MISSÃO, VISÃO E VALORES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sempre que alguém da sua
Advertisements

Missão e Visão Por Carlos Reis.
O PROCESSO ESTRATÉGICO
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Estratégia Empresarial
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLA DE NEGÓCIOS
Planejamento Estratégico
A Responsabilidade Corporativa Natura
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
MANDAMENTOS DOS NÚCLEOS SETORIAIS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico TOPIC Brasil: Idéias Iniciais Agosto/2007 a Agosto/2008.
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
REAFIRMANDO A IDENTIDADE
DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS E METAS – O que é e como fazer?
Prof.(a): Larissa Costa Disc.: PEX I
Faça uma analogia com o corpo Humano.
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
A GESTÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL: ALGUMAS PRÁTICAS
Funções Administrativas
Professora Sibele Silva
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO

GESTÃO ESTRATÉGICA PRINCÍPIOS E VALORES
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO ESTRATÉGICA INTENÇÕES ESTRATÉGICAS
Orientação Especial Março/2011.
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
EDUCAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL
Missão, Visão e Objetivos
Proposta Missão e Visão ABFA Para críticas e sugestões.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
PROFESSOR – EMERSON GÓES
Identidade Corporativa
Planejamento Estratégico
do’s and don’ts mudou de carreira, decidiu empreender, e agora conta os “do’s and don’ts” que gostaria que alguém tivesse para compartilhar.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Ética e Contabilidade.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Plano de negócio.
Conceitos Gerais de Administração: Princípios básicos da gestão administrativa.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
O DNA - Essência da Organização
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Mentoring Coaching.
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Disciplina: Direção Estratégica
Gestão Estratégica de Negócios
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
VEGETAL: 1. Cuidados intermitentes 2. Terceirizar o desenvolvimento 3. Produz um aspecto/produto 4. Experimentar para conhecer 5. Previsibilidade.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing.
XXXIV FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Planejamento Estratégico Fortaleza – Ceará 20 de Novembro de 2014.
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
Gestão Participativa Soiara Suziney Xavier. Gestão Participativa §De maneira abrangente, administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza.
Transcrição da apresentação:

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Estabelecem “corpo e alma” a uma empresa O Conjunto formado pela Missão, Visão e Valores representam a identidade Organizacional de uma empresa. Estabelecem “corpo e alma” a uma empresa e a definem.

Missão: É a finalidade da existência de uma organização. È aquilo que dá direção e significado a essa existência. A missão da organização está ligada diretamente aos seus objetivos institucionais, aos motivos pelos quais foi criada, à medida que representa a sua razão se ser. A missão deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem. O enunciado da missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes:   - Por que a empresa existe? - O que a empresa faz? - Para quem? O propósito é algo com muito mais significado do que a simples descrição do que é feito internamente; a missão retrata a verdade de que o resultado da empresa é maior do que a soma das partes do que é feito.

Visão: É o sonho da organização. É aquilo que se espera ser num determinado tempo e espaço. A visão é um plano, uma idéia mental que descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos anos de sua existência. Normalmente é um prazo longo (pelo menos, 5 anos). Jamais confundir Missão e Visão: a Missão é algo perene, sustentável enquanto a Visão é mutável por natureza, algo concreto a ser alcançado. A Visão deve ser inspiradora, clara e concisa, de modo que todos a sintam e identifiquem o alvo a ser procurado:   - pelos esforços individuais; - pelos esforços das equipes e - pela alocação dos recursos. O enunciado da visão deve conter tanto a aspiração, como a inspiração.

Visão: A aspiração de tornar-se "algo", e a inspiração porque esse "algo" deve merecer e valer a pena ser concretizado, deve-se sentir orgulho em participar da construção dessa visão. Ou seja, deve ter luz suficiente (inspiração) para apontar o caminho que leva à concretização da aspiração.   A visão precisa ser prática, realista e visível (nós não alcançamos aquilo que nós não vemos), pois não passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou propuser resultados inatingíveis. Visão, também não tem nada a ver com projetos ou sistemas, que devem ou se sonha verem implantados, a visão não deve apontar quaisquer "comos", ou declarações de intenções ou ainda de boa vontade. A visão deve ter o perfil que a empresa deve se tornar quando toda a boa vontade, intenções, esforços, recursos e projetos, que se tem na cabeça e no coração, passarem pelas mãos de todos os colaboradores para se tornarem realidade, por construção conjunta.

Visão: O enunciado da visão, além dos aspectos de aspiração e inspiração, de ser prática, realista e visível, enfim deve facilitar a resposta às seguintes perguntas:   - No que a empresa quer se tornar? - Qual direção é apontada? - Onde nós estaremos? - O que a empresa será? - Em que direção eu devo apontar meus esforços? - Eu estou ajudando a construir o que?

Valores: Representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações. Normalmente, os valores são compostos por regras morais que simbolizam os atos de seus fundadores, administradores e colaboradores em geral.   Valores são princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão.

Valores: Os valores também podem ser vistos como um conjunto de crenças, ou princípios, que:   - definem e facilitam a participação das pessoas no desenvolvimento da Missão, Visão e dos próprios Valores; - definem e facilitam a articulação da Missão, Visão e Valores; - facilitam a colaboração entre os empregados; - facilitam o comprometimento dos empregados com o mercado, e - facilitam o comprometimento dos empregados com a comunidade e a sociedade. O enunciado de cada valor deve ser curto. Os valores são inegociáveis, e os mais perenes de uma empresa.

Valores: O conjunto de valores define a regra do jogo, em termos de comportamentos e atitudes, devendo conter um subconjunto das respostas às perguntas abaixo:   - Como os empregados devem se portar, individualmente? - Como os empregados se relacionam entre si? - Como os empregados se relacionam com os clientes? - Como a empresa trata seus clientes? - Como a empresa faz negócios? - Como nos relacionamos com a comunidade? - Qual a nossa responsabilidade frente à sociedade? - Que valores, crenças ou princípios são importantes para a empresa fazer o que faz, para quem faz, e para o que ela quer se tornar?

Valores: Resumidamente, os valores:   Definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes de todos empregados. - São as regras do jogo para que, executando a Missão, alcancemos a Visão. - São os suportes, os estofos morais e éticos da empresa.

Valores: A construção de um conjunto de Missão, Visão e Valores, só são úteis se a prática do dia a dia, do presidente ao porteiro, mostrar e demonstrar ser esse o conjunto de regras que regem a conduta do pessoal da sua empresa. Caso contrário, é pura perda de tempo, pois se o que se diz e o que se prega, é diferente do que se faz, a Missão, a Visão e os Valores tornam-se somente um apanhado de letras, caindo no vazio da rotina.   O conjunto Missão, Visão e Valores servem também para facilitar e promover a convergência dos esforços humanos, materiais e financeiros. A Missão, Visão e Valores é a forma de você estar lá, presente em cada Hora da Verdade da sua empresa, sem precisar ir para lá.

MISSÃO, VISÃO E VALORES Ex: Missão, Visão e Valores de uma empresa de consultoria:   MISSÃO: Contribuir para o crescimento de nossa nação, partindo da juventude, através do desenvolvimento humano e empresarial, agregando valores e rompendo paradigmas. VISÃO: Ser referência no ramo de atuação até meados de 2010, buscando aprimoramento contínuo e inovando sempre. VALORES: Ética, Transparência, Efetividade e Competência. Toda empresa deveria se preocupar em formatar essas diretrizes. Muito mais que uma nova ferramenta de qualidade, a Missão, Visão e Valores de uma empresa representam na essência o que ela é, o que almeja ser e os valores que a norteiam.

MISSÃO, VISÃO E VALORES Ex: Missão, Visão e Valores de uma empresa de consultoria:   MISSÃO: Contribuir para o crescimento de nossa nação, partindo da juventude, através do desenvolvimento humano e empresarial, agregando valores e rompendo paradigmas. VISÃO: Ser referência no ramo de atuação até meados de 2010, buscando aprimoramento contínuo e inovando sempre. VALORES: Ética, Transparência, Efetividade e Competência. Toda empresa deveria se preocupar em formatar essas diretrizes. Muito mais que uma nova ferramenta de qualidade, a Missão, Visão e Valores de uma empresa representam na essência o que ela é, o que almeja ser e os valores que a norteiam.