GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.

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Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
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Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.

MARKETING O processo de planejar e executar a concepção, o estabelecimento de preços, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços a fim de criar TROCAS que satisfaçam metas individuais e organizacionais.

COMPRADORES ORGANIZACIONAIS CONSUMIDORES/CLIENTES MARKETING TROCA Transação voluntária entre uma organização e um cliente, destinada a beneficiar ambos. COMPRADORES ORGANIZACIONAIS Pessoas que compram bens e serviços para empresas, órgãos governamentais e outras instituições. CONSUMIDORES/CLIENTES Pessoas que compram bens e serviços para seu uso próprio ou para presentear pessoas.

MARKETING NECESSIDADES DESEJOS Referem-se a bens ou serviços que os consumidores ou compradores organizacionais requerem para sobreviver. DESEJOS Referem-se a bens ou serviços específicos que satisfazem necessidades adicionais que vão além da necessidade de sobrevivência.

NÚMERO DE UNIDADES VENDIDAS NUM MERCADO DURANTE UM PERÍODO DE TEMPO. DEMANDA NECESSIDADES DESEJOS PODER DE COMPRA + + = DEMANDA NÚMERO DE UNIDADES VENDIDAS NUM MERCADO DURANTE UM PERÍODO DE TEMPO.

MERCADO Conjunto dos compradores atuais e potenciais de um produto/serviço. Essas pessoas compartilham uma necessidade ou um desejo que pode ser satisfeita por meio de relações de TROCA. Essas pessoas têm influências, sentimentos e raciocínios.

Mercado-Alvo Mercado Alvo Segmento de mercado que a organização se esforça para atender com o composto de marketing.

Composto de Marketing/Marketing Mix/Mix de Marketing: os 4 Ps Produto Preço Mercado- Alvo Praça Promoção As ferramentas estratégicas que uma empresa utiliza para criar valor para os clientes e alcançar os objetivos organizacionais.

A Estrutura dos 4 Pês Público (opinião pública) Política Mix de Marketing Praça Canais Cobertura Variedade Pontos-de-venda Estoque Transporte Produto Variedade de produtos Qualidade Design Características Nome de marca Embalagem Tamanhos Serviços Garantias Devoluções Mercado-Alvo Preço Preço nominal Descontos Concessões Prazos para pagamento Condições de crédito Promoção Promoção de vendas Publicidade Propaganda Força de vendas Relações públicas Marketing Direto

ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO DE MARKETING O processo de estabelecer metas de marketing para uma organização e planejar, implementar e controlar as estratégias de marketing para alcançá-las. Desenvolver planos e estratégias de marketing; Compreender clientes e mercados; Desenvolver composto de marketing; Implementar e controlar as atividades de marketing.

Principais Etapas no Processo de Gestão de Marketing PMSDPMMIC PM = Pesquisa de Mercado SDP = Segmentação, Definição de público- alvo e Posicionamento MM = Mix de Marketing (os 4 Pês) I = Implementação C = Controle