9 - EMBALAGENS A embalagem é parte significativa do sistema logístico global e tem a responsabilidade de minimizar o custo de entrega e impulsionar positivamente.

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9 - EMBALAGENS A embalagem é parte significativa do sistema logístico global e tem a responsabilidade de minimizar o custo de entrega e impulsionar positivamente.
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9 - EMBALAGENS A embalagem é parte significativa do sistema logístico global e tem a responsabilidade de minimizar o custo de entrega e impulsionar positivamente as vendas, pois agrega valor de diversas maneiras, oferecendo proteção, utilidade e comunicação, além de manter a condição de um produto durante o sistema logístico. 1 Prof. Juliano Santiago Angeli

9 - EMBALAGENS O desenvolvimento da embalagem acompanhou o desenvolvimento humano. Da necessidade inicial de o homem armazenar água e alimentos de algum recipiente, visando à sobrevivência própria, até o início das atividades comerciais e disseminação do uso das embalagens. 2

9 - EMBALAGENS Atualmente estão em todos os produtos, com formas e funções variadas, sempre coma evolução das tecnologias utilizadas, que as tornam cada vez mais eficientes e estratégicas. 3

9 - EMBALAGENS Para a logística a embalagem é item de fundamental importância, possui relacionamento em todas as áreas e é essencial para atingir o objetivo logístico de disponibilizar as mercadorias no tempo certo, nas condições adequadas, ao menor custo possível, principalmente na distribuição internacional. 4

9 - EMBALAGENS A proteção do produto é uma importante função da embalagem, porque o dano em trânsito pode destruir o valor que foi agregado ao produto. O tipo de proteção que uma embalagem pode oferecer depende, evidentemente, do valor do produto, bem como de sua características físicas e dos riscos inerentes no sistema logístico. 5 Prof. Juliano Santiago Angeli

9 - EMBALAGENS Uma meta importante da embalagem é fornecer a proteção necessária usando materiais de custo efetivo. No Brasil, as embalagens celulósicas detêm 41% de participação, seguidas pelo plástico – 29%, metal – 19%, vidro – 10% e madeira – 1 %. Ocupamos atualmente o nono lugar no ranking dos países que reciclam papel, o que corresponde a 38,5 % da produção anual de embalagens celulósicas. 6 Prof. Juliano Santiago Angeli

9 - EMBALAGENS Para se ter uma idéia da representatividade da embalagem na economia, segundo especialistas, os gastos com embalagem representam aproximadamente 2% do PNB e o Brasil perde entre 10% e 15% da sua receita de exportação devido a embalagens defeituosas. 7 Prof. Juliano Santiago Angeli

Conceito e Classificação Para o profissional da logística a embalagem é uma forma para proteger e acondicionar o produto durante a movimentação e armazenagem, já para o profissional de marketing, a embalagem é uma forma para apresentar o produto, visando atrair clientes e aumentar as vendas. 8 Prof. Juliano Santiago Angeli

Conceito e Classificação A classificação da embalagem: Primária: esta em contato com o produto (o vidro de palmito); Secundária: protege a embalagem primária (o fundo de papelão, com unidades de caixas de leite envolvidas em plástico); Terciária: caixas de madeira, papelão e plástico; 9 Prof. Juliano Santiago Angeli

Conceito e Classificação Quaternária: facilita a movimentação, qualquer tipo de contentor (contêiner); Embalagem de quinto nível: confinada ou especial para envio de longa distância. Uma classificação proposta pela Bowershox e Closs, as divide em: Embalagem para consumidor: com ênfase em marketing Embalagem industrial: com ênfase na logística. 10 Prof. Juliano Santiago Angeli

Funções da Embalagem Contenção: para evitar possíveis vazamentos (líquidos inflamáveis, corrosivos); Proteção: possibilita o manuseio do produto até o consumidor, sem que haja danos ao produto (choque, aceleração, temperatura, vibração, compressão, oxidação, perfuração, esmagamento, entre outros); Comunicação: transmitir informações através de símbolos, impressão, cores. 11 Prof. Juliano Santiago Angeli

Padronização Através da padronização de medidas, facilita o armazenamento, o manuseio e a movimentação dos materiais reduzindo o tempo. Uma outra vantagem da padronização é a redução de custos com a aquisição de embalagens. 12 Prof. Juliano Santiago Angeli