COLÉGIO OBJETIVO AQUARIUS –SJC/SP DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES E SUA REPRESENTATIVIDADE NOS ESPAÇOS SOCIAIS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Ariane Reis.

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Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
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Transcrição da apresentação:

COLÉGIO OBJETIVO AQUARIUS –SJC/SP DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES E SUA REPRESENTATIVIDADE NOS ESPAÇOS SOCIAIS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Ariane Reis de Carvalho , Orientador: Carlos A. dos Santos , Coorientadora: Regiani C.R.Carvalho ariane.reis.ismart@gmail.com 1, casmaranho@gmail.com 2, regianiprofa@gmail.com 3 INTRODUÇÃO Você sabe a diferença entre tristeza e depressão? O que podemos fazer para amenizar esse mal do século XXI? Mesmo com o grande avanço científico e tecnológico, que molda as pessoas dia a dia, com as inúmeras conquistas da medicina, da sonhada liberdade de expressão, observa-se que vem aumentando drasticamente o número de casos entre adolescentes que se identificam, ou estão no quadro depressivo. E qual o tamanho de seu impacto para a sociedade?. A partir de então, pensamos em como podemos cuidar da saúde mental, no caso a depressão como se cuida da aparência física e formarmos um panorama dos casos na Cidade de São José dos Campos, com levantamento de dados sobre estes índices fornecido pelo Hospital Francisca Júlia. OBJETIVO Analisar um panorama por amostragem de indivíduos que se enquadrem dentro dos sintomas de depressão na faixa etária entre 11- 19 anos no Município de São José dos Campos, com a proposta de conscientização, fornecendo ferramentas e informações sobre a ocorrência dos sintomas apresentados por indivíduos pertencentes a unidade escolar, para que seja convergida em multiplicadores na sociedade. Tendo como ferramenta um aplicativo (em desenvolvimento), contendo um questionário com dez questões diretas, com respostas entre sim ou não, que ao compilar as respostas, contabiliza os “sim” e irá apresentar uma sugestão de atividades que poderá ser realizadas pelo usuário. METODOLOGIA RESULTADOS Durante a realização do projeto na escola, com o total de 175 alunos. Verificamos que muitos alunos apresentam algum sinal de depressão, demonstrando a necessidade de elaboração e desenvolvimento de projetos que visam motivar, conscientizar e integrar alunos nessa faixa etária, evitando ou diminuindo a quantidade de alunos com depressão, implicando diretamente no impacto negativo que traz para a sociedade, com a sensação deixada de impotência perante essas situações que ainda não aprendemos a lidar, melhorando assim o rendimento e diminuindo o índice de internação e possível suicídio. Segundo publicação da ONU (Organização das Nações Unidas/nacoesunidas.org), em 10 de outubro de 2018, pela OMS (Organização Mundial da Saúde), dada como dia da “Saúde Mental”, diz que um em cada cinco adolescente sofre de depressão e ressaltou evidências científicas sobre os benefícios de investimentos em jovens com esses desafios. REFERÊNCIAS BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC SEF, 1998. 138 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf  ______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais. Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília/São José dos Campos: MEC/SEF/UNIVAP, 2001.  BIZZO, N.. Ciências: fácil ou difícil. São Paulo, Editora Ática, 1998.144p. CRESPO, A. A. Estatística Fácil. Ed. Saraiva. 2002. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários á Prática Educativa. Editora: Paz e Terra S /A.3º ed.1997 HORTENCIO, R. ET AL.(2017). Exercícios Físicos no Combate à Depressão: Percepção dos Profissionais de Psicologia. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conece/3conece/paper/viewFile/2475/969>acesso em 10/09/18.  LAURENT ET AL (1993). Depressao na infancia e adolescência. Disponível em: http://www.viversaude.com.br>acesso em 10/09/18.  BOARATI, M. A. (2011). Depressão na adolescência. Disponível em: http://www.viversaude.com.br>acesso em 10/09/18.  ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU) 2018. OMS: 1 em cada 5 adolescentes enfrenta problemas de saúde mental. Disponível em: https://nacoesunidas.org/oms-1-em-cada-5-adolescentes-enfrenta-problemas-de-saude-mental//> Acesso em: 5/10/18.  VARELLA, DRAUZIO. Depressão na Adolescência. Disponível em: <https://drauziovarella.com.br/drauzio/depressao-na-adolescencia/> Acesso em: 5/10/18. DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES Análise de gráficos e tabela Entrevista com profissional da área Questionário Aplicativo COLABORADORES