PREPARADORES DE MERENDA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Higiene e Educação Alimentar e Nutricional
Advertisements

Professora e enfermeira : Carla Gomes
ALIMENTOS E NUTRIENTES
PROCEDIMENTOS DE MANUTENÇÃO, ACONDICIONAMENTO E HIGIENIZAÇÃO
Controle Higiênico Sanitário em Alimentos
ORIENTAÇÕES PARA PAIS, ALUNOS E EDUCADORES NO COMBATE AO VÍRUS H1N1
Segurança Alimentar Profª: Bruna Gratão.
Padrões Mínimos de Segurança
Visando a obtenção de alimentos seguros Boas Práticas de Higiene no manuseio de Alimentos O Vigilante Sanitário
ETAPA 1 COMPRA DE PRODUTOS.
CLÍNICA DE VACINAS 1-Documentos exigidos 2-Sala de vacinas
BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO
Esclarecimentos referentes às medidas
Capacitação de Manipuladores de Alimentos I
CUIDADOS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
ELABORAÇÃO DE PROGRAMA DE HIGIENIZAÇÃO PARA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Orientações aos Supervisores
Professora: Marcia Piazza - Nutricionista
Higiene e Saúde dos Manipuladores
Higiene Alimentar.
Os Cinco Pontos-Chave da Organização Mundial da Saúde para a Inocuidade dos Alimentos Funny Chefs Na Cozinha.
PREPARADORES DE MERENDA
Boas Práticas de Fabricação (BPF)
Controle da alimentação na realidade escolar
Capacitação de Manipuladores de Alimentos
Estagiárias: Ana Gabriela Andréa Mônica
MANUAL DE BOAS PRÁTICAS
OPERAÇÕES DE SEGURANÇA ALIMENTAR
Capacitação de Manipuladores de Alimentos
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
Procedimento Padrão de Higiene
MANUAL DE BOAS PRÁTICAS
Operação do EVS.
UTILIZANDO O POWER POINT
BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE NA COZINHA
HIGIENIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS
Sempre manter os produtos sob temperatura adequada.
Técnicas Assépticas 1.Introdução A existência de microrganismos no ambiente Justifica a aplicação de técnicas que produzem O seu número e proporcionam.
HIGIENE NA OPERAÇÃO CARNES EM GERAL.
Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental Gerência de Fiscalização Coordenação de Fiscalização de Alimentos PROCEDIMENTOS DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA.
ROTEIRO PARA INSPEÇÃO EM DROGARIAS
Manual de Práticas Saudáveis
Operação do EVS.
Boas Práticas de Manipulação de Alimentos
Fundamentos do Manual de Boas Práticas
Restaurante Os Benfiquistas. Introdução Higiene é um conjunto de várias normas de procedimentos para protecção física e mental do ser humano. Preservando.
Elaboração - Mesa Boas Práticas POPs.
Cuidado com o que vamos oferecer!
Observância da RDC A edificação, as instalações, os equipamentos, os móveis e os utensílios devem ser livres de vetores e pragas.
DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO INFANTIL SAUDÁVEL
Segurança e Higiene Na Cozinha
Procedimento operacional padrão de uma drogaria
PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS POP’s
MANIPULADOR DE ALIMENTOS
MICROBIOLOGIA E HIGIENE NO REFEITÓRIO
Higiene e Prevenção de Doenças
Como organizar a geladeira
Regras de ouro da “OMS” Preparação inócua de alimentos
Saúde do Manipulador de Alimentos
BOAS PRÁTCAS DE FABRICAÇÃO
Boas práticas na gastronomia de feiras
Limpeza de Caixa d’água
Características de boa alimentação:
Alimentos armazenados na geladeira e freezer, devem ser etiquetados
BASES MICROBIOLOGICAS
Higiene dos Alimentos Prof.ª Andyara Lena dos Santos Costa
CURSO SOBRE HIGIENE PESSOAL
2° Treinamento para Funcionários das Unidades de Alimentação e Nutrição da Empresa Litucera LTDA MSc. Claudia Cardoso Netto Nutricionista Responsável CRN:
Capacitação de Manipuladores de Alimentos
Palestrante: Ythia Karla
Transcrição da apresentação:

PREPARADORES DE MERENDA CURSO DE CAPACITAÇÃO PREPARADORES DE MERENDA

Programa de Alimentação Escolar Objetivos APRENDIZAGEM E RENDIMENTO ESCOLAR FORMAR HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS PROMOVER O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS PNAE OFERECER REFEIÇÃO SAUDÁVEL QUE CUBRA NO MINIMO 20% DAS NECESSIDADES NUTRICIONAIS DE ACORDO COM FAIXA ETÁRIA DURANTE O PERÍODO DE PERMANENCIA DO ALUNO NA ESCOLA

Noções de Microbiologia Contaminação Física; Contaminação Química; Contaminação Biológica. Microorganismos Deteriorantes; Microorganismos Patogênicos;

Higiene Pessoal Tomar banho diariamente; Usar cabelos presos e limpos; Manter unhas curtas, limpas e sem esmaltes; Não utilizar brincos, correntes, anéis, pulseiras e relógio.

Touca protetora capilar Uniformização Os uniformes devem estar sempre limpos, e sem desgaste excessivo. Touca protetora capilar Camiseta Avental Calça Sapatos fechados

Cuidados com as Mãos Lavar as mãos sempre que:

Cuidados com as Mãos Pia exclusiva para lavagem das mãos; Impresso afixado, sabonete anti-séptico, papel toalha;

Cuidados com as Mãos Luvas: Descartáveis Limpeza Térmica

VISITANTES: Pessoas que não fazem parte da equipe que trabalha com alimentos Devem usar avental, touca e sapato fechado; Devem lavar as mãos antes de manipular alimentos ou objetos; Não podem comer, fumar ou mascar goma durante a visita.

Cuidados no Recebimento Verificar integridade das embalagens; Conferir a quantidade recebida com a descrita na nota; Se tudo estiver correto, assinar e carimbar; Em caso de irregularidade, descrever o problema em todas as vias da nota; Dúvidas? Entre em contato com o DSE.

Cuidados com os Congelados No recebimento, verificar: A data de validade; Condições de conservação de temperatura; Se as embalagens estão íntegras e limpas; Se a quantidade recebida confere com a descrita na nota; Armazenamento: Em freezer, fora da caixa de papelão;

Cuidados com os Congelados Descongelar a CARNES E SALSICHAS na GELADEIRA com antecedência de 24h ao preparo; Nunca descongelar EMPANADOS E PÃES; Os EMPANADOS devem ser ASSADOS, nunca fritos!!!!!

IMPORTANTE: não descartar o produto! Troca de Produtos Ao verificar não conformidade de algum gênero da merenda, proceder da seguinte maneira: Enviar ofício ao DSE via fax com as seguintes informações sobre o produto: Marca; Quantidade com problema; Lote; Validade; Descrição da não conformidade. IMPORTANTE: não descartar o produto!

E para o estoque não ficar assim...

Armazenamento Temperatura Ambiente: Manter as caixas da merenda e de hortifrutis distantes da parede e piso; Estrados e prateleiras de material adequado; Respeitar o empilhamento máximo; Utilizar o método PVPS; Manter a etiqueta de prazo de validade visível; Importante: os produtos de limpeza devem ser armazenados em local separado dos gêneros alimentícios.

Armazenamento Geladeiras: Respeitar capacidade de armazenamento; Os produtos devem ser retirados das caixas de papelão. Pratos prontos Alimentos prontos para o consumo; Saladas Sobremesas Alimentos semi-prontos ou pré-preparados; Alimentos temperados Verduras/Legumes crus Alimentos crus separados entre si. Descongelamento de alimentos

PRODUÇÃO Higiene de Legumes, Verduras e Frutas: Lavar folha a folha ou um a um em água corrente Imergir em solução clorada por 15 minutos Retirar as partes estragadas Colocar em utensílio limpo e coberto Enxaguar em água corrente Levar para cocção

CUIDADOS NA PRODUÇÃO Nunca provar os alimentos com as mãos ou com utensílios que vão voltar à panela; Não falar, tossir ou espirrar sobre os alimentos; Não tocar nos alimentos com as mãos feridas.

Per capita dos Alimentos Medida Caseira Almôndegas 3 unidades - 50 g Arroz / Arroz com legumes / Risoto 1 escumadeira pequena – 50 g Macarrão (cozido) 1 escumadeira - 50 g Purê de Batata 1 escumadeira rasa pequena - 14 g Bebida Lácteas 1 caneca - 42 g Refresco 1 caneca - 20 g Carne / Frango / Sardinha Hambúrguer 1 unidade - 40 g Exemplo: 500 alunos Arroz – 50g 500 alunos X 50g = 25kg

Pré-Preparo e Preparo Ler e seguir as instruções de todas as embalagens; Utilizar jarras graduadas para mensurar líquidos conforme descrito na embalagem; Higienizar as latas em água corrente antes de abrir, retirar rótulo e não secar; Descartar os utensílios de madeira; Não usar condimentos em excesso.

UM POUCO DE NUTRIÇÃO... PEME Os nutrientes são divididos em: Grupo dos Energéticos; Grupo dos Construtores; Grupo dos Reguladores. Cálcio / Ferro / Vitamina C; PEME Seguir corretamente o cardápio elaborado pelo DSE.

PIRÂMIDE DOS ALIMENTOS

DISTRIBUIÇÃO PROJETO SIRVA-SE

DISTRIBUIÇÃO Instalação; Projeto Pedagógico Instruções de uso; Higienização; Conservação; Projeto Pedagógico Instrua as crianças para que permaneçam em fila, evitando acidentes; Incentive o consumo de alimentos de todos os grupos;

Controle de Tempo X Temperatura Alimentos quentes devem atingir minimamente 75ºC em todos os pontos durante a cocção. Perigo: Temperatura ideal para multiplicação microbiana. Alimentos refrigerados ou congelados devem ser mantidos nesse intervalo de temperatura.

Crescimento microbiano

Alguns microrganismos e patologias causadas Mal estar Náuseas Vômitos Diarréia Febre E outros sintomas, podendo levar à MORTE

Controles Registrar censo de alunos; Registrar retirada diária de merenda; Registrar levantamento de estoque;

Sobras de Alimentos Não reutilizar sobras: de um período para o outro; para doações de consumo humano / animais.

Escaldar os utensílios HIGIENIZAÇÃO Cuidados com a higienização: fogão; medidor padrão; utensílios Enxaguar Retirar o excesso Lavar com detergente Escaldar os utensílios

HIGIENE AMBIENTAL E DAS INSTALAÇÕES Manter os ambientes limpos e organizados, sem vestígios de insetos; Os vasos de plantas devem permanecer em área externa a cozinha; Manter estrados e prateleiras devidamente higienizados. Manutenção e conservação por parte dos funcionários.

Cuidados com a cozinha e estoque Manter a estrutura da cozinha e estoque (piso, parede, janelas e luminárias) adequadas; Os ralos devem possuir dispositivo de fechamento; Objetos estranhos não devem permanecer na cozinha ou estoque.

Manejo de Resíduos Acondicionar o lixo em recipiente adequado; Manter o recipiente higienizado; Monitorar a saída do lixo a fim de evitar contaminação.

Controle de Pragas Sobrevivência depende: água, abrigo e alimento; Ações preventivas (medidas que impeçam a entrada de pragas); Tratamento: desinsetização e desratização (deve ser realizada semestralmente)

Manual de Boas Práticas Descreve os requisitos higiênico-sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, controle integrado de vetores e pragas urbanas, a capacitação profissional, o controle da higiene e saúde os manipuladores, o manejo de resíduos e o controle e garantia do alimento preparado. Disponível no site; Imprimir e disponibilizar na cozinha.

Equipamentos e Utensílios Solicitação: Entrar em contato com o setor de equipamentos (DSE), se necessário enviar ofício com cópia para D.E. Inservíveis: Equipamentos: baixa patrimonial junto a DE - renda revertida para APM Utensílios: pratos, talheres, canecas - material pedagógico / materiais de alumínio – devem ser danificados e a renda revertida para APM

Contatos DSE DENPN ( Nutrição) TEL: (011) 3866-1605/1606 DISK: (011)3864-7104 FAX: (011)3866-1680 Equipamentos e Utensílios – Alene TEL: (011)3866-1613/1614 FAX: (011)3866-1649 http://dse.edunet.sp.gov.br