Elisabeth Hafner Facin

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jeferson Bugelli – Pedagógico
Advertisements

APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI)
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
A MAQUETE CARTOGRAFICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS. Rubernéia da Silva de Oliveira -
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Reinaldo Portal Domingo Ymiracy Nascimento de Souza Polak
Orientação Importante:
I SEMANA ACADÊMICA 16 a 20 de maio de 2017
Resultados e Discussões
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEPE 2016
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 07/10/2016.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (SAA)
EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS,
II COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
TÍTULO DO TRABALHO (tamanho da letra 54) autores e coautores (tamanho da letra 40) ¹Informações sobre o trabalho – Por ex: Parte de Trabalho de conclusão.
VI SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.
Docência Online: Funções e Competências do Professor
RESULTADOS E DISCUSSÃO
III COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
Data: 19/9 Sala: Allegro 1 Horário: 17h30 – 18h
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Blended Learning como Prática Pedagógica nos Cursos de Graduação de Engenharia da UNOPAR – Modalidade EAD Iolanda Cláudia Sanches Catarino Márcio Ronald.
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Ensino Médio Integrado
RESGATANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DE FORMA LÚDICA
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Gamificação da Khan Academy: Uma Proposta Mais Lúdica na Aprendizagem da Matemática A Experiência de um Projeto-Piloto no Ensino Básico em Portugal Renata.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Plano de Ação Enade Implementação
RESULTADOS E DISCUSSÃO 2.As atividades ajudou você em sala de aula
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA
Proposta de Dissertação Tatiana Ghedine
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
Leitura dos Resultados EXEMPLO
II – ENCONTRO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Fábio Nazareno Machado-da-Silva
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
UNIFATEA- Lorena /UNESP- Guaratinguetá/ FATEC- Cruzeiro
Contextualização: escola e alunos
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
É PRECISO FALAR SOBRE A DOR
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Projeto: Badminton na UFS
TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO
FILOSOFIA E ÉTICA.
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
RE-PLANEJAMENTO ESCOLAR POLÍTICA DE RECUPERAÇÃO
GEMAT GRUPO DE ESTUDOS DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIA
X Simpósio de Pesquisa e Inovação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ II ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL DO.
Transcrição da apresentação:

Elisabeth Hafner Facin ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO. Universidade do Oeste de Santa Catarina Luciano Fernandes Scheila Lockstein Elisabeth Hafner Facin

ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO. OBJETIVOS GERAL Analisar o impacto na aprendizagem dos acadêmicos na estratégia de rotação por estações com gamificação em um componente curricular híbrido. ESPECÍFICOS Computar os índices de acerto em cada campus e a cada rotação; Relacionar os níveis de acerto do campus com as rotações aplicadas; Correlacionar o tempo de resposta com assertividade das questões em cada campus por rotação; Analisar os níveis de eficiência em cada rotação na estação do game.

 CURSOS PARTICIPANTES DO ESTUDO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO.  CURSOS PARTICIPANTES DO ESTUDO

PROCEDIMENTOS METDOLÓGICOS ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO. PROCEDIMENTOS METDOLÓGICOS Aplicado ao componente institucional: ÉTICA E SOCIEDADE Oferecido de forma híbrida (60% ead e 40% presencial) com 4 (quatro) encontros presenciais; Estratégia utilizada SALA DE AULA INVESTIDA (FLIPPED CLASSROOM); Atores pedagógicos envolvidos: professor, coordenador da EaD, Núcleo de Apoio Pedagóogico da IES. A execução da atividade foi realizada pela equipe de tutores;

PROCEDIMENTOS METDOLÓGICOS ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO. PROCEDIMENTOS METDOLÓGICOS O estudo desenvolvido e aplicado no primeiro encontro presencial do componente Metodologia escolhida foi ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES em 5 (cinco) etapas; ESTAÇÃO 1 – VÍDEO ESTAÇÃO 2 – TEXTO 1 ESTAÇÃO 3 – DESAFIO ESTAÇÃO 4 – TEXTO 2 ESTAÇÃO 5 – GAME – APLICATIVO ONLINE KAHOOT

GRAFICO - ESQUEMA DE ROTAÇÃO POR EQUIPES ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO. GRAFICO - ESQUEMA DE ROTAÇÃO POR EQUIPES

ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO. As equipes foram definidas por cores e foi definida aleatoriamente conforme entrega do roteiro de atividades, mesclando alunos.

ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO.

APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO. APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Os dados eram capturados sempre que os alunos passavam pela estação gameficada; Kahoot mensura além do índice de acertos, o tempo médio que cada aluno leva para responder a questão. Foram aplicadas 8 questões, sendo a primeira desprezada para fins de entendimento do aluno sobre o objetivo do jogo

GRÁFICO 1 - Níveis de acerto por questão em cada rotação ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO. GRÁFICO 1 - Níveis de acerto por questão em cada rotação Fonte: O autor.

QUADRO 4 - Níveis de acerto por campus a cada rotação ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO. QUADRO 4 - Níveis de acerto por campus a cada rotação Fonte: O autor.

GRÁFICO 2 - Tempo médio de resposta por rotação e Questão ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO. GRÁFICO 2 - Tempo médio de resposta por rotação e Questão Fonte: O autor.

TABELA 5 - Tempo médio de resposta por Campus e rotação (em segundos) ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO. TABELA 5 - Tempo médio de resposta por Campus e rotação (em segundos) Fonte: O autor.

A identificação do padrão de eficiência utilizada pela equação: ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO. Como forma de verificar a eficiência nas respostas (maiores níveis de acerto e menores tempos de respostas) buscou-se identificar um padrão que indicasse em que níveis a metodologia utilizada, pode contribuir para uma aprendizagem significativa para o aluno. A identificação do padrão de eficiência utilizada pela equação:

GRÁFICO 3 – Padrão de eficiência média por campus ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO. GRÁFICO 3 – Padrão de eficiência média por campus Fonte: O autor.

TABELA 6 - Padrão de Eficiência Média por Campus e Questão ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO. TABELA 6 - Padrão de Eficiência Média por Campus e Questão Fonte: O autor.

GRÁFICO 3 - Crescimento no padrão de eficiência média por rotação. ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO. GRÁFICO 3 - Crescimento no padrão de eficiência média por rotação. Fonte: O autor.

TABELA - Padrão de Eficiência Média por Rotação e Questão ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO. TABELA - Padrão de Eficiência Média por Rotação e Questão Fonte: O autor.

ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO. CONSIDERAÇÕES FINAIS A medida que os acadêmicos avançam nas estações, seu aprendizado vai se tornando mais efetivo. Existem algumas divergências entre os diversos campus da IES, que precisam ser analisados com mais cautela, entretanto é possível relacionar com a falta de conhecimento prévio ou engajamento da turma na atividade.

ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO. CONSIDERAÇÕES FINAIS Os resultados deste estudo ajudam a comprovar, além dos objetivos propostos, que se a metodologia ativa/participativa de sala de aula invertida for aplicada e se a realização de atividades prévias acontecerem efetivamente, o participante terá maior domínio para elucidar de forma eficiente às questões aplicadas na gamificação, uma vez que no modelo proposto o estudante não teve em nenhum momento aula expositiva/dialogada, ele foi apenas norteado pelas estações, e avançou por meio dos seus próprios conhecimentos e das discussões com sua equipe.

e Tecnologia. Fortaleza, 2017. ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO. BORGES, S. d. S.; REIS, H. M.; DURELLI, V. H.; BITTENCOURT, I. I.; JAQUES, P. A.; ISOTANI, S. Gamificação aplicada à educação: um mapeamento sistemático. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE. 2013. v. 24, n. 1, p. 234. CHRISTENSEN, C. M., HORN, M. B., STAKER, H. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Clayton Christensen Institute. 2013. Disponível em: https://www.pucpr.br/wp-content/uploads/2017/10/ensino-hibrido_uma-inovacaodisruptiva. pdf? Acesso em: 26 abr. 2018. MORÁN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf?. Acesso em: 24 abr. 2018. SALES, G. L., CUNHA, J. L. L., GONÇALVES, A. J., SILVA, J. B., SANTOS, R. L. Gamificação e ensinagem híbrida na sala de aula de Física: Metodologias ativas aplicadas aos espaços de aprendizagem e na prática docente. CONEXÃO, Ciência e Tecnologia. Fortaleza, 2017.

ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO.

ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO.

ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO.

ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM GAMIFICAÇÃO: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE UM COMPONENTE CURRICULAR HÍBRIDO.

OBRIGADO! Luciano Fernandes – luciano.fernandes@unoesc.edu.br Scheila Lockstein – scheila.lockstein@unoesc.edu.br Elisabeth Hafner Facin – Elisabeth.facin@unoesc.edu.br