CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exercícios Resolvidos
Advertisements

Programa Ler e Escrever Matemática
“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA
Carlos Nadaline RACIOCÍNIO MATEMÁTICO ENSINO FUNDAMENTAL MÓDULO 1
Encontro dos Professores de Matemática da Rede Municipal de Ipatinga
Unidade 1: Do espaço ao plano. Figuras semelhantes.
Unidade1: Probabilidade e Estatística.
Teorema de Pitágoras. Áreas. Semelhança de triângulos.
Universidade sem Fronteiras
DIRETRIZES CURRICULARES DE MATEMÁTICA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
Análise dos resultados Avaliação da Aprendizagem em Processo / SARESP
Recuperação Intensiva
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
SARESP ª série/7º ano H29 Resolver situações-problema que envolva grandezas direta ou inversamente proporcionais. Observe a tabela que Laís fez.
Matemática Plano de curso Djalma Henrique.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
Tecnologias - Matemática Equações da circunferência
Apropriação de Resultados
Apropriação de Resultados
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
PCNP Célia Núcleo Pedagógico de Jacareí
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01
MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:
Por que a Matemática se tornou uma área de conhecimento específico
MATEMÁTICA PCOPs Ana Paula e Robson.
PERSPECTIVAS PARA 2009.
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Salas de Matemática.
Noções de trigonometria e funções trigonométricas
Oficina de Apropriação de Resultados
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Matemática para Negócios
Raciocínio Lógico Aula 1
Atuais Propostas Curriculares.
POTENCIAÇÃO E RAIZ QUADRADA DE NÚMEROS RACIONAIS
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Conceitos e Procedimentos
PLANO DE AULA Turma: 8ª Série/9º Ano
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
"A meta da vida não é a perfei ç ão, mas o eterno processo de aperfei ç oamento, amadurecimento e refinamento." John Dewey.
Itens de Matemática 5ºano Ensino Fundamental
MAPA DE HABILIDADES.
Formação continuada ANO 2015
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Transcrição da apresentação:

CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica PROGRAMA MELHOR GESTÃO MELHOR ENSINO CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Equipe Curricular de Matemática

Programa “Melhor Gestão Melhor Ensino” Oficinas de Matemática As oficinas de Matemática terão como objetivo orientar os Professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental ao trabalho com conteúdos, habilidades e competências, conforme norteia o Currículo da Secretaria do Estado da Educação.

As Oficinas As oficinas acontecerão em três momentos: Oficina 1: Classificação de Questões Oficina 2: Traçando o Percurso Oficina 3: Plano de Aula

Dinâmica das Oficinas O Currículo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo privilegia o trabalho com competências. As competências envolvem um grupo de habilidades, e as habilidades indicam as ações relativas aos conteúdos disciplinares. As Oficinas iniciarão com a classificação de questões, passarão por um mapeamento de percurso finalizando com a elaboração de um plano de aula.

Trabalho com Questões O trabalho com questões favorece o desenvolvimento da competência leitora uma vez que exige do sujeito a interpretação das informações contidas no problema, seja por meio de textos, de tabelas, de gráficos ou de figuras, auxiliando sua resolução. A inserção de problemas no trabalho em sala de aula, complementando o trabalho voltado a procedimentos, poderá favorecer o desenvolvimento dessa competência nos alunos.

1ª Oficina Classificação de Questões

Falando sobre: Conteúdo, Bloco(s) Temático(s), Habilidade(s), Grupo(s) de Competência(s)

Conteúdos Os conteúdos são o meio de organizar o trabalho pedagógico. Assim, os currículos de todos os sistemas de ensino apresentam os conteúdos que devem ser trabalhados para que a educação atue com uma formação básica comum, conforme orienta a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB 9394/96) no seu artigo 9º, e se complementa nos artigos 27, 30 e 79.

Conteúdos Para classificar as questões quanto aos conteúdos, o professor poderá utilizar o quadro de conteúdos apresentados no final do Caderno do Professor, o qual está reproduzido no material do Curso “Melhor Gestão Melhor Ensino”.

Blocos Temáticos Blocos temáticos agrupam conteúdos com mesmas características. Os Blocos Temáticos (ou Temas) Avaliados no SARESP são quatro: Números, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Tratamento da Informação.

Blocos Temáticos Os Blocos Temáticos onde se enquadram cada um dos conteúdos, podem ser obtidos nos quadros de Habilidades e Competências na Matriz de Avaliação do SA

Habilidades As Habilidades são descritores das aprendizagens que se espera dos alunos, relativas aos conteúdos disciplinares. Elas indicam as ações pontuais que um indivíduo realiza frente a uma situação. Um quadro apontando diversas Habilidades podem ser encontrado na Matriz de Avaliação.

Competências As competências cognitivas são as modalidades estruturais da inteligência, ou seja, o conjunto de ações e operações mentais que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos, situações, fenômenos, pessoas etc. Envolve, geralmente, um conjunto de Habilidades.

Competências A Matriz de Avaliação do SARESP indica três grupos de competências: Competência de observar, Competência de realizar, Competência de compreender. Porém há outras competências que não se encontram nesse grupo, por exemplo, a de criar.

Um estudo mais aprofundado de cada um desses tópicos será feito a distância, na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, mas que também podem ser encontrados nos materiais elaborados pela Secretaria da Educação.

1ª Oficina: Classificação de Questões Cada grupo receberá um bloco com algumas questões. Cada questão deverá ser resolvida e analisada para que sejam apontados os seguintes tópicos: Conteúdo(s) envolvido(s), Bloco(s) Temático(s), Ano(s)/Série(s), Habilidade(s), Grupo(s) de Competências.

1ª Oficina: Classificação de Questões Após esta classificação, cada grupo deverá eleger uma questão para apresentar à turma a tarefa realizada e discutir as escolhas feitas, embasados nos documentos oficiais.

2ª Oficina Traçando o Percurso

2ª Oficina : Traçando o Percurso A partir do conteúdo principal da questão selecionada na oficina anterior, os professores de cada grupo traçarão um mapeamento de percurso (esquema), apontando os conteúdos que julguem necessários para o desenvolvimento das habilidades da questão.

2ª Oficina : Traçando o Percurso Durante este processo, os professores irão apontar inclusive as estratégias e os recursos materiais e tecnológicos que poderão servir para a recuperação da aprendizagem dos alunos.

2ª Oficina : Traçando o Percurso Após a elaboração do esquema, cada grupo deverá apresentar à turma a tarefa realizada e discutir as escolhas feitas.

3ª Oficina Plano de Aula

3ª Oficina: Plano de Aula Com o material produzido nos dois primeiros momentos, os professores irão elaborar um Plano de Aula com foco no conteúdo principal elencado na questão escolhida.

3ª Oficina: Plano de Aula Cada grupo deverá elaborar o seu plano de aula e apresentá-lo para a discussão geral. Para a elaboração do plano, o professor deverá seguir sua experiência e conhecimento no tema, deixando prevalecer sua própria identidade.

3ª Oficina: Plano de Aula Veja se seu plano de aula atendeu aos seguintes requisitos: Indicou os objetivos? Forneceu a justificativa? Apontou as estratégias e/ou os procedimentos? Indicou os recursos materiais e tecnológicos necessários? Assinalou as formas de recuperação? Indicou as formas de avaliação?

Chegamos ao final do encontro presencial no formato de oficinas. O aprofundamento nas questões tratadas aqui serão realizadas no curso a distância na plataforma AVA da Escola de Formação de Professores.

Elaboração Equipe Curricular de Matemática Equipe PCNP Colaboradores João dos Santos Juvenal de Gouveia Patrícia Barros Monteiro Sandra Maira Zen Zacarias Otávio Yoshio Yamanaka Vanderley Aparecido Cornatione Equipe PCNP Colaboradores Carlos Tadeu da Graça Barros Inês Chiarelli Dias Ivan Castilho Leandro Ramiro Luciana Vanessa de Almeida Buranello Renata Ercília Mendes Nifoci Rodrigo Soares de Sá Rosana Jorge Monteiro Magni Silvia Ignês Peruquetti Bortolatto Formador da Turma _________________________________________________________

EQUAÇÃO DO 2º GRAU Mapa de Percurso Conj. Números Reais Operações (Potenciação, Radiciação) Conj. Números Inteiros e Naturais, Racionais) Frações e decimais Sistema de Numeração Eq. do primeiro grau Conceito de Equações Expressões Algébricas Uso de letras Gráfico de equações Sistema de Coordenadas

Quadro de conteúdos Ensino Fundamental 6° ano 7° ano 8° ano 9° ano 1° bimestre NÚMEROS NATURAIS - Múltiplos e Divisores - Números Primos - Operações básicas - Introdução à potências FRAÇÕES - Representação - Comparação e Ordenação - Operações - Sistemas de numeração na antiguidade - O sistema posicional decimal NÚMEROS RACIONAIS - Representação fracionária e decimal Operações com decimais e frações - Transformação de decimais finitos em fração - Dízimas periódicas e fração geratriz POTENCIAÇÃO - Propriedade para expoentes inteiros TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO - a linguagem das potências NÚMEROS REAIS - Conjuntos numéricos Números irracionais Potenciação e radiciação em R - Notação científica 2° bimestre NÚMEROS DECIMAIS - Transformação em fração decimal SISTEMA DE MEDIDAS - Comprimento, massa e capacidade - Sistema métrico decimal GEOMETRIA/ MEDIDAS - Ângulos - Polígonos - Circunferência - Simetrias - Construções Geométricas - Poliedros ÁLGEBRA - Equivalências e transformações de expressões algébricas - Produtos notáveis - Fatoração algébrica - Equações do 2° grau: resolução de problemas - Noções básicas sobre função, a ideia de interdependência - Construção de tabelas e gráficos para representar funções de 1° e 2° graus 3° bimestre GEOMETRIA/MEDIDAS - Formas planas e espaciais Noção de perímetro e área de figuras planas - Cálculo de área por composição e decomposição NÚMEROS/ PROCORCIONALIDADE - Proporcionalidade direta e inversa - Razões, proporções, porcentagem - Razões constantes na geometria: π - Gráfico de setores - Noções de probabilidade ALGEBRA/EQUAÇÕES - Equações do 1° grau - Sistema de equações e resolução de problemas - Inequações do 1° grau - Sistemas de coordenadas (plano cartesiano) - Proporcionalidade: noção de semelhança Relações métricas entre triângulos retângulos - Razões trigonométricas 4° bimestre - Leitura e construção de gráficos e tabelas - Média aritmética - Problemas de contagem - Uso de letras para representar um valor desconhecido - Conceito de equação - Resolução de equações - Equações e problemas - Teorema de Tales e Pitágoras: apresentação e aplicações - Área de polígonos - Volume do prisma - O número π; a circunferência, o círculo e suas partes; área do círculo - Volume e área do cilindro - Contagem indireta e probabilidade Quadro de conteúdos Ensino Fundamental

Matriz de Referência – Competências / Blocos Temáticos / Habilidades

Obrigado!