“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.”

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ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
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Transcrição da apresentação:

LER E ESCREVER EM TODAS AS DISCIPLINAS CURRICULARES UTILIZANDO A COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS.

“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.” Revista Nova Escola – Edição Especial / Janeiro 2010 NOSSA META Garantir que todos os alunos, até 8 anos de idade, estejam lendo e escrevendo com autonomia.

LER E ESCREVER Objetivo específico de todas as atividades escolares. Um desafio para todos da escola. Compromisso do professor alfabetizador em todas as disciplinas.

LIVRO DIDÁTICO Ferramenta de trabalho do professor e do aluno no desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem.

Marcuschi, 2004 “A pior forma de uso do Livro Didático é aquela em que o professor perde autonomia e abandona seu próprio projeto de ensino em favor daquele livro, executando com seus alunos as instruções do autor, de ‘fio a pavio’.”

É necessário redimensionar nossas práticas e ressignificar o uso do Livro Didático no trabalho com a Leitura e a Escrita.

A sala de aula é um espaço privilegiado onde se dá o encontro entre a criança, a leitura e a escrita.

COMO DESENVOLVER ESTA PRÁTICA? Utilizando o Livro Didático com o objetivo de auxiliar o professor no ensino de uma determinada disciplina, e, concomitantemente, ensinando a ler e escrever. Planejando as Ações Pedagógicas compatibilizando o conteúdo e os textos dos livros com as capacidades de escrita e leitura do 3º ano estabelecidas nos instrumentos institucionais. Estudando o guia do Livro Didático e o Manual do Professor.

Fonte: Guia do Alfabetizador PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Fonte: Guia do Alfabetizador

Fonte: Guia do Alfabetizador PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Fonte: Guia do Alfabetizador

LER E ESCREVER EM CIÊNCIAS SUGESTÃO Conhecer textos expositivos e instrucionais para questionar. Gêneros privilegiados • Texto instrucional. • Texto jornalístico. • Texto expositivo. Procedimento de estudo • Relatório

Gêneros privilegiados Procedimento de estudo LER E ESCREVER EM GEOGRAFIA SUGESTÃO Leitura de mapas e paisagens Gêneros privilegiados • Texto jornalístico • Mapa • Texto literário Procedimento de estudo • Croqui cartográfico

Gêneros privilegiados Procedimento de estudo LER E ESCREVER EM HISTÓRIA SUGESTÃO A leitura crítica de fontes históricas Gêneros privilegiados • Texto literário • Imagem • Texto jornalístico Procedimento de estudo • Relato

LER E ESCREVER EM MATEMÁTICA PITÁGORAS SUGESTÃO Problemas matemáticos sem problemas Gêneros privilegiados • Enunciado de problema • Tabela e gráfico Procedimento de estudo • Justificativa

Desenvolver hábitos de leitura no Livro Didático, implica em: criar intimidade com o livro; ter comportamento ativo; atribuir sentidos; construir significados e, atender um objetivo que deve estar presente para o leitor: Ler para quê?