Unidade II: Os propósitos e etapas essenciais para o cuidar em enfermagem: O cuidar de enfermagem ao indivíduo, família e comunidade com visão holística.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como selecionar, avaliar e desenvolver pessoas
Advertisements

FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
Bioética na comunicação e informação em Saúde
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
TAP lll Professora: Camila
NORMAS TÉCNICAS DE CONTROLE DA TUBERCULOSE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
Relacionamento Terapêutico
Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes
CONCEITO “É o repositório das diversas interações do paciente com o sistema de saúde, que gera informações codificadas e estruturadas, viabiliza sistemas.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Boas Práticas Clínicas: Protocolo Clínico
Boas Práticas Clínicas Monitoramento do Estudo
Atribuições dos Profissionais da Atenção Básica
A Enfermagem na Era da Informática
Questionário Sociolinguístico
VISITA DOMICILIAR CONSULTA DE ENFERMAGEM
Entrevista Prof.ª Ms. Otília Loth.
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
Processo de Enfermagem – Wanda Horta
Processo de Enfermagem
Observação da sala de aula
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
5º conselho Hospitalar Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
Prof. Ms. Silvana Barbosa Pena
“GOSTO DE UMA MÚSICA QUE FRANCK SINATRA COSTUMAVA CANTAR, MY WAY
Introdução e Fundamentos Engenharia de Requisitos
Territorialização, diagnóstico local e planejamento estratégico
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Durante a presentação da palestra poderão surgir dúvidas, questionamentos, etc, devido a isso disponibilizamos um canal de comunicação para esclare- cimento.
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
RESENHA Diferenças entre Resumo e Resenha Na resenha devem constar:
Instrumentos de Levantamento de Informação
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
O PROCESSO DE ENFERMAGEM
Apendicite.
Teoria de IDA Jean Orlando
Planejamento do Processo de enfermagem
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Condição Preparação Mental -O próximo jogo é o jogo mais importante - Comunicação positiva - Mente positiva - Decidir onde coloco a fasquia (Não exagerar.
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
Conhecimento Científico
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO – CURSO DE ENFERMAGEM DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM Profª Alcinéa Cristina Ferreira de Oliveira.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Avaliações analíticas Entrevistas Questionários Revisões do especialista (inspeções) Revisões do especialista (walktroughs)
PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015.
FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC-CG COMPONENTE CURRICULAR: SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DOCENTE: LÍDIA MARIA ALBUQUERQUE ANAMNESE.
Ferramentas da Qualidade
O PACIENTE / CLIENTE Cliente= Constituinte, em relação ao seu advogado, ou doente em relação ao seu médico. Aquele que compra; freguês Paciente= Que revela.
“PROCESSO DE ENFERMAGEM”
O QUE SÃO... FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Estância Turística de Santa Fé do Sul
INOVAÇÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE SAÚDE PARA INSCRIÇÃO DE PACIENTE EM LISTA DE RECEPTORES DE RIM DE DOADOR FALECIDO PROJETO GIOS.
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
PROCESSO DE ENFERMAGEM
PROCESSO DE ENFERMAGEM
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Entrevista Motivacional
Práticas e princípios éticos Ênfase nas pessoas. Como tudo começou Em Nuremberg 1939–1945 Experimentos médicos em prisioneiros de campos de concentração,
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Planejamento e implementação
Levantamento das ações e projetos de tecnologia realizadas pelo órgão – Nesta etapa devem ser levantados os projetos de TI concluídos ou em andamento.
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
Administração Conceito:
PROCESSO DE ENFERMAGEM
Transcrição da apresentação:

Unidade II: Os propósitos e etapas essenciais para o cuidar em enfermagem: O cuidar de enfermagem ao indivíduo, família e comunidade com visão holística. Compreender a importância da Investigação no Processo de Enfermagem Primeira etapa para a determinação da saúde, ocorre quando você faz uma entrevista e o exame físico, coletando informações que garantam a certeza de possuir todos dados sobre situação do entrevistado. Divide-se em cinco fases essenciais: Coleta de dados Validação Organização Identificação de Padrões/Teste das Primeiras Impressões Comunicação e Registro (LEFREVE, 2005)

Investigação no Processo de Enfermagem Coleta de dados É um processo permanente que começa quando você encontra o paciente pela primeira vez, e continua até que ele receba alta. Recursos a serem levados em consideração: consumidor ( indivíduo, família e comunidade); pessoas significativas; registros médicos e de enfermagem; consultas verbais e escritas e estudos diagnósticos/ laboratoriais. Os dados coletados podem ser diretos (ex: entrevista e o exame físico) e indiretos (ex: o cônjuge, outra enfermeira). Você pode assegurar a coleta abrangente de dados obedecendo três fases: antes de você encontrar a pessoa; quando você encontra a pessoa e após encontrar a pessoa. Há dois tipos principais de investigação: investigação da base de dados (todos os aspectos do estado de saúde) e investigação dirigida (condição específica – ex: hábitos intestinais de uma pessoa) (LEFREVE, 2005)

Investigação da Base de Dados Geralmente, as instituições possuem instrumentos investigativos padronizados, também chamados de formulários de base de dados. Três fatores influenciam a forma como esses instrumentos são elaborados: As necessidades e os problemas comumente encontrados- o instrumento usado para investigar um adulto é diferente para investigar um bebê. O modelo ou a teoria de enfermagem- adotado pela instituição (padrões funcionais de saúde, teoria do autocuidado, respostas humanas e assim por diante) Padrões de cuidado- para a investigação, conforme definidos por órgãos legislados e associações de profissionais de enfermagem. Investigação dirigida Como parte da investigação abrangente da base de dados ou o único tipo de investigação para monitorar problemas específicos ou aspectos do cuidado. Ex: como parte de uma investigação completa de admissão você estabelece uma investigação dirigida para o estado neurológico do seu paciente. (LEFREVE, 2005)

A entrevista e o exame físico devem levar em consideração os aspectos éticos, culturais e espirituais. A entrevista de enfermagem : estabelecer o Rapport; organize-se; não confie na memória; planeje o tempo; assegure-se da privacidade; concentre-se e seja uma pessoa confiante, acolhedora e útil. Ao iniciar a entrevista: identifique-se - diga seu nome e cargo; verifique o nome da pessoa entrevista, pergunte a ela como gostaria de ser chamada e explique o seu propósito com brevidade. Durante a entrevista: dê atenção total a pessoa; não tenha pressa e se possível sente-se. Concluindo a entrevista: solicite a pessoa entrevistada um breve resumo de suas principais preocupações; pergunte se ainda existe algo a ser discutido; ofereça se como um recurso e responda a todas as perguntas que surgirem; explique a rotina dos cuidados e conclua com uma observação positiva. (LEFREVE, 2005)

Identificação dos dados subjetivos e objetivos Subjetivos- o que a pessoa declara Objetivos – o que você observa Identificação de indicadores e realização de inferências Dados subjetivos: “Comecei a tomar penicilina para um abscesso num dente.” Dados objetivos: Erupção leve na região do tronco Indicadores “Tenho problemas com funcionamento de meus intestinos”. Inferência correspondente Pode estar constipado (LEFREVE, 2005) Dados Subjetivos Dados Objetivos “Estou mal do estomâgo.” Pressão sanguinea 110/70 “Sinto saudades de casa. Erupção de pele no braço direito

Validação (verificação) de dados verificação de que suas informações são factuais e completas constituí passo essencial no pensamento crítico. Ajuda a evitar: Pressuposições Ausência de informações pertinentes Compreensão errônea de situações Conclusões apressadas ou foco na direção errada Erros na identificação de problemas (LEFREVE, 2005)

Organização (agrupamento) de dados Agrupar dados relacionados é um princípio de pensamento crítico que favorece sua capacidade de ter uma visão clara da situação de saúde. Agrupamento de dados de acordo com o modelo de enfermagem Ao serem identificados os diagnósticos de enfermagem, é útil o agrupamento dos dados de acordo com um modelo holístico, ao invés de um modelo médico. Agrupamento de dados de acordo com os sistemas orgânicos Na busca da identificação de dados capazes de indicar possíveis problemas médico, a abordagem por sistemas do organismo é interessante, uma vez que os problemas médicos costumam ser causados, frequentemente, por anormalidades no funcionamento dos sistemas ou de órgãos. (LEFREVE, 2005)

Identificação de padrões/ teste das primeiras impressões Depois que você agrupa os dados em grupos de informações relacionadas, começa a obter as primeiras impressões dos padrões de funcionamento humano. Analise o exemplo a seguir: - homem de 72 anos - cego - afirma: “Estou sempre batendo em tudo”. - afirma: “Eu me movimento com a bengala para chegar aonde quero”. - apresenta batidas e escoriações visíveis nos braços e na cabeça. Irrelevante: homem Relevante: idoso, cego, diz que está sempre batendo em tudo, usa bengala, tem escoriações e batidas nos braços e na cabeça. Pensamento crítico: Determinar o que é relevante. Lembrar-se de causa e efeito. Comunicação e Registro A fase final da Investigação envolve a comunicação e o registro. A comunicação de dados anormais no momento oportuno agiliza o diagnóstico e o tratamento de problemas urgentes. O registro dos dados no momento oportuno promove: Continuidade Exatidão Pensamento crítico (LEFREVE, 2005)