A Importância da Educação Continuada

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Transcrição da apresentação:

A Importância da Educação Continuada Profa. Aline Alves de Andrade

A Importância da Educação Continuada “A educação continuada dos recursos humanos merece atenção crescente, uma vez que há necessidade de preparar as pessoas para enfrentarem as mudanças e os novos desafios, conciliando as demandas de desenvolvimento de pessoal e grupal com a organização e a sociedade” (Castilho, 2000).

Conceitos de Educação Continuada “Conjunto de práticas educacionais planejadas no sentido de promover oportunidades de desenvolvimento do funcionário, com a finalidade de ajudá-lo a atuar mais efetiva e eficazmente na sua vida institucional” (Silva et al., 1989). “Processo que propicia ao indivíduo a aquisição de conhecimentos para que atinja sua capacitação profissional e desenvolvimento pessoal, considerando a realidade institucional e social” (Bezerra, 2003).

Objetivos da Educação Continuada Analisar e desenvolver competências individuais e coletivas, incentivando as pessoas ao autodesenvolvimento e conscientizando-as da própria responsabilidade pelo crescimento; Coordenar programas educacionais. Capacitar, pedagogicamente, outros profissionais para difusão do conhecimento, tais como agentes multiplicadores; Documentar ações para subsidiar reformulação da proposta assistencial e processo de trabalho; Ser agente de mudanças organizacionais.

Compromissos dos alunos e profissionais de Educação Continuada manterem-se integrados aos ambientes interno e externo (política); desenvolver suas próprias competências; implementar novas tecnologias de ensino.

A implantação do Processo de Educação Continuada Filosofia Política de Pessoal Promover estratégias para o desenvolvimento de pessoal Crença do valor da educação como instrumento de crescimento e desenvolvimento de pessoal Serviço de Educação Continuada Planejamento, organização e coordenação das atividades educacionais.

Estrutura Administrativa da Educação Continuada Área de Recursos Humanos da Instituição Órgão de staff

Áreas de atuação da Educação Continuada Recrutamento e Seleção Treinamento EC Avaliação de Desempenho Desenvolvimento

Recursos para Implantação do Serviço de Educação Continuada Físicos SEC Recursos Financeiros Recursos Humanos Recursos Materiais e Físicos

Estratégia de Ação de EC Agentes Multiplicadores Agentes Multiplicadores são os responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem dos integrantes da equipe de enfermagem do seu setor. Objetivos dos Agentes Multiplicadores buscar estratégias que favoreçam a troca de experiências e informações. estimular a motivação e a cooperação entre os membros da equipe.

EDUCAÇÃO “A educação é, basicamente, uma contínua reconstrução de nossa experiência pessoal”. Envolve aspectos pelos quais a pessoa adquire compreensão do mundo que a cerca, e a capacidade para melhor lidar com seus problemas. (Carvalho, Nascimento, 2000) CAPACITAÇÃO “A capacitação é o resultado do desenvolvimento teórico e prático de conhecimento e uma ferramenta que habilita o indivíduo à execução eficiente da atividade”. (Pereira Garcia, 1999)

Conceitos utilizados em Educação Continuada Treinamento Ação sistematizada de educação para a capacitação profissional. Educação que visa adaptar o homem a uma atuação sistemática. Desenvolvimento Educação que visa ampliar e aperfeiçoar o homem para o seu crescimento em determinada carreira ou em sua evolução pessoal. Curto prazo Médio e longo prazos

Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) Competências Organização Indivíduo Situação atual Situação desejada

Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Levantamento de necessidades -diagnóstico Elaboração do Programa Aprovação do programa Execução do programa Elaboração do relatório Avaliação do programa

Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Qual é a nossa situação? Diagnóstico Aonde queremos chegar? Objetivos Metodologia Como mediremos os resultados? Avaliação Quanto custará? Análise de recursos custo

Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Qual é a nossa situação? Levantamento de necessidades* Conhecimentos - Habilidades - Comportamentos Diagnóstico técnico - político - ético *Exigências X Desempenho

Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Qual é a nossa situação? Entrevistas Reuniões - grupo focal Questionários Jogos Sondagem de interesse Avaliação de desempenho - supervisão/observação Indicadores de qualidade Exames de conhecimento Incidentes críticos Movimentação de pessoal Alterações no método de trabalho Novos materiais ou processos de trabalho Avaliação de programas anteriores

Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Qual é a nossa situação? Dificuldades para o Levantamento de necessidades Resistência Receio de se expor Falta de supervisão Avaliação sem consistência Problemas no sistema de informação Meio incompatível com a finalidade

Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Qual é a nossa situação? Levantamento de necessidades Análise Atribuições Organização Comportamento Diagnóstico

Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Qual é a nossa situação? Diagnóstico Analisar as causas Problemas tratáveis por T&D

Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Aonde queremos chegar? Elaboração do programa Objetivos Público Alvo Recursos necessários Conteúdo Metodologia Avaliação Adesão do público Cronograma

Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Aonde queremos chegar? Instrucionais Organizacionais Objetivos - critérios Individuais População a ser atendida Público alvo Disponibilidade

Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Aonde queremos chegar? Conteúdo Metodologia Métodos vivenciais: jogos, dramatizações, dinâmica de grupo Educação a distância (e-learning), aulas expositivas. Conhecimentos por estudo: cursos, leitura dirigida, grupos de debates ... Habilidades por exercício: simulações, tarefas reais ... Comportamentos por decisão pessoal e feed-back

Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Aonde queremos chegar? Recursos necessários Recursos disponíveis X Humanos Materiais Físicos Financeiros Políticos Cronograma

Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Aonde queremos chegar? Aprovação Adesão do público Viabilidade política Legitimidade ético-política

Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Aonde queremos chegar? Execução Implementação Avaliação

Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Como mediremos os resultados? Objetivos propostos X Resultados alcançados Programa Avaliação Resultados Avaliação do custo benefício

Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Como mediremos os resultados? Avaliação do programa Pertinência do conteúdo Adequação das estratégias de ensino Adequação dos recursos utilizados Avaliação dos resultados Curto prazo - avaliação de reação; prova de conhecimento antes e após o desenvolvimento dos programas Médio prazo - mudança de comportamento: supervisão, indicadores de qualidade, avaliação de desempenho, ...

Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Como mediremos os resultados? Análise dos dados Avaliação Diagnóstico

Educação Continuada Educação Continuada não é apenas uma função, é integrante da cadeia de valores da organização.

Educação Continuada Realizar uma educação continuada fundamentada na compreensão das necessidades e competências a serem desenvolvidas, na adequada aplicação dos métodos disponíveis, na conscientização e manutenção do interesse pelo aprendizado. Estratégia Organização Política de Recursos Humanos Estratégia Educação Continuada