2º ENCONTRO PRESENCIAL CURSO MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Pedagogia da pesquisa-ação
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Artes Visuais Alfabetização visual; O ponto; O Impressionismo;
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
“Uma oportunidade de reconciliação com o ato de aprender”
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Observação da sala de aula
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Marco Doutrinal e Marco Operativo
2º ENCONTRO PRESENCIAL GSE SUPERVISORES. Resultado do 1º EP GSE SUP VídeoAvaliação.
OBSERVAÇÃO DA SALA DE AULA
REGISTROS.
Na obra “O Livro dos Abraços”, o escritor uruguaio Eduardo Galeano compartilha um comovente relato.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
Roteiro de observação de estágio
II Núcleo do Território Pratigi pela Educação
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
AVALIAR e PLANEJAR.
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Inclusão que bicho é esse?
“O que nos define não é o que afirmamos
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
“Como promover observação em sala de aula”
PLANEJAMENTO DE ENSINO
II Encontro Gaúcho do Terceiro Setor Fundação Semear Sustentabilidade nas Organizações sem fins lucrativos Carlos Eduardo Müller Bock Novo Hamburgo, RS,
Por que o jornal na escola?
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Organização e desenvolvimento do HTPC
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Formação continuada ANO 2015
Transcrição da apresentação:

2º ENCONTRO PRESENCIAL CURSO MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO! Diretoria de Ensino de Araçatuba e Birigui Supervisores: Jussara, Marcia, Munarin e Rosangela

ACOLHIMENTO DOS PARTICIPANTES

PALESTRA Progressão Continuada: avaliar para quê? Aglaé Cecília Toledo Porto Alves

QUESTÕES PARA REFLEXÃO Quais são os aspetos favoráveis da Progressão Continuada? E quais são os aspectos desfavoráveis? Com a reorganização dos ciclos, vocês acreditam que haverá aumento da reprovação dos alunos de 6ºs e 9ºs anos? Se houver aumento da reprovação, ela será prejudicial ou benéfica ao processo ensino e aprendizagem?

VAMOS TOMAR UM CAFÉ?

DINÂMICA Como olhar sem os vícios da subjetividade?

OBSERVAÇÃO DE SALA DE AULA MÓDULO 3 OBSERVAÇÃO DE SALA DE AULA

"Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: - Me ajuda a olhar!“ Eduardo Galeano

OBJETIVOS DAS OFICINAS Propiciar discussões sobre focos observáveis em sala de aula baseados em três pilares: aprendizagem, dinâmica de sala de aula e coordenação. Sensibilizar sobre as questões que envolvem o olhar atencioso às ações do cotidiano.

Exercício do “olhar”

OBJETIVOS Exercitar o olhar atencioso às ações do cotidiano; Esclarecer sobre as concepções de observação em sala de aula; Exercitar a observação e a objetividade.

APRENDER A OLHAR

Salvador Dali

OBSERVAÇÃO DE SALA DE AULA

Uma sala de aula aberta compartilha êxitos e responsabilidades pelos resultados de seus alunos. A observação de sala de aula é uma metodologia colaborativa de trabalho e um instrumento poderoso para formação e desenvolvimento de professores.

POR QUE OBSERVÁ-LA? Sala de aula é, por excelência, o local do aprendizado; Apesar do aumento da cobrança por resultados na educação, e da divulgação de muitas informações a respeito, a sala de aula ainda é um lugar privado e solitário.

Por que a sala de aula deve ser um local público e coletivo? Para compartilhar responsabilidades com demais integrantes da escola e das Secretarias de Educação; Para aprender com bons professores; Para identificar junto aos professores as principais dificuldades no ensino e aprendizagem com uma turma específica e trabalhar de maneira personalizada o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A SEREM FEITAS

A observação de sala de aula deve ser planejada e organizada de modo que o professor observado só tenha a ganhar com isso. Para tanto ele deve saber qual será o foco e os critérios que serão observados pelo seu colega; A observação não deve ser aleatória ou acidental, mas parte de um programa de formação de professores e de aperfeiçoamento da escola; O foco deve estar no ensino e não na pessoa do professor.

“Observar não é invadir o espaço do outro, sem pauta, sem planejamento, nem devolução, e muito menos sem encontro marcado... Observar uma situação pedagógica é olhá-la, fitá-la, mirá-la, admirá-la, para ser iluminada por ela.

Observar uma situação pedagógica não é vigiá-la mas sim, fazer vigília por ela, isto é, estar e permanecer acordado por ela, na cumplicidade da construção do projeto, na cumplicidade pedagógica”. Madalena Freire

OS FOCOS OBSERVÁVEIS

1- Aprendizagem Individual e/ou Coletiva A percepção do(s) educando(s) sobre o que aprendeu(ram); A percepção do que foi mais significativo; O entendimento das lacunas de aprendizagem

2- Dinâmica da sala de aula As relações estabelecidas entre os elementos do grupo e o objeto de conhecimento; Os momentos de tensão e caos; Os grupos estabelecidos; As conversas e silêncios estabelecidos; O cumprimento dos objetivos da aula, bem como a possibilidade de observar se houve um planejamento prévio dos objetivos a serem alcançados; A organização da sala

3-Coordenação dos Trabalhos O trabalho do professor para contemplar as diferenças de aprendizagem e ritmos em sala de aula; As estratégias do professor para lidar com os conflitos; As estratégias do professor para organizar e articular os conteúdos; A organização do tempo para a aprendizagem.

OBSERVAÇÃO DE SALA DE AULA ETAPAS: 1- A escolha do foco; 2- O momento da observação; 3- O registro; 4- A devolutiva.

REGISTRO

HISTÓRICO DE COLABORAÇÃO Para observar a aula, é importante definir um instrumento de registro para que o observador mantenha o foco durante a observação. Para compor este instrumento, é preciso definir os indicadores que serão utilizados e um campo para registrar o encaminhamento inicial. No momento do feedback, gestor e professor discutem as formas de intervenção.

MODELO DE HISTÓRICO DE COLABORAÇÃO Professor: ______________________________________________________________________ Turma:_________________________________________________________________________ Disciplina:______________________________________________________________________ Data:__________________________________________________________________________ INDICADORES OBSERVADO ENCAMINHAMENTO INICIAL ENCAMINHAMENTO ACORDADO (O que será observado?) Planejado pelo observador e observado antes da observação) (Descrição do que foi observado em relação ao indicador).Preenchido pelo observador durante a observação (Encaminhamento inicial definido pelo observador com a equipe gestora, antes do feedback para o observado) (Encaminhamento definido pelo observador e observado, após o feedback)

MÓDULO 4 FEEDBACK

FEEDBACK CONSTRUTIVO

Características de um feedback construtivo É específico (centrado em aspectos concretos) e não geral, Descreve o comportamento observado ao invés de avaliar/etiquetar, Centra-se nos comportamentos e não na pessoa, Apoia o professor na análise tanto dos aspectos positivos como negativos de sua aula, Tem em conta as necessidades tanto do destinatário como do emissor, Centra-se em comportamentos que o destinatário tem a capacidade e a possibilidade de alterar, Centra-se mais na partilha de informação do que na disponibilização de conselhos, Estimula a autoavaliação e a autodescoberta, É emitido oportunamente e em tempo útil (o feedback mais útil é aquele emitido pouco tempo depois do fato observado), É solicitado no lugar de imposto.

Desafio do feedback construtivo: descrever ao invés de opinar

VAMOS ALMOÇAR?

Avaliação: e eu com isso? PALESTRA Avaliação: e eu com isso? Gisele Aparecida Leal

Questões para reflexão O que quer dizer na prática escolar cotidiana que a avaliação é formativa? Se avaliamos para incluir, por que ainda temos alunos que não aprenderam o que foi ensinado? O que fazemos com eles? Uma vez constatado o que o aluno ainda não aprendeu, o que devemos mudar em nossa aula? Por quê?

Vídeo: O menino maluquinho Como a avaliação aparece no vídeo? Ela pode ser caracterizada como diagnóstica, formativa ou punitiva? Essa prática ainda é frequente entre nossos professores?

VAMOS TOMAR UM CAFÉ?

DINÂMICA: A ÁRVORE

INSTRUÇÕES PARA A DINÂMICA Reunidos em duplas, a partir das reflexões vivenciadas neste curso, pense na proposição de ações da equipe gestora para enfrentar as dificuldades que possam vir a ocorrer em sua gestão escolar, com base nos seguintes indicadores: Foco na dimensão pedagógica; Foco na competência leitora e escritora; Priorização da observação da sala de aula. Para compor nossa árvore, escrevam em uma filipeta pelo menos uma ação e colem na copa da árvore e, em uma outra, uma dificuldade e colem nas pedras.

A CONSTRUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO Agora é hora de pensar na montagem do Plano de Ação. Em grupo de quatro pessoas, seguindo o roteiro do Plano de Ação Participativo, monte um Plano de Ação da equipe gestora, com os dois focos priorizados neste curso: Foco na competência leitora e escritora A observação em sala de aula

CURSO MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO AVALIAÇÃO DO ENCONTRO CURSO MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO Como os conteúdos do 2º encontro podem ajudá-lo a melhorar a gestão de sua escola? Dos temas trabalhados, o que foi mais relevante para sua prática gestora?