Desenvolvimento sustentável para MPE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ética e Balanço Social Equipe: Almir Mendes Everaldo Arruda Juliana Paiva Michele Ventura Renata Alves Wilani Silva.
Advertisements

Atuação e DESAFIOS de STARTUPS e INCUBADORAS de empresas no contexto do desenvolvimento econômico.
Palmas - TO, novembro de 2014 Joaquim Carlos Parente Júnior Secretário da Fazenda Secretaria do Planejamento e Orçamento PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL.
Onda Digital: a Universidade protagonizando a Inclusão Digital.
CAMPINAS. Entidades de Apoio “Temos recursos mas não encontramos bons Projetos para apoiar” Empresas e Empreendedores “Temos bons Projetos mas não conseguimos.
Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil Progredir juntos!! Desenvolvimento de Diálogo Político para Promoção de Investimentos no Brasil (AGIR:
1 Audiência Pública Comissão de Agricultura e Reforma Agrária Brasília, Seguro Agrícola.
FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.
Gestão de TI Aula 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
Rede de Agentes de Desenvolvimento Região Serrana Rio de Janeiro.
SECRETARIA DE ESTADO DO TRABALHO E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Trabalho de Administração
Programa Nacional de Alimentação Escolar (PRONAE)
Os desafios do Saneamento Ambiental no Brasil
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
Gestão Estratégica Nelson Ricardo Fernandes
COMÉRCIO EXTERIOR 4. internacionalização de empresas
Ambiente de trabalho e saúde
Revisão do Conceito de Marketing
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Politicas públicas e trabalho
ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS
Curso Técnico em Agronegócio Prof. Odivar Marcos Bonetti
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
Projeto de Extensão Comunicação, Saúde e Mídia
GEM 2015 GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR
Gerenciamento da Responsabilidade Social
Exportação Prof. Felipe Borini.
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
TECNOLOGIA E COMPETITIVIDADE
EXPERIÊNCIA DA INCUBADORA DE COOPERATIVAS – INCUBACOOP
O que é Educação Ambiental?
pelo Desenvolvimento Sustentável
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Editora Abril.
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS
PROF. DR. MARCOS AURÉLIO TARLOMBANI DA SILVEIRA
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
A Importância do Trabalho em Equipe na Proteção Social Básica
70ª 3ª Eleita melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil e Ranking
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Planejando o Turismo no seu Município
A importância da SST nas Organizações
Planejamento Estratégico ZIMOL
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
Geraldo augusto da silva
Economia Ecológica: CNM 7238 Introdução
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Avaliar desempenho de servidores
Financiar o Presente a olhar para o Futuro
Treinamento e Desenvolvimento
VALORES EMPREENDEDORISMO.
Logística e Gerenciamento da
Avaliar desempenho de servidores
SINAES Mudança de paradigmas
IMPORTÂNCIA DAS ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
O PROGRAMA EMPREGOS VERDES DA OIT:
Nome ou título do caso Nome da Organização.
Fundada em 15 de março de 1946, no Rio de Janeiro (73 anos de trajetória)
Os quatro Ps do Marketing
PROGRAMAS PROFISSIONAIS Coordenador de Área Paulo J. P
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento sustentável para MPE Comércio Justo Desenvolvimento sustentável para MPE

MISSÃO SEBRAE: Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo.

Comércio Justo Princípios e crenças Sebrae: Livre iniciativa e empreendedorismo versus assistencialismo; Apoiar iniciativas ao invés de ser agente ativo; Ações coletivas consistentes; Buscar formas alternativas e sustentáveis de acesso a mercados.

Comércio Justo

Comércio Justo Conceito de Comércio Justo: “É uma parceria comercial, baseada em diálogo, transparência e respeito, que busca maior eqüidade no comércio internacional. Ele contribui para o desenvolvimento sustentável através de melhores condições de troca e a garantia dos direitos para produtores e trabalhadores marginalizados – principalmente do Sul.” (IFAT 2001)

Comércio Justo Princípios do Comércio Justo: Relação de transparência e co-responsabilidade; Relação comercial estável e de longo prazo; Pagamento de um preço justo pela mercadoria; Organização democrática do grupo; Igualdade de gêneros; Condições de trabalho digna e segura; Respeito ao meio ambiente.

Comércio Justo Estratégia Sebrae Atuar sobre os principais pontos fracos: Falta de conhecimento do mercado; Falta de contato entre produtor, comprador (empresas, varejo) e consumidor final; Falta de recursos para financiar produção, capacitação e agregação de valor.

Comércio Justo Objetivos Orientar e apoiar a estruturação da produção em função de oportunidades de mercado; Apoiar a intensificação das relações comerciais em sistemas econômicos locais; Desenvolver e aprimorar mecanismos de acesso a informação de mercado; Fomentar políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento do Comércio Justo e Solidário.

Comércio Justo Atuação do Sebrae Articulação federal para buscar apoio ao setor; Apoio à criação do mercado nacional de Comércio Justo e Solidário; Apoio à conscientização dos consumidores; Preparação e inserção no mercado de grupos produtores; Suporte técnico para o Sistema Sebrae e parceiros.

Comércio Justo Realizações: Pesquisa Mundial de Comércio Justo (2005 e 2007); Termo de Referência SEBRAE para o Comércio Justo; Identificação de grupos produtivos, potenciais para o Comércio Justo e Solidário; Série Comércio Justo e Solidário, parceria com o Canal Futura e FACES do Brasil; 5 pilotos temáticos de Comércio Justo e Solidário, parceria com a ONG Visão Mundial; Apoio a projetos piloto nos estados.

Comércio Justo Mercado de Comércio Justo no Brasil Existe população com perfil de consumidor consciente e poder aquisitivo, principalmente no Sul, Sudeste e nos grandes centros urbanos; Já existe o consumidor de produtos orgânicos que é congruente com o de Comércio Justo; Aumento do movimento de responsabilidade social nas empresas.

Comércio Justo Benefícios para os produtores Acesso a nichos de mercado com comportamentos mais éticos; Possibilidade de obter até 50% do valor do contrato com antecedência (capital de giro); Aprendizagem e acesso a informações de mercado; Relações comerciais de longo prazo; Transparencia na gestão – entre associados do grupo; Sustentabilidade.

Comércio Justo Benefícios para os comerciantes Pioneirismo; Coerência com as atividades de Responsabilidade Social; Garantia de qualidade do produto; Garantia de fornecimento do produto, relações de longo prazo; Reputação, ganho de imagem; Sustentabilidade.

Comércio Justo Benefícios para os consumidores Garantia de qualidade do produto; Apoio a ações de responsabilidade social; Contribuir para a inclusão social e economica; Sustentabilidade.

Comércio Justo

Comércio Justo Multiplique esses valores, o lucro será de toda a sociedade! Obrigada. louise.machado@sebrae.com.br