A padronização dos processos facilita o controle da operação da empresa, promove a qualificação e o desenvolvimento da equipe, gerando aos clientes a percepção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Advertisements

S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Plano de Contingência
Segurança da Informação
A PADRONIZAÇÃO DE ÁREAS DE TRABALHO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EMPRESA
PLANEJAMENTO Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. Planejamento é a determinação consciente de.
Pós-Graduação - EAD FACINTER
SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA PARA O GERENCIAMENTO OPERACIONAL (SIEGO) É uma ferramenta baseada numa metodologia participativa, envolvendo toda organização,
IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações
MANUAIS Manual de Gestão da Qualidade
NBR isso 9001:2008 Uma introdução.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
Prof. Esp. Fernando Barreto
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
Princípios do SCO.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Controladoria Aula 4 Profª Karine R. de Souza ..
Software de Gestão Estratégica
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
GOVERNANÇA E GESTÃO DE TI NA PMMA
Administrar Prioridades e Trabalhar com Processos.
Gerenciamento de Processos - PNQ
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Qualidade na Manutenção
Definição dos Tipos de Documentos
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
UNIDADE DE NEGÓCIO Pode-se definir unidade de negócios como unidade organizacional, com definição de autoridade sobre processos e responsabilidade sobre.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
Planejamento Estratégico
EBEP – 2011 Introdução - GSI “SGI” Gestão de Sistemas Integrados
Método PDCA Turma 24 - Logística Neide Filha MARTINS, Petrônio G; LAUGENI, Fernando P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva,
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
Certificação e Auditoria
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
ISO 9000.
PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
AUDITORIA Profa. Andréia Mota.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Conteúdo programático
BOAS PRÁTCAS DE FABRICAÇÃO
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
Mapeamento e Padronização de Processos
Desenvolve Minas Melhoria Contínua.
Evolução Histórica Pré-História
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
MÓDULO 2 QUALIDADE.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Ricardo de Andrade Kratz
4.4 Implementação e Operação
Padronização na área de trabalho PROFESSOR IVAN CARLOS PALUDO.
Introdução ao SGA Elementos
COMO APERFEIÇOAR O MONITORAMENTO DOS RESULTADOS DOS SEUS PROCESSOS
TESTES DE SOFTWARE – AULA 1 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal
SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.
Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
DOWNSIZING O Downsizing surgiu como um alternativa sustentável à reação mais violenta contra a burocracia exagerada: o enxugamento em massa de pessoal,
ISO 9001/2008. A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidadepara organizações em geral, qualquer.
Transcrição da apresentação:

a padronização dos processos facilita o controle da operação da empresa, promove a qualificação e o desenvolvimento da equipe, gerando aos clientes a percepção de credibilidade e atendimento à satisfação de suas expectativas. Isso é fato. Isso é qualidade. O resto é apenas desejo.

Padronização Padronização é a sistemática que empresas podem utilizar para organizar suas atividades promovendo, por consequência, a otimização de seus processos. Em síntese a padronização consiste na elaboração de procedimentos operacionais (documentos escritos) que descrevem como determinada atividade ou tarefa deve ser executada.

O Sistema de Padronização é um dos pilares mais importantes para empresas que desejam implementar sistemas de gestão baseados na qualidade (ex. ISO 9001, MEG, PBQP-H, etc) pois através de sua implementação, a Organização assegura que os processos e atividades serão executados segundo regras definidas (padronizadas), minimizando a ocorrência de falhas operacionais. Além disto, a padronização tem o benefício de reter na empresa o conhecimento gerado com a prática e experiência de seus colaboradores.

Para que serve a padronização? Para uma Organização melhorar a execução de suas operações, minimizando erros de processo decorrentes de ações sem planejamento.

Por que padronizar? Para que a empresa possa reduzir os custos com retrabalho. Outro interessante  benefício da padronização das atividades de uma Organização está associado ao aumento da produtividade e redução de desperdícios. Em suma, economia organizacional.

Padronização gera burocracia? Burocracia significa lentidão e atraso decorrentes de sistemáticas pouco inteligentes. A padronização das atividades de uma Organização serve para otimizar a execução das atividades desde que estabelecida de maneira objetiva, ou seja, prática. Quando não existe padronização as tarefas ficam realmente lentas. A mesma atividade precisa ser discutida várias vezes porque não há um padrão de como fazê-la, por exemplo.

Padronização tira a criatividade? As empresas precisam fazer as tarefas da MELHOR MANEIRA. Quando um funcionário identifica uma maneira melhor de fazer as tarefas do que a que está sendo executada, ele deve comunicar esta “nova forma” ao seu superior imediato que, em consenso com toda equipe, propõe a revisão do documento (procedimento operacional) estabelecendo a NOVA MELHOR PRÁTICA, a ser seguida por todos. É assim que o sistema melhora continuamente sem tirar a criatividade dos envolvidos.

Minha empresa é ágil e informal e não precisa de padronização? Algumas empresas insistem em executar suas operações sem planejá-las antes. Em um mercado cada vez mais acirrado, empresas que não “desenham” como devem fazer suas tarefas, correm elevado risco de não alcançarem seus objetivos. Antigamente os melhores projetos eram conquistados pelas empresas maiores. Hoje os projetos são dados a empresas ágeis e organizadas. Como evidenciar se minha empresa é organizada? Através dos documentos e registros que mostram como planejo minha estratégia de negócio, ou seja, através da padronização.

O que padronizar? Todo o trabalho que trouxer riscos operacionais, riscos de segurança e meio ambiente deve ser padronizado, ou seja, todas as atividades críticas. A organização deve estabelecer uma regra para a definição de atividade ou tarefa crítica. Por conceito, “atividade crítica” é aquela que tem impacto no resultado final de meu processo. Assim, qualquer atividade ou tarefa que possa prejudicar (ou beneficiar) os resultados de uma operação, são consideradas atividades críticas e devem, portanto, ser padronizadas.

Por onde começar? Os passos para a implantação do sistema de padronização consistem em: Identificar quais Processos fazem parte de sua empresa; Mapear os Processos, isto é, identificar todas as atividades que fazem parte de cada processo;] Identificar as atividades críticas de cada processo; Elaborar procedimentos operacionais (documentos conhecidos também por PO ou “POP”), descrevendo COMO a atividade crítica deve ser executada; Treinar os colaboradores envolvidos; Acompanhar periodicamente a execução das atividades.