HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
OBJETIVO GERAL DAS SÉRIES INICIAIS
Relação professor/aluno
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
I- Concepção de Educação
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
2º encontro – Professores Maio de 2012
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Formação por competências
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Sequência Didáctica.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
O TRABALHO COM PROJETOS
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
“ Caminhante não há caminho, o caminho se faz ao andar”
Educação no contexto do Trabalho
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
Currículo oficial de São Paulo
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Universidade Católica de Pelotas Programa de Aperfeiçoamento Docente
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Universidade Federal de Uberlândia
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão Site:
O profissional da gestão escolar e suas implicações
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Do mundo do conhecimento ao conhecimento do mundo
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Os pilares da educação, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)
Plano de Ensino Plano de aula
Docência universitária: repensando a aula
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Matriz de avaliação processual
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES.
Transcrição da apresentação:

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES(saber-fazer relacionado à prática do trabalho mental) ATITUDES(saber- ser- aspectos éticos, cooperação, solidariedade, participação)

CONCEITO DE COMPETÊNCIA RELACIONADO A: Laboralidade Condições de “navegabilidade” entre as várias ocupações ou áreas profissionais Perfil profissional: saberes, saber-fazer, saber-ser, saber- conviver

HABILIDADES - Associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Exemplos: . identificar variáveis . compreender fenômenos . relacionar informações . analisar situações- problema . sintetizar . julgar . correlacionar

HABILIDADES ESTÃO LIGADAS A ATRIBUTOS RELACIONADOS AO: SABER-CONHECER SABER- FAZER SABER - CONVIVER SABER-SER

AS HABILIDADES DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA BUSCA DAS COMPETÊNCIAS

COMPETÊNCIAS - Conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam uma função/profissão: ser arquiteto ser turismólogo ser professor de História ser advogado

COMPETÊNCIAS pressupõem: Operações mentais Capacidades para usar as Habilidades Emprego de atitudes - adequadas à realização de tarefas.

UMA COMPETÊNCIA PERMITE A MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PARA QUE SE POSSA ENFRENTAR UMA DETERMINADA SITUAÇÃO, UMA CAPACIDADE DE ENCONTRAR VÁRIOS RECURSOS, NO MOMENTO E NA FORMA ADEQUADAS.

COMPETÊNCIA IMPLICA: Mobilização dos conhecimentos e esquemas que se possui para desenvolver respostas inéditas, criativas, eficazes para problemas novos.

Como trabalhar habilidades e competências Mudança de postura didático - pedagógica não mais o tradicional transmissor de informações alguns caminhos: contextualização, postura interdisciplinar, foco na aprendizagem do aluno, conceito de conteúdo ampliado.

ALGUMAS COMPETÊNCIAS/HABILIDADES - Respeitar as identidades e as diferenças - Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação - Inter-relacionar pensamentos, idéias e conceitos - Desenvolver o pensamento crítico e flexível e a autonomia intelectual adquirir, avaliar e transmitir informações

ALGUMAS COMPETÊNCIAS/HABILIDADE Compreender os princípios das tecnologias e suas relações integradoras; - Entender e ampliar fundamentos científicos e tecnológicos - Desenvolver a criatividade - Saber conviver em grupo - Aprender a aprender

Qual o foco do currículo? Conteúdos disciplinares? Competências? Conceitos e competências articulados em contextos significativos? Apresenta uma perspectiva multicultural e inclusiva ?

Foco na autonomia do aluno Conteúdos como meios e não como fins em si mesmos Não são os conteúdos que constroem competências mas sim as atividades envolvendo os conteúdos Atividades diversificadas para desenvolver diferentes competências

Construção de competências no aluno : promoção da autonomia intelectual

Diálogo com Professores, colegas e com o meio. Situação Desafiadora ASSIMILAÇÃO SOCIOINTERAÇÃO ACOMODAÇÃO Diálogo com Professores, colegas e com o meio.

- Valorizam a criatividade - “Formata” as pessoas Como desenvolver competências: adestramento X situações de aprendizagem diversificadas - Irão provocar novos percursos de raciocínio, novas ações mentais, gerando a ampliação de sinapses - Limita o desempenho a um determinado tipo ou número de situações de aprendizagem Situações diversificadas - Valorizam a criatividade Adestramento - “Formata” as pessoas

Desenvolvimento de competências Ocorre por meio da vivência de situações diversificadas e desafiadoras “Em situação” Não é linear ou escalonar. São avaliadas por meio do desempenho

Conteúdos/Competências Os conteúdos são meios e não fins. Em atividades diferenciadas, mobilizam-se conceitos e desenvolvem-se competências e habilidades. Exemplos de competência em Engenharia: Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados Não é um conteúdo específico que desenvolverá esta competência. Atividades que envolvam trabalho com projetos, realização de experimentos e análise de resultados é que favorecerão este desenvolvimento. Nessas atividades, podem ser trabalhados conteúdos variados, tais como os de Ciências do Ambiente ou de Circuitos Elétricos.

Multidisciplinaridade: Abordagem fragmentada

Interdisciplinaridade: Articulação sem perda da identidade disciplinar

Transdisciplinaridade: Quebra de fronteiras disciplinares

Articulações Interdisciplinares Pelo contexto / problematização Pelas competências a serem desenvolvidas Pelos conceitos estruturantes / conteúdos

O primeiro passo do projeto é a problematização

O problema a ser resolvido - questão a ser investigada – é quem indica quais disciplinas são realmente necessárias.

Todo projeto deve propor intervenções na realidade Conteúdos são mobilizados e a autonomia do aluno é ampliada no decorrer do projeto

Novo Papel do Professor: Fazer aprender e não simplesmente, ensinar.

Importância da formação continuada

“ A amorosidade, a afetividade, não enfraquecem em nada, primeiro, a seriedade de estudar e produzir, segundo, não obstacularizam em nada a responsabilidade política e social.” (FREIRE, Paulo In: GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1989. 175 p., p. 141.)

PROGRAMAS INTEGRADOS E PARTILHADOS DE DESENVOLVIMENTO DA ORGANIZAÇÃO ACEITAÇÃO PARTILHADA DE VISÕES E NECESSIDADES MUDANÇA NA CULTURA DA ESCOLA INSTITUCIONALIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE