Plano de Trabalho Docente

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Transcrição da apresentação:

Plano de Trabalho Docente e sua articulação com a Proposta Pedagógica DOCENTES: Gisele Masson – UEPG Maria Madselva F. Feiges - UFPR

A organização do trabalho pedagógico escolar pressupõe:

PLANEJAMENTO Projeto Político Pedagógico Marco situacional Marco Conceitual Marco Operacional Projeto Político Pedagógico Proposta Curricular O quê? O como? O por quê? O para quê? Para quem? Proposta Pedagógica ou Projeto Pedagógico Parte da proposta pedagógica. Organiza o ensino-aprendizagem em sala de aula. Plano de Trabalho Docente Organiza e articula as ações necessárias ao funcionamento do ponto de vista da gestão escolar. Plano de Ação da Escola

A proposta pedagógica pressupõe: Conhecimento e análise crítica das experiências curriculares, identificando seus limites e possibilidades Conhecimento cultural /político/ social econômico da realidade para eleger / construir os fundamentos da proposta em coerência com os anseios da população da escola pública

A proposta pedagógica pressupõe: Participação coletiva e responsável de todos os sujeitos do processo educativo, assegurando autonomia e cooperação, respeito à identidade cultural do aluno e definição de estratégias e enfrentamento das desigualdades sociais Formação permanente dos profissionais com base na reflexão crítica de sua própria prática e na criação de condições necessárias à transformação dessa prática

A proposta pedagógica pressupõe: A existência de um projeto político, cultural e educacional Delineamento de um caminho, uma direção, um sentido: dimensão ético-profissional

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Professor Ocorre na sala de aula Passagem Do sonho à realidade Da teoria à prática Da prática à teoria É na sala de aula que se dá o processo de socialização do conhecimento.

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Parte da proposta pedagógica Articula a concepção de homem /sociedade /educação Pressupõe trabalho coletivo Expressa o compromisso com a socialização do saber na perspectiva democrática

PLANO DE TRABALHO DOCENTE decorre da Proposta Pedagógica Art. 12, IV – velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente Art. 13, II – elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a Proposta Pedagógica do estabelecimento de ensino.

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 3.DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO ESCOLA ESTADUAL ____________________ PROFESSOR (a): ______________________ DISCIPLINA:_____________________ SÉRIE: ____ TURMA:_____ HORAS/AULAS:__ PERÍODO:__/_/__a__/___/__. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1. CONTEÚDOS 2.OBJETIVOS 3.DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO 4. RECURSOS DIDÁTICOS 5.PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ALUNO 6.CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 7.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Critérios de Avaliação 7 Objetivos Bloco de Conteúdos 1 1 Atividades A  B  C  2 4 4 2 4 Semanas 2 3 4 1 Metodologia  1 3 Critérios de Avaliação 1. 2. 3. 4. 2 3 4 5 Instrumentos de Avaliação 6

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Critérios de Avaliação 7 Objetivos Bloco de Conteúdos 1 Atividades A  B  C  2 4 4 2 4 Semanas 2 3 4 1 Metodologia  1 3 Critérios de Avaliação 1. 2. 3. 4. 2 3 4 5 Instrumentos de Avaliação 6

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Critérios de Avaliação 7 Objetivos Bloco de Conteúdos 1 Atividades A  B  C  2 4 4 2 Período 3 4 1 Metodologia  1 3 Critérios de Avaliação 1. 2. 3. 4. 2 3 4 5 Instrumentos de Avaliação 6

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Critérios de Avaliação 7 Objetivos Bloco de Conteúdos 1 Atividades A  B  C  2 4 4 2 Período 3 4 1 Metodologia  1 Critérios de Avaliação 1. 2. 3. 4. 2 3 4 5 Instrumentos de Avaliação 6

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Critérios de Avaliação 7 Objetivos Bloco de Conteúdos 1 Atividades A  B  C  2 4 2 Período 3 4 1 Metodologia  1 Critérios de Avaliação 1. 2. 3. 4. 2 3 4 5 Instrumentos de Avaliação 6

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Critérios de Avaliação 7 Objetivos Bloco de Conteúdos 1 Atividades A  B  C  2 4 2 Período 3 4 1 Metodologia  1 Critérios de Avaliação 1. 2. 3. 4. 2 3 4 Instrumentos de Avaliação 6

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Critérios de Avaliação 7 Objetivos Bloco de Conteúdos 1 Atividades A  B  C  2 4 2 Período 3 4 1 Metodologia  1 Critérios de Avaliação 1. 2. 3. 4. 2 3 4 Instrumentos de Avaliação

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Critérios de Avaliação Objetivos Bloco de Conteúdos 1 Atividades A  B  C  2 4 2 Período 3 4 1 Metodologia  1 Critérios de Avaliação 1. 2. 3. 4. 2 3 4 Instrumentos de Avaliação

MÉTODO Qual o seu papel na elaboração do Plano de Trabalho Docente?

Dividir o todo em partes MÉTODO Ponto de Partida Ponto de Chegada Prática Social Prática Social Visão Sincrética Visão Sintética Análise Totalidade Dividir o todo em partes Totalidade Nebulosa Desarticulada Fragmentada Explicita Articuladora Coesa Particularizar Desorganizada Orgânica Análise e Síntese Passos absolutamente necessário ao pensamento Conceitos Espontâneos Conceitos Científicos

Conhecer e conceber o mundo Formal Lógica Dialética RE PRE SEN TA ÇÃO Rejeita a contradição Apreende as relações externas Caráter do Conhecimento fixo, obsoleto e mecânico Isola o Fenômeno (individuação/ particularização) Conteúdo isolado/ descontextualizado Incorpora a contradição existente nos fenômenos para superá-la Apreende e explicita as relações internas (tramas) Caráter do Conhecimento dinâmico, relativo, provisório Estabelece relações existentes no fenômeno e a totalidade Conteúdo em suas relações histórico-sociais Realidade Pensamento Linguagem

Formas de Pensar conceito Produz nova elaboração Pré -conceitual Preconceituosa Conceitual preconceito conceito Pré-conceito Elaboração distorcida da realidade Elaboração Espontânea Experiências Senso comum .Elaboração científica .Mediação da escola que articula os saberes da experiência com os saberes científicos Deve ser eliminada das relações sociais Produz nova elaboração

Referência Bibliográfica GADOTTI, Moacir. A dialética: Concepção e método. In: Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1987. p.15-38 GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995 LEFEBVRE, H. Materialismo e idealismo. In: Lógica formal /lógica dialética. Trad.: Carlos Nelson Coutinho. RJ: Civilização Brasileira, 1995. p. 59-74 PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: Como produzir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2001