Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÓCIO-INTERACIONISMO
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Organização Curricular da Escola
Formação Docente Aula 07.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Vídeo Educar – Rubem Alves
Liliani Lecco Dettogni
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
“Construtivismo e Pedagogia” – Prof. Fernando Becker
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS CONSERVADORAS PEDAGOGIA TRADICIONAL.
Educação e Práticas Pedagógicas
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
TÉCNICO EM CONTABILIDADE SUBSEQUENTE
Metodologia: Piaget e Vygotsky
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Um Panorama da Formação do Professor de Línguas
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
O que é ensinar história?
A Função do Professor Articulador
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Situação de Aprendizagem
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Divulgando a Pesquisa.
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Cap. II REFLEXIVIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Outra oscilação do pensamento brasileiro (José Carlos Libâneo)
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Plano de aula com uso de tecnologia.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:
E.M.MINISTRO MARCOS FREIRE GÊNEROS TEXTUAIS Professora: MARCIA SALES ROMERO 1º ANO VESPERTINO.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Cristiane Barroso Ensino de Ciências: unindo pesquisa e prática.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Faculdade Piaget - Brasil
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
Transcrição da apresentação:

Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker Adriana Justin Cerveira Kampff Antonio Da Fonseca De Lira Dóris Simone Reitz

Proposta Pedagógica a partir da Epistemologia Genética Considerar, ao menos, os seguintes pontos:

As estruturas cognitivas do aluno. Os sujeitos são diferentes? Do que depende a construção do conhecimento?

Instaurar a fala do aluno. O que pode o aluno ensinar ao seu professor? O que pode o professor aprender com seus alunos? “... a fala é sempre ação de segundo grau... a fala é constitutiva do conhecimento; em particular, do pensamento.

Rever as atividades em função dos objetivos. - Avaliação - A avaliação deve existir? Individual ou coletiva?

Considerar o erro como instrumento analítico. Qual a causa do erro no mecanismo de abstração? Dialética aproximação – afastamento. Há processo de conhecimento sem erro?

Pôr o aluno em interação com a ciência, a arte, os valores. Como?

Superar a repetição com a construção. Na escola não há lugar para o novo?

Exercer rigor intelectual. A sala de aula é um laboratório de simulação. O que se busca com essa simulação?

Relativizar o ensino em função da aprendizagem. O sujeito tem uma capacidade ilimitada de aprendizagem? Como pode um professor ensinar bem se ele desconhecer a capacidade do aluno?

Compreender que há um dinamismo fundamental, em toda relação. Se pode prever o que vai acontecer, em termos de estrutura cognitiva, com um indivíduo qualquer num espaço x, num tempo y, num contexto z?

É possível dissociar conteúdo e forma? Pensar conteúdo e processo como duas faces da mesma realidade cognitiva. É possível dissociar conteúdo e forma?