CENTRO MUNICIPAL DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS - CEMAE II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
MUDANÇAS CULTURAIS PROMOVIDAS PELA SEMANA DE ARTE MODERNA
Esta é a escola onde trabalho
A Escola e as Mudanças Sociais
Revisão para Avaliação I
Por que Arte-Educação?.
Arte e representação.
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR UM PROGRAMA QUE ESTIMULA AS HABILIDADES DE PENSAMENTO DO ALUNO, AJUDANDO-O A SER CUIDADOSO, CRÍTICO, CRIATIVO NA ARTE DE PENSAR.
O lazer, a educação e o Programa Segundo Tempo
A Fábrica de Criatividade é um espaço cultural e de ensino, situado no Capão Redondo, que propõe despertar a criatividade através de estímulos culturais,
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
Ciberinfante criativo
Escola Dom Avelar Brandão Vilela
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
LEILÃO DE JARDIM.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ELIANE PEREIRA DE BRITO
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Apresentação Campanha da Fraternidade 2013 retoma o tema Juventude. Se propõe olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas diversidades,
CULTURA NOSSO ESPAÇO EM COMUM
UNIVERSIDADE, ARTE E CIDADANIA: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO CULTURAL DA UNIVERDIDADE DE FORTALEZA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIOCULTURAL Adriana Helena Santos.
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
OFICINA DE ARTES VISUAIS
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Atenção professores: Ou nos desacomodamos e seguimos rumo a mudança para educação ou façamos como o avestruz. Por quê? Porque dentro da atmosfera de educação.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
OFICINA DE CRIATIVIDADE
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
CONSTRUINDO A AUTO-AVALIAÇÃO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Portfólio O portfólio é a coleção de todo o trabalho em andamento relacionado com o alcance dos objetivos pedagógicos. Consiste nos trabalhos que estão.
Pressupostos do Programa no Carrefour
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
“Um país se faz de homens e livros”
Por que alfabetização tecnológica do professor?
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA EM CONTEXTO
O PAPEL DA ESCOLA NA FRUIÇÃO DOS UNIVERSOS CULTURAIS
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA EM CONTEXTO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
 Essa semana de 22 foi um momento oportuno.  Realizada em plena comemoração do centenário da independência brasileira.  Busca de uma identidade nacional.
A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE. ENSINO FUNDAMENTAL INÍCIO ALUNOS ATENDIDOS PRIMEIRA ESCOLA: DR RABINDRANATH TAGORE DOS S. PIRES.
Componente Curricular Arte
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.
O DESAFIO DA INCLUSÃO E NOVASTÉCNICAS METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO CRISTÃ Textos: Ef. 3: 8-10; 1 Cor. 1:24; At. 2:
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
RESUMO DO TEXTO DE TECA ALENCAR DE BRITO LUCIENE LEME OLIVEIRA NºUSP O ser humano como o objetivo de educação musical.
Transcrição da apresentação:

CENTRO MUNICIPAL DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS - CEMAE II PROJETO SEMEANDO A PAZ

O QUE? PROJETO SEMEANDO A PAZ EDUCAÇÃO PARA A CULTURA DA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA ATIVA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.

POR QUE? VIVEMOS NUMA ÉPOCA DE AGRESSIVIDADE, DESVARIOS E VIOLÊNCIA DE TODOS OS TIPOS E GRAUS, SURGINDO ASSIM A NECESSIDADE DE SUBSTÍTUIRMOS OS PADRÕES DE VIOLÊNCIA, PELA REFLEXÃO E PELAS AÇÕES BASEADAS NA CULTURA DA PAZ. NADA MELHOR DO QUE A ESCOLA, ATRAVÉS DAS PROPOSTAS E DE PRINCÍPIOS DA ARTE-EDUCAÇÃO PARA ESTIMULAR E POTENCIALIZAR OS PENSAMENTOS, OS SENTIMENTOS E AS ATITUDES DE PAZ.

A ARTE NESTE CONTEXTO PELO SEU PAPEL DINÂMICO E TRANSFORMADOR, ALIADA AOS ASPECTOS RELEVANTES DA CULTURA DA PAZ, POSSIBILITARÁ O DESPERTAR DOS EDUCANDOS PARA A ESTÉTICA DO BEM E DO BELO NA VIDA PRÁTICA, TORNANDO-OS SUJEITOS MAIS SENSÍVEIS, REFLEXIVOS, CRÍTICOS, CONSCIENTES E CONSTRUTORES DA SUA PRÓPRIA REALIDADE E A DO MUNDO.

PARA QUE? PERMITIR AOS EDUCANDOS O ACESSO E O CONTATO COM A CULTURA DA PAZ, ATRAVÉS DA ARTE E SUAS LINGUAGENS, SENSIBILIZANDO-OS, CONSCIENTIZANDO-OS E ESTIMULANDO-OS AOS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E ATITUDES DE PAZ.

COMO? ATRAVÉS DE ATIVIDADES CRIATIVAS, FUNDAMENTADAS NAS LINGUAGENS DE ARTE (TEATRO, DANÇA, MÚSICA E ARTES PLÁSTICAS); ATRAVÉS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM VALORES HUMANOS (VERDADE, AÇÃO CORRETA, PAZ, AMOR E NÃO-VIOLÊNCIA); ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS, BRINCADEIRAS, VISUALIZAÇÕES CRIATIVAS, RELAXAMENTOS, HARMONIZAÇÕES, LENDAS, DITADOS, PROVÉRBIOS E ETC.).

QUEM? TODA A COMUNIDADE ESCOLAR (EDUCADORES, FAMILIARES, FUNCIONÁRIOS, ETC.).

TODOS OS EDUCANDOS, INDEPENDENTE DE QUALQUER COISA. COM QUEM? TODOS OS EDUCANDOS, INDEPENDENTE DE QUALQUER COISA.

JÁ! A PAZ, NESTE MOMENTO É URGENTE! QUANDO? JÁ! A PAZ, NESTE MOMENTO É URGENTE!

ONDE? ESCOLAS PÚBLICAS OU PARTICULARES, SEM DISTINÇÃO.

PROPOSTAS DE CULMINÂNCIA MEDITAÇÃO PELA PAZ MUNDIAL; CAMINHADA E CAMPANHA PELA PAZ MUNDIAL; EXPOSIÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS.

- AVALIAÇÃO AUTO-AVALIAÇÃO; AVALIAÇÃO PROCESSUAL E CONTÍNUA, OBEDECENDO CRITÉRIOS BASEADOS NOS VALORES HUMANOS UNIVERSAIS.