Trabalho em Grupo Profª. Ana Paula e Prof. Robson Professores Coordenadores de Matemática do Núcleo Pedagógico de Itu.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

O discurso na sala de aula de Matemática
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
2º encontro – Professores Maio de 2012
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
Construindo uma identidade profissional
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
O TRABALHO COM PROJETOS
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Portfólio de matemática
Ajude – me!!.
Parâmetros Curriculares Nacionais
Quando falamos em aprender...
Tipos.
SEMINÁRIO SEMINÁRIO.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Trabalho em Grupo Profª. Ana Paula e Prof. Robson Professores Coordenadores de Matemática do Núcleo Pedagógico de Itu.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Aprender a aprender na Universidade
Técnicas dos alunos de sucesso
TÉCNICAS DE ENSINO.
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
Competências e Habilidades
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Investigar, ensinar e aprender
Técnicas Didáticas Professora Dione Cristina da Silva
SITUAÇÕES.
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
Agrupamentos produtivos
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
1ª Formação de Professores Coordenadores
Por que o jornal na escola?
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Flávia Belarmino Isabela Silva Jennyfer de Melo
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Trabalho em Grupo Profª. Ana Paula e Prof. Robson Professores Coordenadores de Matemática do Núcleo Pedagógico de Itu

DEFINIÇÃO ATIVIDADES DE NATUREZA DIVERSA (ESCRITA, ORAL, GRÁFICA, CORPORAL ETC.) REALIZADAS COLETIVAMENTE.

OBJETIVOS DO TRABALHO EM GRUPO Em termos didáticos, os principais objetivos do trabalho em grupo são: facilitar a construção do conhecimento; permitir a troca de ideias e opiniões; possibilitar a prática da cooperação para conseguir um fim comum.  

AO PARTICIPAR DESSA TROCA DE EXPERIÊNCIAS POSSIBILITADA PELO TRABALHO EM EQUIPE, O INDIVÍDUO PRECISA ORGANIZAR SEU PENSAMENTO A FIM DE EXPRIMIR SUAS IDEIAS DE FORMA A SEREM COMPREENDIDAS POR TODOS. NA DINÂMICA DO TRABALHO EM GRUPO, O ALUNO FALA, OUVE OS COMPANHEIROS, ANALISA, SINTETIZA E EXPÕE IDEIAS E OPINIÕES, QUESTIONA, ARGUMENTA, JUSTIFICA, AVALIA.

Portanto, o trabalho de grupo, contribui para o desenvolvimento das estruturas mentais do indivíduo, mobilizando seus esquemas operatórios de pensamento. Além de contribuir para o desenvolvimento dos esquemas cognitivos, o trabalho em equipe também favorece a formação de certos hábitos e atitudes de convívio social como: cooperar e unir esforços para que o objetivo comum seja atingido; planejar, em conjunto, as etapas de um trabalho; dividir tarefas e atribuições, tendo em vista a participação de todos; expor ideias e opiniões sucinta e objetivamente, de forma a serem compreendidas; aceitar e fazer crítica construtiva; respeitar a opinião alheia; acatar a decisão quando for resolvido que prevalecerá a opinião da maioria.

Ao utilizar o trabalho em grupo na sala de aula, o professor precisa se conscientizar que não está apenas aplicando mais um recurso didático para a construção do conhecimento, mas está lançando mão de um poderoso instrumento de avaliação.  

PARA ISSO TEMOS ALGUMAS QUESTÕES NORTEADORAS DESSE PROCESSO:

1. O que fazer para formar grupos produtivos? Analisar o conteúdo a ser trabalhado; Objetivo específico da atividade; Levar em consideração os diferentes níveis de aprendizagem. 2. Devo deixar as crianças se agruparem de acordo com a afinidade entre elas? A decisão depende de sua intencionalidade. O ideal é que elas tenham liberdade de escolher com quem vão trabalhar se a atividade não tiver como objetivo ensinar um conteúdo. 

3. Agrupar os mais agitados com outros mais calmos e os mais tímidos com os extrovertidos é um bom critério?  Nem sempre. Ao definir as equipes, é importante garantir a máxima circulação de conhecimentos e informações. Não usar características pessoais. 4. Como não errar na formação de duplas, trios, quartetos, quintetos ou grupões? Fazer um diagnóstico detalhado; Levar em consideração os objetivos da atividade; Não dividir a turma para realizar um trabalho individual.

5. Devo dar autonomia à classe ou intervir sempre de modo a mediar o trabalho?  Dar autonomia não significa deixar de intervir. Na atividade em grupo, tem lugar uma troca horizontal (aluno com aluno) e não vertical (professor com aluno). Por isso, tirar uma dúvida do grupo não significa responder às perguntas, mas levar os integrantes a relacionar conhecimentos e informações que levem à resposta. Exemplo: Atividade

7. Posso dar tarefas diferentes para cada agrupamento? 6. Como aproveitar a heterogeneidade e despertar o interesse e a participação de todos?  Ajudando um a compartilhar com o outro seu modo de pensar sobre determinada situação-problema. As atividades devem estar de acordo com os níveis de aprendizagem: nem muito fáceis nem muito complicadas.  7. Posso dar tarefas diferentes para cada agrupamento?   Sim, desde que haja um objetivo geral e comum a todos os grupos. Também é essencial prever as necessidades de cada grupo no desenvolvimento das tarefas e pensar nas intervenções a fazer.

8. Como evitar que alguns alunos fiquem ociosos, esperando os colegas terminarem?  Fazendo um planejamento minucioso. Essa preparação inclui estruturar a atividade e coordená-la para que os estudantes não atribuam a responsabilidade de realizá-la apenas a um ou dividam as tarefas - o que impede que interajam. Outra ajuda é definir a atuação de cada um.

9. Os alunos devem sempre ter um papel definido dentro do grupo? Vale esclarecer que ter um papel não significa ter uma tarefa e dar conta dela sozinho. A criança pode ter uma função - definida de acordo com o que precisa aprender ou ensinar -, desde que a desempenhe com a ajuda dos demais. 10. Que tipo de atividade em grupo ganha mais significado para os estudantes? Aquelas que eles dão conta de realizar por meio da troca de saberes com os colegas, com pouca interferência do professor.

VANTAGEM DO TRABALHO EM GRUPO A INTERAÇÃO É UM IMPORTANTE FACILITADOR DA APRENDIZAGEM E A HETEROGENEIDADE DA CLASSE PODE SER USADA COMO UM ELEMENTO A FAVOR DO ENSINO

Exemplos de Trabalho em Grupo

Fonte:http://revistaescola. abril. com

Exemplo de Trabalho em Grupo Inadequado

Trabalho em Grupo (9º Ano – EF) Nome dos Participantes 1-_________________ 2-_________________ 3-_________________ Cada grupo irá construir gráficos das funções a, b e c no mesmo plano cartesiano abaixo e responder as perguntas: 1) Essa função é? 2) Essas funções são crescentes ou decrescentes?   Funções: a) f(x)=x²; b) f(x)=x²+2; c) f(x)=x²-2

10 RAZÕES PARA APOSTAR EM TRABALHO EM GRUPO Reunir pessoas diferentes; Dividir e planejar tarefas; Aprender a argumentar; Ouvir a opinião dos outros; Respeitar e ser tolerante; Dar espaço para todos. Refletir; Lidar com os problemas; (e resolvê-los) Treinar para a vida adulta e em sociedade; Aumentar a autocrítica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10 razões para apostar em trabalhos em grupo em: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/ apostar-trabalho-grupo-508577.shtml O aprendizado do trabalho em grupo em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e- avaliacao/interacoes/aprendizado-trabalho-grupo- 451879.shtml Nova Escola – Avaliação Nota 10 - em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e- avaliacao/avaliacao/avaliacao-nota-10-424569.shtml