Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker Adriana Justin Cerveira Kampff Antonio Da Fonseca De Lira Dóris Simone Reitz
Proposta Pedagógica a partir da Epistemologia Genética Considerar, ao menos, os seguintes pontos:
As estruturas cognitivas do aluno. Os sujeitos são diferentes? Do que depende a construção do conhecimento?
Instaurar a fala do aluno. O que pode o aluno ensinar ao seu professor? O que pode o professor aprender com seus alunos? “... a fala é sempre ação de segundo grau... a fala é constitutiva do conhecimento; em particular, do pensamento.
Rever as atividades em função dos objetivos. - Avaliação - A avaliação deve existir? Individual ou coletiva?
Considerar o erro como instrumento analítico. Qual a causa do erro no mecanismo de abstração? Dialética aproximação – afastamento. Há processo de conhecimento sem erro?
Pôr o aluno em interação com a ciência, a arte, os valores. Como?
Superar a repetição com a construção. Na escola não há lugar para o novo?
Exercer rigor intelectual. A sala de aula é um laboratório de simulação. O que se busca com essa simulação?
Relativizar o ensino em função da aprendizagem. O sujeito tem uma capacidade ilimitada de aprendizagem? Como pode um professor ensinar bem se ele desconhecer a capacidade do aluno?
Compreender que há um dinamismo fundamental, em toda relação. Se pode prever o que vai acontecer, em termos de estrutura cognitiva, com um indivíduo qualquer num espaço x, num tempo y, num contexto z?
É possível dissociar conteúdo e forma? Pensar conteúdo e processo como duas faces da mesma realidade cognitiva. É possível dissociar conteúdo e forma?