que se fundamenta numa concepção de aprendizagem O caminho é …. O CURRÍCULO que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
A concepção de aprendizagem que embasa nossa proposta de trabalho pressupõe que o conhecimento não é concebido como uma cópia do real e assimilado pela relação direta do sujeito com os objetos de conhecimento, mas produto de uma atividade mental por parte de quem aprende, que organiza e integra informações e novos conhecimentos aos já existentes, construindo relações entre eles.
COMPETÊNCIAS COGNITIVAS Esquemas Procedimentais GRUPO II Esquemas Presentativos GRUPO I Esquemas Operatórios GRUPO III REALIZAR COMPREENDER COMPETÊNCIAS OBSERVAR
COMPETÊNCIAS – GRUPO 1 Competências para Observar: Refere-se a esquemas presentativos ou representativos, propostos por Jean Piaget; a leitura do objeto (a prova) supõe, como mínimo, o domínio e, portanto, o uso das seguintes habilidades: observar, identificar, descrever, localizar, diferenciar ou discriminar, constatar, reconhecer, indicar, apontar.
COMPETÊNCIAS – GRUPO II Competências para realizar: Relativas às competências para representar que, na prática, implicam em traduzir estas ações em procedimentos relativos ao conteúdo e ao contexto de cada questão em sua singularidade; Implicam procedimentos de classificar, seriar, ordenar, conservar, compor, decompor, fazer antecipações, calcular, medir, interpretar.
COMPETÊNCIAS – GRUPO III Competências para Compreender: Estas competências implicam o uso de esquemas operatórios; As habilidades que permitem inferir o domínio dessas operações de nível superior são as seguintes: analisar fatos, acontecimentos ou possibilidades na perspectiva de seus princípios, padrões e valores; aplicar relações conhecidas em situações novas que requerem tomadas de decisão, prognósticos ou antecipações hipotéticas; formular julgamentos de valor sobre proposições, criticar, analisar…
O modelo de ensino relacionado a essa concepção de aprendizagem é o da resolução de problemas, que compreende situações em que o aluno, no esforço de realizar a tarefa proposta, precisa por em jogo o que sabe para aprender o que não sabe.
Currículo e Avaliação Na avaliação em processo ou formativa, aquela que o professor realiza no dia a dia com a classe por meio do uso de multiplos instrumentos e registros, a especificação das habilidades na matriz apresentam importantes mecanismos para que ele possa acompanhar o desenvolvimento dos alunos de sua turma em relação a sua proposta de trabalho, tendo em vista o cumprimento do currículo no ano letivo.
Enfim…. “O que os gestores tem a fazer com essas informações?” (O que aprendemos)