O desafio do trabalho em “rede”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

Realidade dos Centros Urbanos
Comissão de Educação dos Profissionais
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral Desafios político-institucionais para a garantia do pleno desenvolvimento.
Nome do Município data. Nome do Município data.
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
PASSO A PASSO DA FICA NA ESCOLA 1- O Professor
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Notificação de Maus Tratos
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Importância do Papel da Rede de Articulação nas Políticas Públicas
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
AÇÃO EM REDE NO COMBATE DA EVASÃO ESCOLAR
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
FORMAÇÃO, EM SERVIÇO, DOS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO: SECRETÁRIO GERAL O AMAI.
OS DESAFIOS DO PODER PÚBLICO NO CUMPRIMENTO DOS PRECEITOS LEGAIS
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
MARCO LEGAL ECA – Art. 86 A Política de Atendimento dos direitos da Criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais.
Projeto individual Em atendimento à primeira fase do Movimento Paraná sem Corrupção Julho à dezembro de 2012 Encontro Movimento Paraná sem Corrupção.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Contexto de atuação do CME
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
ABRIL 2010.
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Tem como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa, reconhecendo a importância de responder as necessidades humanas.
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Atuação dos agentes de Controle Social
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O MINISTÉRIO PÚBLICO Bianca Mota de Moraes.
MAIO 2010.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Centro de Referência de Assistência Social
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
Revisita ao PPP.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
O papel pedagógico do órgão gestor
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 16º Encontro Planejamento de 2014: Aspectos Estratégicos e Operacionais relacionados às Qualificações Públicas.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

O desafio do trabalho em “rede” O desafio do trabalho em “rede”. A implantação de rede municipal de proteção à criança e ao adolescente”. CENTRO DE APOIO OPERACIONAL ÀS PROMOTORIAS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ 2012

Qual a sua origem e como se estrutura no município? Por que a formação de uma rede de serviços é a melhor forma de proteção de crianças e adolescentes? Qual a sua origem e como se estrutura no município?

O berço da desigualdade está na desigualdade do berço

Situação da infância e adolescência brasileira UNICEF 2009 Ensino Fundamental Do total de crianças entre 7 e 14 anos, 97,6% estão matriculadas na escola. O que representa cerca de 26 milhões de estudantes (Pnad 2007). O percentual de 2,4% de crianças e adolescentes fora da escola pode parecer pouco, mas representa cerca de 680 mil crianças entre 7 e 14 que têm seu direito de acesso à escola negado.

As mais atingidas são as negras, indígenas, quilombolas, pobres, sob risco de violência e exploração, e com deficiência. Desse contingente fora da escola, 450 mil são crianças negras e pardas.

O PROFESSOR ESTAVA AUTORIZADO

Art. 56 Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao conselho Tutelar os casos de: I - maus-tratos envolvendo seus alunos; II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares; III - elevados níveis de repetência.

ECA e a Concepção de rede... Art. 86. A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

A rede potencializa a atuação mais abrangente e multidisciplinar de um conjunto de atores de diversas instituições que têm o mesmo foco temático na consecução da política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente.

UMA NOVA CONCEPÇÃO A Rede de Proteção não é um novo serviço ou uma nova obra, é uma concepção de trabalho integrado e intersetorial traduzida em uma metodologia de atuação que engloba todas as instituições governamentais e sociais. Considerando um espaço de troca de informações e saberes, pois ao se articularem em rede os serviços potencializam suas capacidades.

Multidimensionalidade ASPECTOS – MORFOLOGIA Conectividade Multidimensionalidade Abertura Dinamismo Descentralização

Dicas para a ação do agente de rede Enxergar a rede Acionar a rede Participar quando acionado Conectar-se Promover conexões/ Servir de ponte: apresentar pessoas; promover encontro de projetos

Como nasce e se organiza uma rede Identificar objetivos e interesses comuns entre indivíduos ou instituições-vontade politica- SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS Identificação de parceiros Mapeamento da rede Diagnóstico de potencialidades e fragilidades Definição de um projeto comum – planejamento da rede

Planejamento da rede Quais os recursos necessários para a operacionalização da rede Quais as fontes de recursos Como serão avaliados os resultados

Planejamento da rede Objetivos da rede Público Quem compõe a rede Quais as estratégias de mobilização e integração dos parceiros da rede

Planejamento da rede Quais as atividades, produtos ou serviços que a rede irá ofertar a seus membros e/ou público alvo Quais os resultados esperados Como será operacionalizada a rede: regras de funcionamento, administração, canais de comunicação, fluxos de informação, de registro de dados

Procedimentos operacionais para a implantação da rede de proteção Definir o conteúdo e modelo da ficha de notificação obrigatória e reproduzi-la,ou outro instrumento de registro e encaminhamento; Definir, o fluxo da ficha de notificação obrigatória ou outro documento e os procedimentos para garantir sigilo das informações, formar banco de dados e gerar relatórios estatísticos; Definir responsabilidades institucionais em relação à notificação obrigatória e ao atendimento às vítimas, agressores e famílias – Protocolo/Manual de Atendimento

Procedimentos operacionais Sensibilizar os profissionais dos serviços para para atuação em rede; Capacitar pelo menos 02 profissionais de cada serviço que tenham função de direção e supervisão técnica e que possam atuar como monitores em sua equipe e multiplicadores; Realizar a capacitação integrada – colocando lado a lado os profissionais das diferentes áreas, de forma que a 1ª reunião da rede local ocorra no processo da capacitação

Procedimentos operacionais Oportunizar a capacitação em cada serviço para todos os profissionais; Prover material adequado para as redes locais capacitarem seus profissionais e para atividades educativas na comunidade Acompanhar a implantação de cada rede local, estando presente nas reuniões, estimulando, dando respostas aos problemas levantados