Atividades e atos administrativos Aula 11 – 2ª parte.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 4 RESPONSABILIDADE CIVIL RC por fato de terceiro
Advertisements

EMPRESA PÚBLICA E SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA
Competência Fiscalizatória, Excessos e Sanções: Responsabilidade do Estado pela Prática de Ilícitos Tributários Tácio Lacerda Gama Professor da PUC-SP.
Decreto 7.203/2010 “Dispõe sobre a vedação do nepotismo no âmbito
DIREITO ADMINISTRATIVO
RELAÇÕES DE TRABALHO COM O ESTADO. COMPETÊNCIA
ESTUDO DE CASO A TRIBUTAÇÃO NA EBCT.
Direito Administrativo II Serviços Públicos
“Capacitação em Atendimento e Atermação”
NOVA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO – EC 45
Atividades e atos administrativos
Agências Reguladoras Professor: Rafael Lorenzo Fernandes Koatz 2010/2
Atividades e atos administrativos
Atividades e atos administrativos
Atividades e atos administrativos
Direito econômico regulatório
Atividades e atos administrativos Aula 9 Administração Direta e Indireta Empresa pública e sociedade de economia mista.
Atividades e atos administrativos Aula 9 Administração Direta e Indireta Empresa pública e sociedade de economia mista.
REGISTROS PÚBLICOS AULA 3
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
Bases jurídicas para uma boa Administração
XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS
Prof.: Dirceu Rodrigues Junior
ORGANIZAÇÃO DA ADM PÚBLICA
AULA 05: ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA
CONCURSO PÚBLICO Procedimento Administrativo que tem por fim aferir as aptidões pessoais e selecionar os melhores candidatos ao provimento de cargos e.
PROF. DALTON OLIVEIRA DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO ADMINISTRATIVO
ASSESSORIA E CONSULTORIA PREVENTIVA – PARECERES TÉCNICOS DEFESA EM AÇÕES CIVÍS PÚBLICAS, POPULARES E MANDADOS DE SEGURANÇA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE LEI,
Regime Jurídico das Empresas Estatais
Questões sobre a prova P1 – Respostas Observação geral: sempre que pertinente, era necessário indicar o dispositivo legal aplicável Questão 1:
Atividades e atos administrativos
Atividades e atos administrativos
Assessoria Jurídica da Embrapa
Estrutura Organizacional da Administração Pública
Aprovação das Contas do Inmetro
EXCLUSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
RECURSOS AOS TRIBUNAIS SUPERIORES
4º Curso Estadual para Instrutor, Mestre e Examinador CEIME 2011
DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III SEMESTRE LETIVO:
Adrieni Ferreira Yassine
Limitações ao Poder de Tributar
PORTARIA SAS/MS Nº 134 DE 4 DE ABRIL DE 2011
CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS
PRIVILÉGIOS ou PREFERÊNCIAS DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Atividades e atos administrativos
LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: JOSÉ MARIA MADEIRA
TERCEIRIZAÇÃO: DESREGULAMENTAÇÃO PROGRAMADA
Direito Sindical Aspectos Gerais do Direito Sindical e as transformações do Direito do Trabalho.
Questões sobre a prova P Respostas Questão 1: – Autoexecutoriedade – Autorização é ato unilateral, discricionário, precário e revogável Questão.
Atividades e atos administrativos Aula 10 – 2ª parte Administração direta e indireta.
O que é licitação? É um procedimento administrativo formal, isonômico, de observância obrigatória pelos órgãos/entidades governamentais, realizado anteriormente.
Atividades e atos administrativos Aula 9 Administração Direta e Indireta Empresa pública e sociedade de economia mista.
A CONSTITUIÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO LANÇAMENTO TRIBUTÁRIO
CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO
LICITAÇÃO.
PROAB 2013 RESPONSABILIDADE CIVIL PROFESSORA: FLAVIA ZEBULUM Aula 2.
Organização e Estrutura da Administração Pública Brasileira
Empresas públicas e sociedades de economia mista 1. Benefícios fiscais: empresas exploradoras de atividade econômica em sentido estrito e em sentido amplo.
DIREITO Definição 1. Aquilo que é justo.
1 O CONTROLE DE CONTRATOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL Assegurar que o objeto contratado seja efetivamente realizado, no tempo e modo devidos, com.
DIREITO ADMINISTRATIVO RECEITA FEDERAL 2012
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS 09/03/2015. Art Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de.
TERCEIRIZAÇÃO Súmula 331 do TST Nova Redação - Res. 174/ DeJT 27/05/2011 Temos uma relação terceirizada quando a empresa tomadora contrata uma empresa.
Altair Roberto de Lima Secretário-Adjunto da SGCT Fortaleza/CE, 15 de março de ADI 4895, Rel. Min. Toffoli. Requerente: PGR Objeto: Lei /11.
ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA.
Administração Pública  Em sentido amplo: a) Função política (fixação de políticas públicas) b) Função somente administrativa (execução)  Em sentido.
Transcrição da apresentação:

Atividades e atos administrativos Aula 11 – 2ª parte

RE À Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, pessoa jurídica equiparada à Fazenda Pública, é aplicável o privilégio da impenhorabilidade de seus bens, rendas e serviços. Recepção do artigo 12 do Decreto-lei nº 509/69 e não-incidência da restrição contida no artigo 173, §1º, da Constituição Federal, que submete a empresa pública, a sociedade de economia mista e outras entidades que explorem atividade econômica ao regime próprio das empresas privadas, inclusive quanto às obrigações trabalhistas e tributárias. 2. Empresa pública que não exerce atividade econômica e presta serviço público da competência da União Federal e por ela mantido. Execução. Observância ao regime de precatório, sob pena de vulneração do disposto no artigo 100 da Constituição Federal. Recurso extraordinário conhecido e provido. 1. À Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, pessoa jurídica equiparada à Fazenda Pública, é aplicável o privilégio da impenhorabilidade de seus bens, rendas e serviços. Recepção do artigo 12 do Decreto-lei nº 509/69 e não-incidência da restrição contida no artigo 173, §1º, da Constituição Federal, que submete a empresa pública, a sociedade de economia mista e outras entidades que explorem atividade econômica ao regime próprio das empresas privadas, inclusive quanto às obrigações trabalhistas e tributárias. 2. Empresa pública que não exerce atividade econômica e presta serviço público da competência da União Federal e por ela mantido. Execução. Observância ao regime de precatório, sob pena de vulneração do disposto no artigo 100 da Constituição Federal. Recurso extraordinário conhecido e provido.

Considere a seguinte situação Penhora da renda da bilheteria do metrô de São Paulo, sociedade de economia mista 99,5% pertencente ao Estado Penhora da renda da bilheteria do metrô de São Paulo, sociedade de economia mista 99,5% pertencente ao Estado

AC-669 O Tribunal, por maioria, concedeu liminar em ação cautelar para conferir suspensão dos efeitos de decisão de 1ª instância que, em execução, determinara a penhora dos recursos financeiros da Companhia do Metropolitano de São Paulo - METRÔ, até o julgamento de recurso extraordinário por esta interposto, e para restabelecer esquema de pagamento antes concebido na forma do art. 678, parágrafo único, do CPC. (...)

AC-669 Tendo em conta tratar-se de empresa estatal prestadora de serviço público de caráter essencial, qual seja, o transporte metroviário (CF, art. 30, V), e que a penhora recai sobre as receitas obtidas nas bilheterias da empresa que estão vinculadas ao seu custeio, havendo sido reconhecida, nas instâncias ordinárias, a inexistência de outros meios para o pagamento do débito, entendeu-se, com base no princípio da continuidade do serviço público, bem como no disposto no art. 620 do CPC, densa a plausibilidade jurídica da pretensão e presente o periculum in mora. Vencido o Min. Marco Aurélio que indeferia a liminar ao fundamento de que a empresa em questão é sociedade de economia mista que exerce atividade econômica em sentido estrito, não lhe sendo extensível a orientação fixada pelo Supremo em relação à ECT. AC 669 MC/SP, rel. Min. Carlos Britto, (Obs. É sociedade de economia mista, mas 99,5% do capital proveniente de recursos públicos, 80% da receita com folha de pessoal)

Falência das estatais Art. 173, §1º, II, CF/88 => Igualdade nas obrigações comerciais Art. 173, §1º, II, CF/88 => Igualdade nas obrigações comerciais Lei Art As companhias de economia mista não estão sujeitas a falência mas os seus bens são penhoráveis e executáveis, e a pessoa jurídica que a controla responde, subsidiariamente, pelas suas obrigações. (Atenção! Dispositivo revogado pela Lei nº , de 2001) Lei Art As companhias de economia mista não estão sujeitas a falência mas os seus bens são penhoráveis e executáveis, e a pessoa jurídica que a controla responde, subsidiariamente, pelas suas obrigações. (Atenção! Dispositivo revogado pela Lei nº , de 2001)(Atenção! Dispositivo revogado pela Lei nº , de 2001)(Atenção! Dispositivo revogado pela Lei nº , de 2001)

Falência das estatais Lei /05 – Lei de falência e recuperação judicial Lei /05 – Lei de falência e recuperação judicial Art. 2º. Esta Lei não se aplica a: I – empresa pública e sociedade de economia mista; (...) Responsabilidade subsidiária do controlador ? Responsabilidade subsidiária do controlador ? Como fica este dispositivo face ao art. 173, §1º, CF/88 ?

Falência das estatais Para CABM; Lei de falência se aplica às estatais prestadoras de atividade econômica em sentido estrito e não às estatais prestadoras de atividade econômica Para CABM; Lei de falência se aplica às estatais prestadoras de atividade econômica em sentido estrito e não às estatais prestadoras de atividade econômica Porém...art. 2º da Lei /05 não diferenciou => JSCF Porém...art. 2º da Lei /05 não diferenciou => JSCF

Contratação de pessoal Regime trabalhista – CLT Regime trabalhista – CLT Seleção pública em respeito ao princípio da impessoalidade Seleção pública em respeito ao princípio da impessoalidade Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; Exceção poderia ser permitida em caso de estatal prestadora de atividade econômica em concorrência, para contratação de pessoa altamente qualificada

STF, AR AI

AR AI

Responsabilidade civil das estatais Art. 37. (...) Art. 37. (...) § 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

Responsabilidade civil das estatais Se o objeto da atividade for a exploração de atividade econômica em sentido estrito (tipicamente mercantil e empresarial), a norma constitucional não incidirá; em conseqüência, a responsabilidade será subjetiva, regulada pela lei civil. Se, ao contrário, executarem serviços públicos típicos, tais entidades passam a ficar sob a égide da responsabilidade objetiva prevista na Constituição. JSCF, Manual de direito administrativo, 15ª ed., p. 422.