Professor Flávio Toledo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Estratégica
Advertisements

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Matriz BCG A empresa norte-americana de consultoria gerencial, a Boston Consulting Group, desenvolveu, em  um “modelo” que, em tese, permite classificar.
Matriz BCG em Marketing Por Rafael Mauricio Menshhein
Matriz BCG.
Matriz BCG A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group.
Matriz de Crescimento/ Participação do Boston Consulting Group (BCG)
Objetivos Mostrar o planejamento estratégico de negócios
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Segmentando o Mercado.
Planejamento estratégico
MATRIZ BCG.
Matriz de Crescimento/ Participação do Boston Consulting Group (BCG)
Capítulo 3 A Conquista de Mercados: Planejamento
Análise SWOT Matriz BCG
Planejamento estratégico.
MATRIZ BCG* Crescimento de Mercado: O produto ou grupo de produtos da mesma linha fazem parte de um mercado em rápida expansão ou fica em algum lugar entre.
Planejamento Estratégico
Matriz BCG.
Portfolio de Negócios BCG - Boston Business Consult Sobral Consultoria
MATRIZ BCG.
Objetivos Mostrar o planejamento estratégico de negócios
Diagnóstico Organizacional
Matriz BCG & Ciclo de vida de um produto. A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial.
Curso: Superior de Tecnologia Análise de portfolio de
Aula 7 Estratégias de Marketing Matrizes de Planejamento
Planejamento Estratégico Prof. Marcelo Maia. 1) (FCC METRÔ SP 2008) Na matriz produto/mercado (ou matriz de Ansoff), as estratégias: I. de crescimento.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 2 Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing.
Aula 7-Planejamento Estratégico
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
Gestão Estratégica Aula Estratégia Corporativa: Gestão de Portfólio.
Aula 5 Administração Integrada. Modelo Estratégico Básico No modelo estratégico básico temos quatro elementos que podem ser definidos como constituintes.
Disciplina: CONTABILIDADE GERENCIAL E CONTROLADORIA Profº. Aílson José Vier s:
Gestão de TI Aula 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia
1 MATRIZ BCG – Boston Consulting Group Matriz BCG: Modelo matricial criado pelo "Boston Consulting Group" para a administração e planejamento do portfólio.
Estratégia Mercadológica
Critérios de Desempenho
MERCADO FINANCEIRO MONETÁRIO E DE CAPITAIS
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Administração Estratégica
Matriz BCG para análise de Portfólios de Produto
Disciplina: Sistemas de Informação
Administração Estratégica João Carlos Bragança
Manual do Participante
Projeto do produto e seleção de processos
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Objetivos Mostrar o planejamento estratégico de negócios
Definição estratégica do produto
Mercado de capitais Profa. Renata Morgado
ADM Planejamento estratégico
Professor Douglas Pereira da Silva
Roteiro de Planejamento Estratégico
Administração de Novos Negócios
O Líder para Tendências Flávio Botana Jan 2010.
Sucedido, dê o máximo de si.
Princípios de marketing
Aceleradoras de Startup
INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA
Planejamento Estratégico de Empresas
PLANO DE MARKETING Áreas: Graduação Marketing / Turismo Pós-graduação
Financiar o Presente a olhar para o Futuro
Por que Gestão de Projetos?
Curso de Gestão do Frete
Prof. Everton Lopes Bonifácio
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
Professor Flávio Toledo
Professor Flávio Toledo
Jean Carlo Cainelli Estratégia de Produto Jean Carlo Cainelli
Fluxo de Caixa É a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados.
Transcrição da apresentação:

Professor Flávio Toledo MATRIZ BCG Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br

A Matriz BCG, cujo nome oficial é Matriz Crescimento-Participação, foi criada em meados dos anos 60 por Alan J. Zakon, executivo da empresa de consultoria em planejamento estratégico Boston Consulting Group (BCG), e por William W. Wommack, executivo da Mead Corporation, uma grande empresa do ramo de papel que estava diversificando seus negócios.

A matriz se tornou, e ainda é, o modelo de carteira de produtos (portfólio de produtos, “product portfolio”) mais utilizado na criação de políticas de investimento e administração de caixa em empresas que comercializam diversos produtos (diversificadas).

COMPONENTES DA MATRIZ BCG Os elementos mais significativos da Matriz BCG são os quadrantes. Os quatro quadrantes da Matriz são os seguintes: 1) ESTRELA (STAR NO ORIGINAL EM INGLÊS) 2) GERADOR DE CAIXA OU VACA LEITEIRA (CASH COW NO ORIGINAL EM INGLÊS) 3) ANIMAL DE ESTIMAÇÃO, ABACAXI, CACHORRO OU CÃO (DOG NO ORIGINAL EM INGLÊS) 4) PONTODE INTERROGAÇÃO OU CRIANÇA PROBLEMA (QUESTION MARK NO ORIGINAL EM INGLÊS)

ESTRELA (STAR NO ORIGINAL EM INGLÊS) Nesse quadrante ficam os produtos (representados pela figura de uma estrela) com a participação relativa no mercado alta e crescimento de vendas alto. Embora esses produtos sejam rentáveis, o fluxo de caixa é praticamente neutro, uma vez que os lucros precisam ser sempre reinvestidos para apoiar seu crescimento contínuo. Futuramente deverão ser produtos Geradores de Caixa.

GERADOR DE CAIXA OU VACA LEITEIRA (CASH COW NO ORIGINAL EM INGLÊS) O produto que é classificado nesse quadrante (representado pelo cifrão “$” ou pela figura de uma vaca) gera caixa continuamente para a empresa. Ele tem alta participação no mercado e um crescimento real lento de vendas. Como tem custo baixo e alta rentabilidade, espera se que gere caixa excedente. Além disso, ele precisa de menos investimentos futuros à medida que o crescimento diminui.

ANIMAL DE ESTIMAÇÃO, ABACAXI, CACHORRO OU CÃO (DOG NO ORIGINAL EM INGLÊS) Os produtos classificados nesse quadrante (representados pela letra “X” ou pela figura de um cachorro) apresentam baixa participação relativa no mercado e baixa taxa de crescimento de vendas. Possivelmente terão custo relativamente alto em função do volume de vendas menor. Transformar esses produtos em Geradores de Caixa requer um esforço excessivo, pois competem em mercados maduros e têm concorrentes com alta participação no mercado. Esses produtos são por isso, candidatos à colheita ou à manutenção enquanto o fluxo de caixa não for negativo. Quando for negativo, certamente o produto será retirado de linha

PONTODE INTERROGAÇÃO OU CRIANÇA PROBLEMA (QUESTION MARK NO ORIGINAL EM INGLÊS) Os produtos alocados nesse quadrante (representados pelo “ponto de interrogação”) são aqueles com elevada taxa de crescimento de vendas e participação relativa no mercado ainda muito baixa. Eles demandam alto investimento para que futuramente se convertam em produtos Estrelas e Geradores de Caixa.

CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO

CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO E A MATRIZ BCG

Prof. Flávio Toledo OBRIGADO Facebook. com/profflaviotoledo Instagram Prof. Flávio Toledo OBRIGADO Facebook.com/profflaviotoledo Instagram.com/profflaviotoledo