Universidade Luterana do Brasil Próreitoria Acadêmica Curso de Matemática Licenciatura DIMENSÃO PROFISSIONAL I Claudia Lisete Oliveira Groenwald Licenciada.

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Transcrição da apresentação:

Universidade Luterana do Brasil Próreitoria Acadêmica Curso de Matemática Licenciatura DIMENSÃO PROFISSIONAL I Claudia Lisete Oliveira Groenwald Licenciada em Ciências Licenciatura do 1º grau Licenciada em Matemática Especialista em Educação Matemática Doutora em Ciências da Educação, Slamanca, Espanha Pós-doutora pela Universidade La Laguna, Tenerife, Espanha. Atua ano Curso de Matemática e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA.

Curso de Matemática ULBRA Laboratório de Matemática Dimensão Profissional I Dimensão Profissional II Estágio em Matemática I Estágio em Matemática II Estágio em Matemática III Estágio em Matemática IV

Objetivo Que o estudante do curso de Matemática Licenciatura seja capaz de: Aplicar, adaptar e implementar metodologias alternativas para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental.

Programa Enfoques para o ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental; Etnomatemática e história da Matemática como recurso de ensino no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental, com relevância à cultura indígena e a afro brasileira. Uso de jogos e curiosidades no ensino da Matemática de 6° e 7° anos no Ensino Fundamental; Construção do conhecimento lógico-matemático (classificação, seriação, ordenação, quantificação numérica). Introdução da noção de número; Números Naturais: sistemas de numeração, construção da reta numérica e operações numéricas (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação); Expressões e resolução de problemas com números Naturais. Construção dos números racionais (conceito, classificação, ordenação na reta numérica, operações, expressões, resolução de problemas); Conjunto dos números inteiros: construção da reta numérica, operações, expressões numéricas e resolução de problemas; Equações do 1º grau: enfoques práticos e históricos, resolução de equações do 1º grau;

Referências BRIZUELA, Bárbara. Desenvolvimento matemático na criança: explorando notações. Porto Alegre: Artmed, 2006. D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Da Realidade à Ação: Reflexões sobre Educação e Matemática. São Paulo: Summus, 1986. KAMII, Constance. A Criança e o Número. Campinas, SP: SEIBERT, Tania Elisa. Dimensão Profissional I. ULBRA.

Avaliação Prova com os conteúdos ministrados no semestre envolvendo a metodologia adequada a cada conteúdo, valendo 60% da avaliação. Pasta com as atividades desenvolvidas no semestre: 20% da avaliação. Trabalhos e seminários: 20% da avaliação. É condição para a aprovação na disciplina o desenvolvimento de todas as atividades propostas no semestre (avaliação de conteúdos, entrega do portfólio e dos trabalhos solicitados).