Administração
Plano de Recursos Humanos
A controladoria na empresa
Administração de Recursos Humanos
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
PROF. DR. MARCOS AURÉLIO TARLOMBANI DA SILVEIRA
Planejamento estratégico
Administração de Novos Negócios
Plano de Negócios Parte 1
AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA
Planejamento Estratégico ZIMOL
Prática Gerencial em Saúde Hospitalar
MRP e MRP II Planejamento das Necessidades de Material
Entrega e Serviços em Tecnologia da Informação
“PLANEJAMENTO E PREVENÇÃO À EMERGÊNCIA E ACIDENTES INDUSTRIAIS”
Planejamento estratégico Bases fundamentais e particularidades
Planejamento Estratégico em Logística
Comunicação em Gestão de Projetos
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO
Logística e Gerenciamento da
Contra-Almirante Gilberto Santos KERR
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Planejamento Financeiro e Criação de Valor
I SEMINÁRIO DE GESTÃO DE AQUISIÇÃO DE DEFESA
Sistemas de Informação Capítulo 3
Mesa redonda 11 Efetividade da participação na política de saneamento básico: planejamento e controle social. Ernani Ciríaco de Miranda Diretor do Departamento.
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Sucesso e Fracasso dos Projetos
Estratégia Empresarial
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO DE CAPACITAÇÃO ICAD INSTITUTO DE CAPACITAÇÃO EM AQUISIÇÃO DE DEFESA Escola Superior de Guerra Gen Bda R/1 Mauro G.F. Mosqueira Gomes, D.Sc. mauroguedes@globo.com 07 Nov 2018

A Comunidade de Aquisição de Defesa (CAD) Escola Superior de Guerra A Comunidade de Aquisição de Defesa (CAD) O papel da CAD no Planejamento da Defesa Nacional 25 Set 2015

Capacidade Militar (Entendimento no mais alto nível / político estratégico Clausewitz / abordagem “top down”) “ A habilidade de “dar conta” de um objetivo de guerra especificado. Esta capacidade militar possui 04 componentes: “ a. Estrutura da Força – Composição das Forças - unidades / efetivo  Brigadas, Divisões … b. Modernidade - Grau de sofisticação das Forças – atualização do agregado tecnológico ( sistemas de armas / equipamentos). c. Prontidão – o fato da Força estar pronta / preparada para cumprir a missão para qual foi projetada. (“DOTMLPF” – DOAMEPI ) d. Sustentabilidade - A capacidade de manter o nível de prontidão durante a atividade operacional. A Estratégia Nacional de Defesa reflete isso !!! Ref – Consultoria e DoD USA

PROJETO DE FORÇA COM PLANEJAMENTO BASEADO EM CAPACIDADES POLÍTICA DE DEFESA VISÃO GERAL DO MODELO DE UTILIDADE PARA TOMADA DE DECISÃO DO INVESTIMENTO EM DEFESA: FATOR PERFORMANCE FATOR CUSTO FATOR TEMPO ESTRATÉGIA NACIONAL DE DEFESA AMBIENTE FUTURO (TEATROS, TECNOLOGIAS …) PERFORMANCE CENÁRIOS NOVOS CONCEITOS OPERACIONAIS CAPACIDADES FUTURAS “FRAMEWORK” PARA CAPACIDADES DE PRIMEIRO NÍVEL CAPACIDADES CORRENTES OU JÁ PLANEJADAS CAPACIDADES NECESSÁRIAS CAPACIDADES PRIORIZADAS Prioridades da Defesa OPÇÕES DE ARRANJOS DE FORÇA PLANO BALANCEADO DE DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES BALANÇO DE INVESTIMENTO DOTMLPF Restrições Orçamentárias ORÇAMENTO PLURIANUAL Estimativa de custo e tempo para o desenvolvimento de cada fator da capacidade CUSTO E TEMPO ESTIMADOS POR CAPACIDADE