que se fundamenta numa concepção de aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Mobilizando o operatório
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
A AVALIAÇÃO EXTERNA NA ÁREA DE CIÊNCIAS
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Currículo : Noções introdutórias
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
LÍNGUA PORTUGUESA.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
O QUE É CURRÍCULO?. A Lógica E As Concepções Que Norteiam O Currículo Oficial Da Rede Estadual De São Paulo.
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Currículo por Competências e Habilidades.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Currículo oficial de São Paulo
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
MATEMÁTICA Análise das Questões.
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
O que é ensinar história?
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
Gerenciamento de Sala de Aula
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Docência do Ensino Superior
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
Do mundo do conhecimento ao conhecimento do mundo
Situação de Aprendizagem
PISA (Programme for international student assessment)
Avaliação de Língua Portuguesa
Tipos de Conteúdos.
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Diretoria de Ensino Região Centro Sul Núcleo Pedagógico
HUMANAS.  Apresentação das matrizes curriculares, cartas e cronogramas de ciências humanas (estratégia, um relato breve, conteúdo e lição de casa); 
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Crítica à concepção de currículo cristalizado
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Aprendizagem da matemática
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Transcrição da apresentação:

que se fundamenta numa concepção de aprendizagem O caminho é …. O CURRÍCULO que se fundamenta numa concepção de aprendizagem

A concepção de aprendizagem que embasa nossa proposta de trabalho pressupõe que o conhecimento não é concebido como uma cópia do real e assimilado pela relação direta do sujeito com os objetos de conhecimento, mas produto de uma atividade mental por parte de quem aprende, que organiza e integra informações e novos conhecimentos aos já existentes, construindo relações entre eles.

COMPETÊNCIAS COGNITIVAS Esquemas Procedimentais GRUPO II Esquemas Presentativos GRUPO I Esquemas Operatórios GRUPO III REALIZAR COMPREENDER COMPETÊNCIAS OBSERVAR

COMPETÊNCIAS – GRUPO 1 Competências para Observar: Refere-se a esquemas presentativos ou representativos, propostos por Jean Piaget; a leitura do objeto (a prova) supõe, como mínimo, o domínio e, portanto, o uso das seguintes habilidades: observar, identificar, descrever, localizar, diferenciar ou discriminar, constatar, reconhecer, indicar, apontar.

COMPETÊNCIAS – GRUPO II Competências para realizar: Relativas às competências para representar que, na prática, implicam em traduzir estas ações em procedimentos relativos ao conteúdo e ao contexto de cada questão em sua singularidade; Implicam procedimentos de classificar, seriar, ordenar, conservar, compor, decompor, fazer antecipações, calcular, medir, interpretar.

COMPETÊNCIAS – GRUPO III Competências para Compreender: Estas competências implicam o uso de esquemas operatórios; As habilidades que permitem inferir o domínio dessas operações de nível superior são as seguintes: analisar fatos, acontecimentos ou possibilidades na perspectiva de seus princípios, padrões e valores; aplicar relações conhecidas em situações novas que requerem tomadas de decisão, prognósticos ou antecipações hipotéticas; formular julgamentos de valor sobre proposições, criticar, analisar…

O modelo de ensino relacionado a essa concepção de aprendizagem é o da resolução de problemas, que compreende situações em que o aluno, no esforço de realizar a tarefa proposta, precisa por em jogo o que sabe para aprender o que não sabe.

Currículo e Avaliação Na avaliação em processo ou formativa, aquela que o professor realiza no dia a dia com a classe por meio do uso de multiplos instrumentos e registros, a especificação das habilidades na matriz apresentam importantes mecanismos para que ele possa acompanhar o desenvolvimento dos alunos de sua turma em relação a sua proposta de trabalho, tendo em vista o cumprimento do currículo no ano letivo.

Enfim…. “O que os gestores tem a fazer com essas informações?” (O que aprendemos)