TOP 10 - DINÂMICO matemátICA MÓDULO 1

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TOP 10 - DINÂMICO matemátICA MÓDULO 1 TOP 10 - DINÂMICO – MATEMÁTICA – MÓDULO 1 Professor: Estefânio Franco Maciel

REAIS COMPLEXOS Racionais CONJUNTOS NUMÉRICOS Inteiros Naturais TOP 10 - DINÂMICO – MATEMÁTICA – MÓDULO 1 Professor: Estefânio Franco Maciel

OPERAÇÕES ENTRE CONJUNTOS A  B A  B A - B TOP 10 - DINÂMICO – MATEMÁTICA – MÓDULO 1 Professor: Estefânio Franco Maciel

OPERAÇÕES ENTRE CONJUNTOS PRODUTO CARTESIANO TOP 10 - DINÂMICO – MATEMÁTICA – MÓDULO 1 Professor: Estefânio Franco Maciel

RELAÇÃO ENTRE ELEMENTO E CONJUNTO RELAÇÃO ENTRE DOIS CONJUNTOS TOP 10 - DINÂMICO – MATEMÁTICA – MÓDULO 1 Professor: Estefânio Franco Maciel

PRODUTOS NOTÁVEIS (MAIS IMPORTANTES) TOP 10 - DINÂMICO – MATEMÁTICA – MÓDULO 1 Professor: Estefânio Franco Maciel

𝒙(𝒙+𝒂)+𝒃 (𝒙+𝒂) produto soma TOP 10 - DINÂMICO – MATEMÁTICA – MÓDULO 1 Professor: Estefânio Franco Maciel

MÚLTIPLOS mmc  dado pelo produto dos termos da fatoração completa 1 2 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 12 14 16 18 20 15 21 24 27 30 28 32 36 40 25 35 45 50 42 48 54 60 49 56 63 70 64 72 80 81 90 100 M(1)  todos M(2)  terminados em algarismo par M(3)  a soma dos algarismos é divisível por 3 M(4)  o número formado pelos dois últimos algarismos é divisível por 4 M(5)  terminados em zero ou cinco M(6)  são múltiplos de 2 e 3 simultaneamente M(9)  a soma dos algarismos é divisível por 9 M(10)  terminados em zero mmc  dado pelo produto dos termos da fatoração completa TOP 10 - DINÂMICO – MATEMÁTICA – MÓDULO 1 Professor: Estefânio Franco Maciel

Divisores Que divide Todas as multiplicações possíveis de seus fatores primos. mdc  dado pelo produto dos termos da fatoração simultânea TOP 10 - DINÂMICO – MATEMÁTICA – MÓDULO 1 Professor: Estefânio Franco Maciel

A noção de função por meio de conjuntos 1) Observe os conjuntos A e B relacionados da seguinte forma: em A estão os números inteiros e em B, outros. Devemos associar cada elemento de A ao seu triplo em B -2∙ -1∙ 0 ∙ 1 ∙ 2 ∙ ∙ -8 ∙ -6 ∙ -4 ∙ -3 ∙ 0 ∙ 3 ∙ 6 A B Note que: - todos os elementos de A têm correspondente em B; - a cada elemento de A corresponde um único elemento de B. Nesse caso, temos uma função de A em B, expressa pela fórmula y = 3x. TOP 10 - DINÂMICO – MATEMÁTICA – MÓDULO 1 Professor: Estefânio Franco Maciel

2) Dados A = {0, 4} e B = {2, 3, 5}, relacionamos A e B da seguinte forma: cada elemento de A é menor do que um elemento de B: 0 ∙ 4 ∙ ∙ 2 ∙ 3 ∙ 5 A B Nesse caso, não temos uma função de A em B, pois ao elemento 0 de A correspondem três elementos de B, e não apenas um único elemento de B. TOP 10 - DINÂMICO – MATEMÁTICA – MÓDULO 1 Professor: Estefânio Franco Maciel

3) Dados A = {- 4, - 2, 0, 2, 4} e B = {0, 2, 4, 6, 8}, associamos os elementos de A aos elementos de igual valor em B. -4∙ -2∙ 0 ∙ 2 ∙ 4 ∙ ∙ 0 ∙ 2 ∙ 4 ∙ 6 ∙ 8 A B Observe que há elementos em A que não têm correspondente em B. Nesse caso, não temos uma função de A em B. TOP 10 - DINÂMICO – MATEMÁTICA – MÓDULO 1 Professor: Estefânio Franco Maciel

“A cada x de A corresponde um único (x) de B, levado pela função .” Definição e notação Dados dois conjuntos não vazios, A e B, uma função de A em B é uma relação que indica como associar cada elemento x do conjunto A a um único elemento y do conjunto B. Usamos a seguinte notação: A B x  f(x) : A → B “A cada x de A corresponde um único (x) de B, levado pela função .” TOP 10 - DINÂMICO – MATEMÁTICA – MÓDULO 1 Professor: Estefânio Franco Maciel

Domínio, contradomínio e conjunto imagem O diagrama de flechas a seguir representa uma função f de A em B. Vamos determinar: a) D(f) b) CD(f) D(f) = 2, 3, 5 ou CD(f) = 0, 2, 4, 6, 8, 10 ou CD(f) = B D(f) = A c) Im (f) d) f(3) Im(f) = 4, 6, 10 f(3) = 6 e) f(5) f) x para f(x) = 4 f(5) = 10 x = 2 2∙ 3 ∙ 5 ∙ ∙ 0 ∙ 2 ∙ 4 ∙ 6 ∙ 8 ∙ 10 A B TOP 10 - DINÂMICO – MATEMÁTICA – MÓDULO 1 Professor: Estefânio Franco Maciel

F (-6) = -5 F (9) = - 4 F (2) = 3 TOP 10 - DINÂMICO – MATEMÁTICA – MÓDULO 1 Professor: Estefânio Franco Maciel

Gráfico de função Reconhecimento do gráfico de uma função O gráfico de uma função é o conjunto de pares ordenados (x, y) que tenham x pertencente ao domínio da função  e y = f(x). Reconhecimento do gráfico de uma função Para saber se um gráfico representa uma função é preciso verificar se cada elemento do domínio existe apenas um único correspondente no contradomínio. Geometricamente significa que qualquer reta perpendicular ao eixo Ox deve interceptar o gráfico em um único ponto. y x y x y x Qualquer reta perpendicular ao eixo Ox intercepta o gráfico em um único ponto; portanto, o gráfico representa uma função de x em y. Existem retas perpendiculares ao eixo Ox que interceptam o gráfico em mais de um ponto; portanto, o gráfico não representa uma função de x em y. Existem retas perpendiculares ao eixo Ox que interceptam o gráfico em mais de um ponto; portanto, o gráfico não representa uma função de x em y. TOP 10 - DINÂMICO – MATEMÁTICA – MÓDULO 1 Professor: Estefânio Franco Maciel

FUNÇÃO DO 1º GRAU f (x) = a x + b a < 0 a > 0 CRESCENTE y a < 0 a > 0 b raiz raiz b CRESCENTE DECRESCENTE TOP 10 - DINÂMICO – MATEMÁTICA – MÓDULO 1 Professor: Estefânio Franco Maciel

Função Quadrática f(x) = ax2 + bx + c y TOP 10 - DINÂMICO – MATEMÁTICA – MÓDULO 1 Professor: Estefânio Franco Maciel

f(x) = ax2 + bx + c x1 x2 c c x1 x2 a > 0 TOP 10 - DINÂMICO – MATEMÁTICA – MÓDULO 1 Professor: Estefânio Franco Maciel

A parábola no plano cartesiano a>0 concavidade para cima Delta A parábola no plano cartesiano a>0 concavidade para cima a<0 concavidade para baixo Δ > 0 Corta o eixo horizontal em 2 pontos                         Δ = 0 Toca em 1 ponto do eixo horizontal Δ < 0 Não corta o eixo horizontal TOP 10 - DINÂMICO – MATEMÁTICA – MÓDULO 1 Professor: Estefânio Franco Maciel

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